Fundador da Vans

RIP, Paul Van Doren

Um dos fundadores da marca Vans, Paul Van Doren falece aos 90 anos na Califórnia (EUA).

0
Paul Van Doren gostava de dizer que construiu uma empresa de pessoas, não de calçados.Reprodução / Instagram
Paul Van Doren gostava de dizer que construiu uma empresa de pessoas, não de calçados.

Poucos dias depois de publicar a sua autobiografia, Paul Van Doren, um dos fundadores da marca californiana Vans, morreu na última quinta-feira (6), aos 90 anos.

Nascido em Randolph, Massachusetts, na época da Grande Depressão, Van Doren mudou-se para o estado da Califórnia na década de 1960, onde presenciou a explosão da cultura do skate e do surfe.

Ao lado do irmão Jim, e de seus sócios Gordon Lee e Serge Delia, ele criou a famosa companhia de streetwear em 1966, na cidade de Anaheim.

“É com pesar que a Vans anuncia o falecimento do nosso cofundador, Paul Van Doren. Paul não era apenas um empreendedor; ele foi um inovador”, afirmou a representação da marca no Brasil, em comunicado oficial.

Uma das primeiras lojas de varejo autônomas da Vans, em Los Angeles, nos anos 1960.Divulgação / Vans
Uma das primeiras lojas de varejo autônomas da Vans, em Los Angeles, nos anos 1960.

No ano de 1966, em Anaheim, os visionários empreendedores abriram a primeira loja da Vans, com o nome de The Van Doren Rubber Company. A empresa fabricava sapatos e os vendia diretamente ao público. Na época, o preço destes calçados simples de lona, com sola de borracha, variavam entre US$ 2,29 a US$ 4,49.

“A Van Doren Rubber Company foi o ponto mais alto de uma vida inteira de experimentação e trabalho duro na indústria de calçados. As tentativas mais ousadas de Paul em design de produto, modelo de distribuição e marketing, junto com o seu talento para números e eficiência, transformaram uma empresa familiar de tênis numa marca reconhecida globalmente. Enviamos o nosso amor e a nossa força à família Van Doren e aos incontáveis membros da Família Vans que trouxeram o legado de Paul à vida. Obrigado por tudo, Paul. Você deixará saudades”, completa a empresa.

Muito querido pelos seus funcionários, Van Doren gostava de dizer que estava construindo uma empresa de pessoas, não uma empresa de calçados.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por vans (@vans)

No verão de 1964, antes de fundar a Vans e em um esforço para aumentar o conhecimento da marca Randy’s, onde trabalhava, Paul montou um estande no US Open of Surfing.

Enquanto estava lá, ele conheceu o lendário havaiano Duke Kahanamoku. Paul admirou a sua camisa aloha e ofereceu-se para fazer para ele um par de tênis combinando. Quando Duke ganhou seus sapatos, a marca obteve o seu primeiro gostinho de reconhecimento da comunidade do surfe.

Nos anos seguintes, já com a Vans, os skatistas se tornaram a principal tribo da marca. Eles gostavam dos calçados porque podiam sentir o shape sob seus pés e as solas de borracha eram boas o suficiente para durar bastante tempo. E se o sapato do pé dominante se desgastasse mais rápido, a Vans lhes venderia um modelo único substituto.

Vendo o potencial de colaboração com seus clientes, Paul convidou os notórios Z-Boys Stacy Peralta e Tony Alva para falar sobre design de calçados e oferecer alguns tênis grátis, eventualmente formando a primeira equipe de skate da Vans. Posteriormente, esse time também foi ampliado para o surfe e BMX, sempre apoiando grandes atletas.

Em entrevista ao site Sneakersbr, em março de 2016, quando perguntado sobre o significado do “Espírito Van Doren” (termo ainda utilizado na Vans para definir o caráter e dedicação em uma determinada atividade), Paul respondeu o seguinte:

“Significa tudo para mim. O ‘Espírito Van Doren’ é o que fez essa empresa. Nós tínhamos pessoas boas fazendo a Vans acontecer no passado e temos pessoas boas fazendo isso hoje, a Vans é uma marca que abraça e acredita nas pessoas.”