Uruguay Festival

Longboarders invadem a América

Uruguay Longboard Festival, disputado em Punta del Este, começa com mais de 50 participantes de oito países. Brasil segue no páreo.

0
Peruana Maria Fernanda Reyes vence primeira bateria feminina no Uruguai.Juan Pablo Malcon
Peruana Maria Fernanda Reyes vence primeira bateria feminina no Uruguai.

Mais de 50 longboarders de oito países prestigiaram a estreia do Uruguay Longboard Festival no calendário da WSL. Todos os 39 participantes da categoria masculina e as 13 da feminina já competiram nas boas ondas da última quarta-feira (21) na Playa Bikini, em Punta del Este.

As quartas de final do feminino foram definidas no primeiro dia e rolaram duas fases do masculino, que apontaram os 16 que seguem na disputa do título do evento que abre o Circuito Sul-americano de Longboard de 2024.

O destaque da quarta-feira foi o uruguaio Julian Schweizer. Ele mostrou todo o seu conhecimento das ondas de Bikini para fazer os recordes do Festival. Julian estreou no segundo confronto da segunda fase e derrotou o brasileiro Alexandre Escobar e os compatriotas uruguaios, Sebastian Vasquez e Emiliano Cernuschi, por 14.00 pontos, somando a maior nota do dia, 8.25, com o 5.75 da primeira onda que surfou.

“Estou muito feliz por estar em casa, recebendo os amigos, porque sempre tive que viajar para competir, então é um prazer poder recebê-los em casa”, diz Julian Schweizer. “Estou bem descontraído aqui, com minha família, perto dos amigos e, ser anfitrião, é uma coisa que nunca tinha acontecido para mim. Também quero destacar que tem muitos uruguaios competindo e acredito que ter evento aqui motiva mais pessoas a praticarem o longboard. Tenho certeza de que isso faz com que o longboard cresça nacionalmente, para talvez sermos uma potência regional da modalidade”.

Uruguaio Julian Schweizer consegue maiores notas do primeiro dia na Playa Bikini.Juan Pablo Malcon
Uruguaio Julian Schweizer consegue maiores notas do primeiro dia na Playa Bikini.

Os uruguaios são maioria entre os participantes com 19 competidores, 15 na categoria masculina e quatro na feminina. Já a maior participação estrangeira é de brasileiros com 16 longboarders, 11 homens e cinco mulheres. Depois, vem o Peru do bicampeão mundial e pentacampeão sul-americano, Piccolo Clemente, com sete inscritos (cinco homens e duas mulheres); quatro da Argentina (duas em cada categoria); três homens dos Estados Unidos e um do México, um de El Salvador e um da Inglaterra.

“Tenho muitos amigos hospedados em casa, toda a equipe peruana e muitos brasileiros também”, conta Julian Schweizer. “O legal do longboard, é que somos uma comunidade que viaja junto ao redor do mundo e isso cria um vínculo de amizade. O evento está incrível, muito descontraído e a praia está linda. As ondas estão pequenas, mas bem divertidas, boas para competir. Então, todos estão convidados para vir para a Playa Bikini”.

Próximas baterias – O recordista Julian Schweizer está na bateria que abre o próximo dia. Ele disputa as duas primeiras vagas para as quartas de final do Uruguay Longboard Festival num confronto contra o norte-americano Tony Silvagni, o brasileiro Wenderson Biludo e o peruano Sebastian Cardenas Aguirre. Mais dois uruguaios também se classificaram, Lucas Vasquez e o Ignacio “Nacho” Pignataro.

Eles entram no confronto seguinte, com o peruano bicampeão mundial e recordista com cinco títulos sul-americanos, Piccolo Clemente, e o brasileiro Alexandre Escobar. Na terceira bateria, estão o peruano Matias Maturano, o brasileiro Carlos Bahia, o mexicano Heriberto Torres Martinez e o argentino Surfiel Gil, único a ganhar duas baterias na quarta-feira.

Já as duas últimas vagas para as quartas de final serão disputadas pelos brasileiros Jefson Silva e Leonardo Esteves Martins, o peruano Lucas Garrido Lecca e Kevin Skvarna..

“Sempre competimos fora e agora estar em casa, realmente tem um peso extra, mas está sendo muito bom”, relata Nacho Pignataro. “A bateria foi boa. Quando entrei na água, me senti tirando um pouco da pressão de que tudo esteja funcionando bem, em ordem. Me senti um pouco pesado ainda, com os braços rígidos, mas foi tudo bem. Foi um dia divino, com ondas um pouco pequenas, mas é um dia normal da Playa Bikini, onde se surfa muito bem de longboard”.

Quartas de final Feminino – Entre as duas fases da competição masculina, foi realizada a primeira fase feminina, já valendo classificação para as quartas de final. Nenhuma das três uruguaias passaram suas baterias. A primeira vaga para as semifinais será disputada pela peruana Maria Fernanda Reyes e a argentina Evelyn Gontier. Na segunda, entra a brasileira Kate Brandi e outra peruana, Ana Camila Kaspar. Já as outras duas baterias das quartas de final são 100% brasileiras: Jasmim Avelino contra Ayllar Cinti e Luana Soares contra Rayane Amaral.

Luana Soares está nas quartas de final do evento.Juan Pablo Malcon
Luana Soares está nas quartas de final do evento.

Maria Fernanda Reyes conquistou alguns vice-campeonatos sul-americanos da WSL South America, sempre representou o Peru no Mundial de Longboard e no ano passado conquistou o título panamericano em altas ondas no Chile. Ela agora entra na história também do Uruguay Festival, vencendo a primeira bateria feminina contra a brasileira Kate Brandi e a uruguaia Inês Beisso.

“É a minha primeira vez no Uruguai e estou muito feliz em estar aqui”, diz Maria Fernanda Reyes. “Eu venho treinando aqui na Playa Bikini desde que cheguei, mas as condições sempre mudam, então tem que se adaptar. Estou contente em conseguir achar duas ondas boas na bateria. Vou continuar treinando, mas quero desfrutar do show das meninas que também vão competir nas próximas baterias. Acredito que vai ser um lindo evento”.

A peruana Maria Fernanda Reyes fez o maior somatório feminino no primeiro dial. Quem chegou mais próximo dos seus 10.40 pontos foi a brasileira Luana Soares, com 10.25 na bateria que fechou a primeira fase. Ambas participaram do Circuito Mundial da modalidade no ano passado e querem buscar a classificação pelo ranking da WSL South America.

“Estou muito contente de passar a minha bateria. Eu estava bem nervosa, mas consegui encontrar uma onda boa e estou bem feliz de estar aqui. É o primeiro campeonato do ano e estou empolgada para o que vai acontecer nos próximos dias”, fala Luana Soares. “Eu quero agradecer meus patrocinadores e mandar um beijo para toda a minha família e amigos. É a primeira vez que venho para o Uruguai e fui muito bem recebida. A galera é bem aconchegante, dentro d´água principalmente e as ondas até lembram um pouco as de Santos”.

Luana Soares ganhou o último evento regional do ano passado em Saquarema, junto com o peruano Matias Maturano.

Serão computados os resultados do Uruguay Longboard Festival e o do Saquarema Surf Festival nos dias 21 a 25 de abril para apontar os campeões que garantem participação no Circuito Mundial de Longboard de 2024 da WSL.

Próxima chamada no sábado (24) – A continuação do Festival foi adiada para sábado em Mantantiales, Punta del Este. A quinta-feira (22) amanheceu sem ondas na Playa Bikini e ficará assim também na sexta-feira (23). Com essa previsão, a próxima chamada acontece sábado, às 8h no Uruguai. O prazo da etapa que abre a temporada 2023/2024 de Longboard da WSL South America vai até o domingo (25).

“As condições do mar estão bastante difíceis hoje (quinta-feira), a previsão para estes dois dias é de mar colado aqui na costa uruguaia, então não teremos competição amanhã (sexta-feira) também”, confirma Roberto Perdigão, gerente do Tour da WSL South America. “Estamos monitorando a chegada de um swell (ondulação) de Sul/Sudeste a partir de sexta-feira à tarde. A próxima chamada vai ser no sábado, às 8h, mas acreditamos que o domingo seja o melhor dia de ondas da janela do evento”.

Próximas baterias

Terceira fase Masculino 

1 Tony Silvagni (EUA), Sebastian Cardenas Aguirre (PER), Julian Schweizer (URU), Wenderson Biludo (BRA)

2 Ignacio Pignataro (URU), Lucas Vasquez (URU), Piccolo Clemente (PER), Alexandre Escobar (BRA)

3 Surfiel Gil (ARG), Heriberto Torres Martinez (MEX), Carlos Bahia (BRA), Matias Maturano (PER)

4 Jefson Silva (BRA), Kevin Skvarna (EUA), Leonardo Esteves Martins (BRA), Lucas Garrido Lecca (PER)

Quartas de final Feminino 

1 Maria Fernanda Reyes (PER) x Evelyn Gontier (ARG)

2 Ana Camila Kaspar (PER) x Kate Brandi (BRA)

3 Jasmim Avelino (BRA) x Ayllar Cinti (BRA)

4 Luana Soares (BRA) x Rayane Amaral (BRA)

Resultados da última quarta-feira

Primeira fase Feminino

1 Maria Fernanda Reyes (PER), 2 Kate Brandi (BRA), 3 Inês Beisso (URU)

1 Ana Camila Kaspar (PER), 2 Evelyn Contier (ARG), 3 Fernanda Barbot (URU), 4 Amparo Errecalde (ARG)

1 Ayllar Cinti (BRA), 2 Rayane Amaral (BRA), 3 Avril Viega (URU)

1 Luana Soares (BRA), 2 Jasmim Avelino (BRA), 3 Camille Beauvois (URU)

Primeira fase Masculino

1 Lucas Vasquez (URU), 2 Sebastian Vasquez (URU), 3 Pablo Briese Martins (BRA)

1 Rodrigo Luzardo Fazzio (URU), 2 Cesar Vaghetti (BRA), 3 Juan Esteves (URU), 4 Carlos Toscanini (URU)

1 Surfiel Gil (ARG), 2 Caio Teixeira (BRA), 3 Henry Salinas (SLV), 4 Ulises Alzaga (ARG)

1 Heriberto Torres Martinez (MEX), 2 Antonio Pita (URU), 3 Nate Floyd (EUA), 4 Glutz Arnold (URU)

Segunda fase Masculino

1 Tony Silvagni (EUA), 2 Lucas Vasquez (URU), 3 Gonzalo Tato (URU), 4 Tomas Materi (URU)

1 Julian Schweizer (URU), 2 Alexandre Escobar (BRA), 3 Sebastian Vasquez (URU), 4 Emiliao Cernuschi (URU)

1 Ignacio Pignataro (URU), 2 Sebastian Cardenas Aguirre (PER), 3 Pedro Carvalho (BRA), 4 Rodrigo Luzardo Fazzio (URU)

1 Piccolo Clemente (PER), 2 Wenderson Biludo (BRA), 3 Joan Aponte (PER), 4 Cesar Vaghetti (BRA)

1 Surfiel Gil (ARG), 2 Kevin Skvarna (EUA), 3 Juani Gayol (URU), 4 Gabriel da Silva (URU)

1 Carlos Bahia (BRA), 2 Lucas Garrido Lecca (PER), 3 Caio Teixeira (BRA), 4 Pedro Gattas (URU)

1 Jefson Silva (BRA), 2 Heriberto Torres Martinez (MEX), 3 Raphael Jaguszewski (BRA), 4 Romoaldo Nascimento (BRA)

1 Leonardo Esteves Martins (BRA), 2 Matias Maturano (PER), 3 Antonio Pita (URU), 4 Piero Vidalon (ING)