Noruega

Dia histórico no Ártico

Noruega recebe boa ondulação e proporciona dia épico de surfe no Ártico.

0

Você sabia que o Ártico também proporciona boas ondas? As tempestades que se estendem pelo Atlântico Norte (como a que atingiu Nazaré nos últimos dias) podem frequentemente se encaixar sobre a Escócia, e ganham pressão, trazendo ondas sólidas para a Noruega. Como na última segunda-feira (13), quando a galera local pôde aproveitar condições espetaculares.

Este clipe foi filmado por Mats Slaastad Birkelund em temperaturas congelantes e apresenta Joel Stevenson (irmão do shaper JS), que se mudou para lá alguns anos atrás, começando a Infusion Surfboards. Mas o que começou como um olhar de preocupação para a tempestade, se tornou um dia inesquecível.

“Este acabou sendo um dos melhores e maiores dias que já vi por aqui, em meus três anos e meio de vida no Ártico”, disse o especialista das lentes Mats Slaastad Birkelund. “Temos grandes ondas todo inverno, mas o vento costuma ser um problema. Também ventou um pouco nesta sessão, mas não tão ruim quanto poderia ter sido. Honestamente, não sabíamos realmente o que esperar”.

“A previsão parecia muito boa no início, com vento perfeito e tudo. Mas um swell de 13,5 pés a 18 segundos é tão raro aqui, pelo menos esse período longo, então esperávamos que caísse um pouco. Além disso, no último grande swell aqui em setembro, ficou tudo meio mexido e estranho. É um pointbreak de pedregulho, e só funciona quando está grande”.

“Dirigimos até lá com muita névoa pela manhã”, acrescenta. “O sol não aparece nesta época do ano. Noite polar. Mas temos luz do dia das 10h às 14h. As séries ficaram maiores  ao longo da sessão, e os caras começaram a quebrar. Uma prancha quebrada e uma guia quebrada. O ar estava a cerca de 0ºC e a água a 5ºC.”

“Você precisa de uma roupa de neoprene 6/5 mm, botas de 7 mm e luvas de 7 mm apenas para passar pela sessão. Mesmo assim, insano”, conta Mats.

Fonte MagicSeaweed.