Rabeada e agressão

Ataque covarde em Bali

Surfista Sara Taylor sofre agressões em Bali, Indonésia, e suspeitos são brasileiros. Comunidade internacional repudia os atos.

0
Sara Taylor (esquerda) ao lado de um de seus agressores em Bali.

A surfista americana Sara Taylor postou há algumas horas um vídeo alarmante de uma sessão de surfe em Bali, Indonésia.

Na primeira cena, Sara é rabeada numa esquerda pelo brasileiro Adriano Portela e faz o surfista sair da onda. A sequência é bastante desagradável e mostra quando o também brasileiro JP Azevedo rema na direção da surfista e dá um soco na nuca dela.

O vídeo termina com a amiga da surfista, identificada como Charlie McHarg, gritando “vá embora, vá embora”, enquanto os agressores os atacam na praia.

Nora Vasconcellos postou novamente o vídeo em seu Instagram e disse: “Esses homens atacaram Sara Taylor e Charlie esta manhã em Bali. Falando português, possivelmente brasileiro. Atacando e socando mulheres. Quem são eles?”

Sara Taylor disse: “Depois de cair na minha primeira onda, o amigo do cara me deu um soco na cabeça e depois de ser confrontado por ter me batido, ele atacou Charlie na praia por filmá-lo. Isso é insano, alguém sabe quem eles são?”

Charlie perguntou: “Quem diabos são esses perdedores que atacaram a mim e a Sara esta manhã? Por favor compartilhe.” Logo depois, um dos agressores foi identificado como um surfista brasileiro, João Paulo Azevedo, do Espírito Santo.

O post de Nora Vasconcellos tinha mais de 16 mil likes até o fechamento desta reportagem. Comunidade internacional repudiou veementemente as agressões sofridas pela garota.

Justine Dupont, Victor Ribas, Johanne Defay, Paulo Barcellos, Kelia Moniz, Conner Coffin e  Alessa Quizon e Coco Ho, apenas para citar alguns nomes de peso, postaram inconformismo pelas agressões.

Kelly Slater revela inconformismo com a agressão.

Campeões do mundo como Kelly Slater, Filipe Toledo, Mick Fanning e Adriano de Souza também deixaram mensagens de apoio à surfista. “Estas pessoas não merecem surfar nunca mais”, escreveu Toledo. Slater também é rigoroso em sua análise dos fatos: “Que sejam identificados e mandados de volta para suas casas”.

O Waves tentou contato com JP Azevedo, por meio do Instagram, para que ele possa dar sua versão dos fatos. Porém, a página se encontra indisponível. Essa reportagem será atualizada assim que houver manifestação.

Outro lado

O brasileiro João Paulo Azevedo, surfista que agrediu a americana Sara Taylor com um soco em Bali, na Indonésia, afirmou que se confundiu e pensou que se tratava de um homem, e não uma mulher, em entrevista ao site A Gazeta.

“Não sei como a confusão começou de fato. Vi ela empurrando meu amigo, achei que era um homem e fui defender. Depois que bati, eu vi que ela estava usando sutiã, pedi desculpas e ela não aceitou”.

“Quando estávamos na praia, ela foi no meu carro, pegou minha prancha e começou a quebrar. A partir daí eu só me defendi”, alega. “Muita gente está me enviando mensagens sem nem ter noção do que aconteceu. Estão tirando conclusões precipitadas e esse vídeo está editado. Eu nunca, em hipótese alguma, bateria em alguma mulher”.

O surfista que disputou onda com Sara, Adriano Portela, também se manifestou no Instagram e negou que tenha a agredido fisicamente, mas pediu desculpas pela forma como falou com ela e a amiga.

Nota à imprensa

Adriano Portela, através de seus advogados, esclarece que não agrediu qualquer pessoa e não compactua com qualquer tipo de agressão física.

Ademais, apesar de inicialmente ter sido empurrado, não esteve presente no momento dos fatos divulgados porque estava olhando em direção oposta, conforme mostram as imagens.

E, da mesma forma, não presenciou os fatos ocorridos posteriormente, tendo ali chegado somente depois, como é possível verificar nas filmagens, que mostram Adriano saindo do mar. Aliás, nesta oportunidade, Adriano apenas ergueu a sua prancha para se defender ao perceber a confusão ao seu redor.

Salientando-se que Adriano não está e nunca esteve foragido, permanecendo à disposição das autoridades para fornecer quaisquer esclarecimentos, bem como que rechaça a leviana acusação de que tenha participado de qualquer agressão, esclarecendo que aqueles que eventualmente lhe imputarem fatos inverídicos responderão pela calúnia e/ou difamação propagadas.

Patrocinador rompe com surfista

A Quebra Onda, patrocinadora do brasileiro acusado de agredir uma surfista americana em Bali, na Indonésia, anunciou nas redes sociais que rompeu contrato com o atleta.

A marca do Espírito Santo patrocinava o surfista, que seria identificado como JP Azevedo, até o episódio ocorrido ontem.

A Quebra Onda classificou o comportamento como “inadmissível” e encerrou o patrocínio. O anúncio foi feito hoje de manhã no perfil oficial da empresa nas redes sociais.

Fonte Stab