Capixaba de Bodyboard

Gabriel Castelan é campeão

Gabriel Castelan vence principal categoria da primeira etapa do circuito capixaba de bodyboard, disputada na Barra do Jucu, Vila Velha (ES).

0

No último final de semana rolou a primeira etapa do circuito capixaba de bodyboard 2024, nas ondas do Coral do Meio, próximo à Barra do Jucu, Vila Velha (ES). A escolha do lugar possibilitou os atletas a terem um repertório de manobras modernas e progressivas. O atleta Gabriel Castelan foi o grande campeão na Profissional, principal categoria do evento.

Logo na primeira bateria, o atual campeão, Lucas Nogueira, caiu para o carioca Lúcio Santana, abrindo espaço para novas disputas. A experiência falou mais alto, com dois veteranos com vitórias e títulos nacionais dominando a final. Leonardo Costa, tricampeão brasileiro, retornou às competições e chegou à final contra Gabriel Castelan, bicampeão estadual e vencedor da etapa do Brasileiro em Regência (ES).

Na última bateria do dia, Castelan se destacou, pegando suas 10 ondas permitidas e as duas melhores na parte final, onde somou 11.35 pontos. Apesar do cansaço das quatro baterias do dia, Leo Costa deu o melhor, mas não foi suficiente para superar Castelan, que se sagrou campeão.

Na Sub 18, Miguel Bedran conquistou seu primeiro campeonato em uma categoria acima da sua. Com um surfe moderno e manobras de alto grau de dificuldade, Bedran virou a bateria na reta final com sua melhor onda, emocionando a praia e garantindo a vitória com uma diferença de 0.75 pontos. Daniel Turial ficou em segundo e o indígena Nicollas Raich em terceiro.

Na Sub 16, Gabriel Ramalhete venceu por pouco Giliardson Costa, com um total de 12.35 pontos, após pegar sua melhor onda logo no começo e somar um 5.85.

Na Master, Elwes Vieira, que já havia conquistado a Legend no sábado (4), confirmou o favoritismo e venceu a categoria, mesmo sentindo o desgaste das competições nos dois dias. A diferença para o segundo colocado, Léo Moreira, foi de apenas 0.1, decidida em um detalhe pelos cinco juízes.

Na categoria Iniciantes, Matheus Rodrigues conquistou seu primeiro título, superando Lucas Schwartz, que apesar de ter a maior média da bateria, não conseguiu acompanhar o ritmo do campeão.

Na categoria Open Feminino uma novidade e um enredo. A experiência da unificação das categorias Master e Open. O enredo de possibilitar que a final tivesse, entre as quatro finalistas, Mãe e filha. Marilene Berundio, a Mãe, optou por uma estratégia diferente da filha, Maria Alice, e se manteve na liderança desde as primeiras ondas. Garantindo o primeiro lugar somando 6,5, uma das maiores médias do evento e uma média 5. Colocando pontuação suficiente para não ser ameaçada pela filha e pela master Elisângela Fragoso, que ficou em segundo lugar.

Na categoria Open Feminino, uma novidade e um enredo marcante se desenrolaram: a experiência da unificação das categorias Master e Open. Esse formato proporcionou um cenário inédito, onde a final poderia ter mãe e filha entre as quatro finalistas. Marilene Berundio, a mãe, optou por uma estratégia diferente da filha, Maria Alice, e se manteve na liderança desde as primeiras ondas. Sua performance consistente a rendeu o primeiro lugar, com uma pontuação total de 6.5, uma das maiores médias do evento. Essa pontuação foi suficiente para garantir a vitória, mesmo diante da forte concorrência da filha e da master Elisângela Fragoso, que conquistou o segundo lugar.

Luan Alves, atual campeão brasileiro da modalidade e local do pico, dominou a categoria PCD com uma ótima escolha de ondas, garantindo mais uma vitória em sua brilhante carreira.

Na Open Masculino, Morony Chaves travou uma disputa acirrada até os minutos finais contra João Paulo, do bairro Boa Vista em Vila Velha. Morony somou ondas de 6.5 e 4.75, o suficiente para ficar 0.35 pontos à frente de João Paulo e sair líder do ranking na disputa do Título Estadual de 2024.

Resultados

Profissional Masculino
1 Gabriel Castelan
2 Leo Costa
3 Gabriel Andrade
3 Lucio Santana

Open Feminino
1 Marilene Berundio
2 Elisângela Fragoso
3 Gabriela
4 Maria Alice

Open Masculino
1 Morony Chaves
2 João Paulo
3 Matheus Rodrigues
4 Angelo Farich

Sub 18
1 Miguel Bedran
2 Daniel Turial
3 Nicollas Raich
3 Lucas Fernandes

Sub 16
1 Gabriel Ramalhete
2 Giliardson Costa
3 Daniel Turial
4 Leonardo Silva

Iniciante
1 Matheus Rodrigues
2 Lucas Schwartz
3 Pedro Stefanon
4 Everton Ferreira

Master Masculino
1 Elwes Vieira
2 Leonardo Moreira
3 Dudu Bactéria
3 Henrique Andrade

Legend Masculino
1 Elwes Vieira
2 Christian Rosa
3 Charles Nunes
4 Marcelo Miranda

PCD
1 Luan Alves
2 Moises Serafim
3 Icaro Nunes
4 Renata Bazone