Guarda do Embaú

Soluções para o esgoto

Série de oficinas aponta soluções para o tratamento do esgoto na Guarda do Embaú (SC).

0
Iniciativa partiu do Comitê Gestor Local da nona Reserva Mundial de Surf (RMS).

Em processo de forte mobilização social, a comunidade da Guarda do Embaú, Palhoça (SC), finalizou no dia 2 de abril a série de três oficinas para a “construção coletiva de uma solução para o esgoto da localidade”.

Os encontros foram uma iniciativa do Comitê Gestor Local da nona Reserva Mundial de Surf (RMS) – a primeira do Brasil, e coordenado pelo engenheiro sanitarista Lucas Arruda, que voluntariamente se propôs a apoiar a causa.

Como resultado final, as oficinas apontaram para um tratamento coletivo descentralizado (uma estação somente pra comunidade da Guarda do Embaú), com tratamento combinando tecnologias com eficiência necessária para as restrições ambientais do local, com destaque para sistemas compactos e sistemas de raízes (wetlands) e à disposição final através de infiltração no solo com uma perspectiva de reuso futuro dessa água tratada.

Para o engenheiro Lucas, ao finalizar o processo, foi possível perceber “uma comunidade empoderada e esclarecida sobre saneamento básico e as restrições ambientais de sua região;  uma mobilização forte para que o tratamento de esgoto saia do papel imediatamente e opiniões convergentes para que a tecnologia adotada seja eficiente, moderna e proteja efetivamente o Rio da Madre e a zona costeira.”

Para o presidente do Comitê Executivo da RMS Guarda do Embaú, Marcos Aurélio Gungel, o Kito, a conclusão desta etapa merece ser comemorada. “Agora formamos uma comissão e continuaremos atentos e mobilizados, pois uma nova etapa de projeto e obra (de responsabilidade da prefeitura, que acompanhou as oficinas) se inicia, e pretendemos acompanhar de perto. Antes, porém, aguardamos a Audiência Pública a ser chamada pela Prefeitura de Palhoça, que irá avalizar nossas oficinas”, destaca Kito.

As oficinas tiveram o apoio das Associações de Surf, Comunitária, Comercial e Empresarial, Pescadores, Barraqueiros, Canoeiros, Paróquia, Grupo de Mães, App.Escola Profa. Olga Cerino, Conselho Municipal de Turismo de Palhoça, Samae, Fcam, Instituto Meio Ambiente (IMA) e Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, ICMBIO/Apa da Baleia Franca, SOS Rio da Madre, Instituto Arquitetos do Brasil/SC, OAB/Palhoça, Conselho Segurança Entorno Costeiro, Shopping Cópias, Lorena Bettio Arte Gráfica, QMC Saneamento e Supermercado Santos.