Bombinhas e Penha

Praias de SC perdem Bandeira Azul

Praias de Mariscal, em Bombinhas, e da Saudade, em Penha, não cumprem critérios de qualidade da premiação e perdem o selo Bandeira Azul.

0
Praia de Mariscal, Bombinas (SC), perdeu o título.Alan Manoel Silva
Praia de Mariscal, Bombinas (SC), perdeu o título.

Duas praias do Litoral Norte de Santa Catarina perderam o título de Bandeira Azul, certificação internacional que reconhece qualidade ambiental da praia e também do mar. Segundo a instituição responsável, as praias de Mariscal, em Bombinhas, e da Saudade, em Penha, não cumpriram com os critérios de qualidade da premiação.

Conforme o projeto, as duas prefeituras tentaram resolver os problemas para tentar reverter a perda da certificação, mas não conseguiram até o prazo final de hasteamento da bandeira.

Problema na qualidade

De acordo com o projeto, o que motivou a perda da certificação em Penha foi a forte ressaca que destruiu parte da orla no início de dezembro. Já no caso de Bombinhas, desde 5 de dezembro de 2022 as análises do Instituto do Meio Ambiente (IMA) apontam que o local não está próprio pra banho.

Em ambas as situações, as prefeituras afirmam que as chuvas que atingiram o Estado no fim de 2022 é que danificaram a estrutura e qualidade das praias. Em pelo menos dois episódios nove pessoas morreram por conta do mau tempo. Também houve alagamentos, deslizamentos, enxurradas e outros estragos em várias cidades do Estado.

Segundo a presidente da entidade, Leana Bernardi, Bombinhas e Penha devem resolver os problemas ao longo do ano e tentar o concorrer ao prêmio novamente na próxima temporada.

“A gente faz a avaliação junto com o gestor público municipal sobre a possibilidade de resolver o problema. Se não for resolvido em um tempo curto [10 dias], então a temporada é encerrada e o município deve trabalhar para resolver todas as questões e concorrer novamente no próximo ano”, explica.

Em outubro do ano passado, o Programa Bandeira Azul anunciou que Santa Catarina teria 18 das 29 das praias brasileiras premiadas com o certificado. Com a retirada, outras 16 praias do Estado que seguiram as práticas de qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança seguem com a certificação.

Fonte G1