Previsão das Ondas

Ciclone faz pressão

Ondas de 2,5 a 3 metros devem quebrar nas regiões sul e sudeste do Brasil. Neste domingo, direção vira para sul / sudeste e teremos mar com ondas grandes.

0
Imagem infravermelha desta sexta-feira 22:40 UTM dó satélite GOES (INPE/CPTEC/NOAA www.mapsat.br) mostra um ciclone subtropical se formando na altura de 30°S, formando uma pista de geração de ondas de Sul, ondas atingem altura significativa de 2,5-3 metros na série, para sábado das praias de região Sul e Sudeste. Domingo vira para S-SE e se 2-2,5 metros a altura significativa (Fonte: MAPSAT).

Ciclone subtropical em formação na latitude de 30°S vai colocar mais pressão na ondulação de Sul gerada pelo ciclone na região das Ilhas Sanduiche e Geórgia do Sul.

Assim a ressaca e ondas de 2-5 3 metros são previstas para as regiões sul e sudeste do Brasil. Domingo, a direção vira para Sul/Sudeste e teremos o mar em condições bem melhores para um surfe de ondas grandes.

Previsão de ciclone do GFS mostra a baixa pressão mais ao sul na carta de pressão atmosférica ao nível do mar; a segunda carta mostra a corrente jato em 200 hPa. A as linhas de vento no sentido meridional de Sul para Norte (Fonte: www.wxmaps.org)

Previsão das Ondas

Região Sul: Grande ondulação com ciclone subtropical em 30°S, ondas de sul virando para sudeste, no domingo e segunda. Altura significativa entre 2-3 metros no sábado e domingo.

Nas praias do Rio Grande do Sul, Praia da Cal, e a Barrinha de Imbé, as Platôs e São José do Norte, o problema é a corrente. Em Santa Catarina, Campeche, Barra da Lagoa, Brava, Santinho, Guarda, Silveira, Ferrugem, Rosa e Vila

Região Sudeste: Zona de geração ao norte do Rio da Prata significa elevação rápida do mar com bastante influência de sul e ressaca. A influência do escoamento atmosférico meridional predominou (observem as linhas da corrente de jato em 200 hPa).

Ondulação chega na sexta-sábado com mais pressão do ciclone subtropical. A frente fria se organizou na região sudeste, e deve chover bastante. Fim de semana com ondas grande, vento de sudoeste, sul, e de sul sudeste no domingo. Altura significativa pode passar dos 3 metros no sábado e fica com 2,5 até segunda, enquanto a direção vira para sudeste.

Região Nordeste: Ondulação de sudeste 1,5-2 gerada pelo anticiclone, e depois ondulação de sul e sudeste do ciclone subtropical a partir de domingo. A altura pode chegar a 3 metros e quebrar algumas lajes de coral mais afastadas. Sul da Bahia, região de Abrolhos terá uma excelente condição no domingo.

Heitor Tozzi
Oceanógrafo e Mestre em Estudos Costeiros, trabalha com morfodinâmica de praias e impacto de tempestades na costa desde 1991, quando fez parte do 1º grupo de Sentinelas do Mar (Watching Waves in Brazil). Como pesquisador já embarcou em navios de Norte a Sul do Brasil, Golfo do México, Angola e Indonésia. Velejador e surfista nas horas vagas, atualmente é pesquisador do doutorado em Meteorologia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde estuda os processos de Interação Oceano-Atmosfera para geração dos Ciclones.