Nissan Surf-Out

Eletricidade em movimento

Nissan Surf-Out Concept traz a visão de uma pick-up totalmente elétrica, com grande desempenho off-road.

0
Nissan Surf-Out Concept, novo carro elétrico da montadora japonesa.

A Nissan encontra-se imersa em um ambicioso processo de eletrificação e a transição para a mobilidade totalmente elétrica está em marcha. A marca japonesa realizou um importante evento onde apresentou a visão Ambition 2030, um importante roteiro através do qual a empresa quer acelerar seus planos de eletrificação. Tudo isso com o ano de 2030 como meta final.

Um dos pilares sobre os quais se sustenta a visão Ambition 2030 da Nissan é uma grande ofensiva de produto. Em um curto espaço de tempo será introduzida uma grande quantidade de novos modelos. Mais da metade será de veículos totalmente elétricos. Além disso, e para acompanhar a apresentação desta particular visão, foram revelados quatro modelos conceituais que representam perfeitamente o roteiro que foi estabelecido.

A Nissan é considerada uma pioneira da mobilidade elétrica de massas. O Nissan LEAF é atualmente um ícone da eletrificação e do compromisso da empresa com esta tecnologia. Ao colocar a eletrificação no centro da estratégia no longo prazo da empresa, a visão Ambition 2030 destaca um investimento milionário durante a próxima meia década para materializar uma ofensiva de produto.

Com base na demanda do mercado, a Nissan apresentará 23 novos modelos eletrificados, entre os quais se incluem 15 novos carros elétricos. São novos modelos que irão surgindo até o próximo ano fiscal de 2030. Nissan e Infiniti estão decididas que 50% de suas vendas mundiais corresponderão a veículos eletrificados.

Ao longo dos próximos 5 anos verão a luz 20 novos modelos entre os quais se incluem modelos 100% elétricos e veículos com tecnologia e-Power. Uma tecnologia que em breve aterrissará na Europa com o novo Nissan Qashqai. No caso concreto da Europa, para o ano fiscal de 2026 a empresa prevê que 75% de suas vendas provenham de veículos eletrificados. Essa porcentagem será de 55% no Japão e 40% na China. Nos Estados Unidos, a meta estabelecida é que 40% das vendas sejam de modelos 100% elétricos para o ano fiscal 2030.

No âmbito da apresentação da visão Ambition 2030 foram apresentados um total de quatro modelos conceituais nos quais se refletem algumas das chaves do roteiro que foi colocado em marcha.

Estas são as chaves e características principais de cada um destes novos modelos conceituais:

Nissan Chill-Out Concept: É um veículo elétrico no qual foi refletida uma nova forma de entender a mobilidade. Tem um design elegante e moderno. Está dotado com um amplo equipamento tecnológico. Foi construído sobre a plataforma CMF-EV e dispõe de tração e-4ORCE.

Nissan Hang-Out Concept: Através deste modelo conceitual se pretende alcançar novos marcos em distribuição interior. Permite desfrutar de novas experiências a bordo. Equipa confortáveis bancos, uma avançada tecnologia de condução autônoma e sistema e-4ORCE.

Nissan Max-Out Concept: Estamos diante de um modelo conceitual conversível que tem como objetivo oferecer uma experiência de condução. A Nissan destaca seu comportamento dinâmico. Seu interior, de dois lugares, é muito confortável. Além de um peso realmente leve, conta com um centro de gravidade baixo e o sistema e-4ORCE avançado.

Nissan Surf-Out Concept: Mostra a visão de uma pick-up totalmente elétrica, com um grande desempenho off-road, um importante espaço de carga e uma avançada tecnologia em termos de conectividade e inclusive de condução autônoma. Assim como os concept cars destacados previamente, também dispõe do sistema e-4ORCE em uma versão avançada.

Outro dos pilares sobre os quais se sustenta o plano estratégico da Nissan são as baterias de carros elétricos. A Nissan continuará evoluindo e melhorando as baterias de íons de lítio, ao mesmo tempo que introduzirá suas baterias sem cobalto no ano fiscal de 2028. Um tipo de bateria que permite reduzir o custo em até 65%.

A chegada das baterias em estado sólido patenteadas pela Nissan está agendada também para o ano fiscal de 2028. Este tipo de baterias será determinante para expandir ainda mais a carteira de veículos elétricos da Nissan. As baterias em estado sólido reduzirão os tempos de carga ao mesmo tempo que serão reduzidos os custos de fabricação e, portanto, ajudará a tornar mais acessíveis os carros elétricos. Serão determinantes para alcançar a paridade de custos entre os veículos elétricos e a gasolina.

Também foi estabelecida a premissa de aumentar a capacidade de fornecimento e produção global de baterias até alcançar os 130 GWh anuais. A isso é preciso somar as novas instalações de recondicionamento de baterias que serão construídas fora do Japão. São instalações que serão colocadas em marcha tanto na Europa como nos Estados Unidos.

Por último, embora não menos importante, a Nissan seguirá desenvolvendo sua tecnologia ProPilot para que todos os seus novos modelos alcancem novos níveis de condução autônoma.

Fonte Planet CarsZ