Massa polar

SC tem chuva congelada

Segundo instituto, é a primeira vez que este tipo de fenômeno é registrado no país durante o mês de novembro.

0
Santa Catarina

Em plena primavera, um acontecimento raro foi registrado na manhã de hoje (1) no município de São Joaquim, no estado de Santa Catarina. Por volta das 7h da manhã, o povo da cidade foi surpreendido por uma chuva congelada. Este tipo de precipitação cai em estado líquido, mas congela ao entrar em contato com a superfície.

Segundo o Climatempo, é a primeira vez que este tipo de fenômeno é registrado no país durante o mês de novembro.

A expectativa para Santa Catarina é que a neve volte a aparecer no estado novamente, por conta da aproximação de uma massa polar, que explica essa queda na temperatura fora de época, durante a primavera.

“Faz muito frio no Sul do Brasil nesta terça-feira e tem uma pequena chance de nevar nas áreas de maior altitude da serra catarinense”, apontou a empresa de serviços meteorológicos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também reforça o alerta.

Essa massa tem relação com o resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico, conhecido como La Niña. A porção leste das regiões Sul e Sudeste podem sentir o efeito do fenômeno ao longo dos próximos dias.

Não é a primeira vez que São Joaquim chama a atenção por eventos climáticos. A cidade tem o costume de registrar temperaturas baixíssimas ao longo do ano, além de chuvas congeladas e geadas. Em agosto, o município teve a menor temperatura do ano em todo o país, quando os termômetros chegaram a marcar -7,6ºC.

Fonte IG