Jardim de ondas

Jardim de ondas

0

Com o lançamento de sua nova piscina de ondas artificiais, a Instant Sport, empresa que controla a Wavegarden, na Espanha, apresenta a tecnologia que promete ser capaz de produzir ondas maiores e mais potentes que sua antecessora. 

“Surfei por três horas e peguei cerca de 300 ondas”, disse o francês Jeremy Flores. “Você pode gerar bastante velocidade e fazer diversas manobras”, avisou o sul-africano Craig Anderson. “É divertido para todo mundo. Se você não surfa, pode aprender aqui”, decretou o brasileiro Gabriel Medina. As estrelas do surf mundial estão falando da mais quente notícia da companhia Instant Sport, que controla a Wavegarden – uma das mais famosas fábricas de ondas artificiais do planeta.

A empresa anunciou no mês passado a construção de uma nova lagoa com ondas mais longas, mais tubulares e mais potentes, já testadas pelos profissionais. A novidade, intitulada Wavegarden 2.0, está instalada na região de Zarautz, no País Basco, Espanha (assim como a primeira versão do projeto, de 2011), e agora produz tubos tanto para a esquerda quanto para a direita por até 220 metros de extensão. Haja pernas. É a mais longa onda artificial do mundo.

Depois de testada em programas de simulação, a tecnologia utilizada na piscina do País Basco mostrou-se perfeitamente capaz de gerar ondas de qualquer tamanho e potência, garantem seus criadores. Só é preciso uma lagoa maior: as ondas podem ser mais altas e longas se o tamanho da lagoa seguir essa proporção. A diversão, no entanto, não está aberta ao público. “Nós não gerenciamos as piscinas de ondas, apenas as fabricamos e testamos a tecnologia para, depois, vendê-las a nossos clientes”, esclareceu Felip Verger, da Wavegarden.

A empresa informou que foram firmados acordos para a construção de novas piscinas pelo mundo. Nos próximos anos, há planos para inaugurar cinco ondas artificiais na Austrália e 25 nos Estados Unidos, além de outras espalhadas pela Europa e Oriente Médio. A Wavegarden ainda não planeja construir uma piscina em território brasileiro, mas se depender do sucesso, não vai demorar. Veja a reportagem completa sobre a Wavegarden 2.0 na edição de julho da revista FLUIR. 

Confira abaixo o vídeo de lançamento da nova Wavegarden 2.0.