Power Trip

Paulada do Texas

Confira trajetória pesada e trágica do grupo Power Trip, pedrada nervosa de Dallas, EUA.

0

Power Trip é uma banda americana de crossover thrash formada em Dallas, Texas, em 2008. Em 2020, a formação do Power Trip consistia em Riley Gale (vocal principal), Blake Ibanez (guitarra solo), Nick Stewart (guitarra base), Chris Whetzel (baixo ) e Chris Ulsh (bateria), este último substituiu o baterista Marcus Johnson, que saiu em 2009.

Por sugestão do baterista Spaguetti, da banda Homeless, ex-integrante do punk hardcore Ratos de Porão, mergulhamos na história do Power Trip.

Seu atual vocalista é Seth Gilmore, que substituiu Gale em 2023, mais de três anos após a morte deste último. Eles lançaram dois álbuns de estúdio até o momento, Manifest Decimation (2013) e Nightmare Logic (2017), além de uma compilação incluindo suas primeiras faixas e um álbum ao vivo.

Power Trip foi uma das bandas de thrash metal de maior sucesso da década de 2010, com Nightmare Logic entrando nas paradas da Billboard, e recebendo vários elogios de publicações. Uma versão ao vivo da música Executioner’s Tax (Swing of the Axe) recebeu indicação ao Grammy de Melhor Performance de Metal.

História

Em 2013, a banda assinou com o selo Southern Lord Records e lançou seu primeiro álbum de estúdio, Manifest Decimation. Seu segundo álbum, Nightmare Logic, foi lançado em 2017 e aclamado pela crítica.

O jornal inglês The Guardian mencionou que as letras do vocalista Riley Gale em Nightmare Logic eram sobre “desigualdade social e ativismo”. Ele descreveu Nightmare Logic como “lidar com esse pesadelo acordado, as coisas parecem tão surreais que são inacreditáveis… tentando encontrar o otimismo e uma força motivadora e percebendo que 99% de nós temos mais em comum do que pensamos”.

O sucesso de Nightmare Logic, além de dividir o palco com nomes como Ozzy Osbourne, Anthrax, Exodus, Testament, D.R.I., Suicidal Tendencies, Napalm Death, Lamb of God, Hatebreed, Five Finger Death Punch, Opeth, Danzig e Obituary, ajudou Power Trip a se tornar uma das bandas de thrash metal mais populares da década de 2010.

Em 2018, o álbum Opening Fire: 2008–2014 foi lançado como forma de compilar suas faixas extras. No final de 2019, Power Trip anunciou que estava trabalhando em seu terceiro álbum.

O vocalista Riley Gale morreu em 24 de agosto de 2020, aos 34 anos. Sua morte foi anunciada pela banda no dia seguinte. Em maio de 2021, foi relatado que a causa oficial da morte foi determinada pelo médico legista do condado de Dallas como uma overdose acidental dos “efeitos tóxicos” do fentanil.

O relatório também afirmou que Gale, que supostamente tinha um histórico de depressão e abuso de drogas, foi encontrado “sem resposta no chão de casa” e a única outra substância encontrada em seu sistema foi a maconha.

No momento da morte de Gale, Power Trip estava programado para uma turnê europeia com Lamb of God e Kreator, que estava originalmente agendada para acontecer na primavera de 2020, antes que a pandemia de COVID-19 resultasse no adiamento da turnê para mais tarde. Em 2021 e novamente até o final de 2022 a banda acabou sendo substituída por Thy Art Is Murder e Gatecreeper.

Em entrevista de março de 2021 ao Los Angeles Times, os membros sobreviventes do Power Trip afirmaram que não têm certeza sobre o futuro da banda, mas não descartaram a possibilidade de continuar na memória de Gale. O guitarrista principal Blake Ibanez comentou: “Queremos continuar a tocar música juntos; só não temos certeza de como será neste momento.”

Em 1º de dezembro de 2023, os membros sobreviventes do Power Trip fizeram um show surpresa secreto no The Mohawk em Austin, Texas, com Seth Gilmore, do Fugitive, nos vocais. Em 20 de fevereiro de 2024, a banda anunciou que faria vários shows em 2024, começando com o No Values Festival em junho, com Gilmore retornando nos vocais.

Estilo musical e influências

Seu som foi descrito pelos críticos como thrash metal e hardcore punk, bem como simplesmente crossover thrash. Gale citou a importância dos riffs de guitarra e das canções pop: “Algumas das bandas favoritas de Blake [Ibanez] são Killing Joke, Stone Roses, Siouxsie and the Banshees, the Wipers”.

Gale disse que trabalhou duro para fazer letras concisas: “cada palavra se relaciona com a frase, e como a frase se relaciona com o verso. Certificando-se de que tudo está conectado e que não haja uma sílaba desperdiçada.”

“Tento escrever algo que seja cativante para que as pessoas possam cantar sem pensar. Escrevo sobre as frustrações com o que vejo. O site AllMusic escreveu que a música do Power Trip alcançou fãs de “punk hardcore e da música extrema”.

Fonte Wikepedia