Surf Delas

Mulheres dominam a Tiririca

Confira campeãs da etapa Surf Delas, válida pelo Estadual Baiano de Surf 2024, disputada nas ondas da Praia da Tiririca, Itacaré (BA).

0

A Praia da Tiririca, Itacaré (BA) foi palco no último final de semana (30 e 31 de março) da etapa Surf Delas, válida pelo Estadual Baiano de Surf 2024. O evento reuniu cerca de 60 atletas e marcou a estreia da categoria bodysurf na Federação Baiana de Surf.

No sábado, o Eles Apoiam o Surf Delas reuniu atletas do bodyboard masculino, handsurf e bodysurf. Atletas de Salvador, Itacaré, Rio de Janeiro e Maceió disputaram as baterias em um formato diferenciado, com duas quedas por atleta. Lucas Shark Nelli foi o campeão das duas modalidades, enquanto Lucas Rodrigues ficou com a primeira colocação no bodyboard masculino.

No domingo, o dia de sol e mar perfeito recebeu as modalidades de surfe, longboard e bodyboard feminino, com a participação recorde de 20 atletas vindas de sete cidades diferentes, incluindo Florianópolis (SC). As meninas enfrentaram o mar grande e encantaram a torcida com suas manobras.

Deise Silva, moradora de Itacaré, ficou com o primeiro lugar na pranchinha; Lara Rodrigues, de Salvador, foi a melhor da categoria Longboard e Liz Bensabath, atual presidente da Associação de Bodyboard de Itacaré (ABBI), venceu no bodyboard.

Vagas sociais – Um dos diferenciais desta etapa foi a iniciativa da Federação Baiana de Surf (FBSurf) em oferecer vagas sociais para atletas locais. A partir de agora, a entidade vai ceder filiação e inscrição para um atleta local de cada categoria, com o objetivo de estimular a participação de quem não tem condições financeiras de participar de um campeonato.

As vagas serão destinadas às associações locais filiadas à FBSurf, que deverão selecionar os atletas carentes de sua região para ter a oportunidade de participar de uma competição, muitos deles pela primeira vez.

Impacto positivo – A atmosfera na Praia da Tiririca durante o Surf Delas era de festa e celebração. As atletas participantes e as espectadoras se confraternizaram e a sensação era de que uma semente foi plantada para que as mulheres ocupem cada vez mais espaços no surf, com a cooperação e o respeito devidos dentro e fora da água.

Resultados

Surf Feminino

1 Deyse Silva
2 Lua Alves Dyhrberg
3 Petra Edermanm
4 Tamires Tocchine

Longboard Feminino

1 Lara Rodrigues
2 Julieta Montero
3 Claudia Silva
4 Luka Lopes

Bodyboard Feminino

1 Liz Bensabath
2 Talita Dias
3 Clara Freitas
4 Ana Paula Silva

Bodyboard Masculino 

1 Lucas Rodrigues
2 Manoel Neto
3 Pedro Igor
4 Gabriel Santos

Handsurf

1 Lucas Shark
2 Jonatas Lins
3 Mateus Barbosa
4 Tiago José

Bodysurf

1 Lucas Shark
2 Mateus Barbosa
3 Maurício Ferreira
4 Vivasvan Damasceno