Peter Cole

Adeus ao pioneiro

Pioneiro do surfe em ondas grandes na Califórnia e Havaí, Peter Cole nos deixa aos 91 anos.

0

O legend Peter Cole faleceu na manhã do último sábado (5), aos 91 anos, enquanto dormia em sua casa no North Shore de Oahu, Havaí. A causa da morte foi um problema cardíaco, que agravou-se nos últimos meses.

Descrito como gentil e de fala mansa, o surfista estava em paz e cercado pela sua família em seus últimos dias. “Todos nós nos sentimos tão sortudos por compartilhar esta fase final de nossas vidas com ele”, disse seu filho, Pete Cole Jr. “Quando ele teve seu último momento de consciência e energia na noite de quinta-feira, ficamos maravilhados com seu charme gracioso e bom humor. Ele acenou com a cabeça para algumas de suas músicas favoritas”.

Cole nasceu na Califórnia e foi um dos pioneiros do surfe nos Estados Unidos. Desbravou as ondas de Steamer Lame, e junto com amigos modernizou a tradição havaiana das ondas grandes no final dos anos 50 e início dos anos 60.

Se mudou para Honolulu (Havaí) em 1958, onde firmou-se como um dos surfistas mais corajosos de sua geração. Ganhou em 1958 o Makaha International, um dos campeonatos mais importantes da época.

Também ensinou matemática na Punahou School, onde seus alunos incluíam os futuros campeões Gerry Lopez e Jeff Huckman. Recebeu título de Mestre em Informática pela Universidade do Havaí em 1971 e trabalhou como analista de pesquisa operacional para o Serviço Civil Naval.

Em 1972, Cole colidiu com sua prancha e ficou cego do olho direito, mas continuava sendo reconhecido como um dos surfistas mais corajosos do esporte. Dominava as direitas de Sunset, e era conhecido por esperar e conseguir a maior onda da série.

Surfou até idade avançada e foi introduzido no Hawaii Waterman Hall of Fame em 2011. Também foi um dedicado conservacionista dos oceanos e membro de longa data da Surfrider Foundation.

Carreira nos filmes

Cole apareceu em diversos filmes de surfe, incluindo “Surf Safari” (1959), “Barefoot Adventure” (1960), “Cavalcade of Surf” (1962) e o documentário “Surfing for Life” (1999).

“Ele era quem queríamos ser, não apenas como surfista, mas como pessoa”, escreveu Matt Warshaw, da Encyclopedia of Surfing.

“Tive muita sorte”, disse seu filho Peter Cole, um artista. “É impossível imaginar um pai mais solidário e amoroso.

O Waves presta reverências e agradecimento ao legado de Peter Cole.