São Chico Pro

Tudo pronto na Prainha

Tudo pronto para São Chico Pro, etapa válida pelo Catarinense Profissional a partir desta sexta-feira (8). Confira baterias.

0
José ‘Fininho’ Francisco é o atual campeão catarinense.

O São Chico Pro apresentado pela Secretaria Municipal de Esportes de São Francisco do Sul abre nesta sexta-feira (8), a segunda etapa do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf). A previsão é de altas ondas na Prainha esse fim de semana, com 104 surfistas – 80 na categoria masculina e 24 na feminina – de 11 estados do Brasil e até de outros países, disputando esta primeira competição que termina no domingo.

Na segunda-feira (11), será iniciada a terceira etapa da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e os dois eventos serão transmitidos ao vivo pelo site Fecasurf.com.br e pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

“As expectativas são muito boas para estes dois grandes eventos que acontecerão aqui em São Francisco do Sul, o São Chico Pro com etapa do Circuito Catarinense e da Taça Brasil”, diz Douglas Musse, Secretário Municipal de Esportes de São Francisco do Sul. “Na primeira edição no ano passado, nós já tivemos um reflexo bem positivo na parte turística, do comércio, hotelaria. Esses eventos movimentam muito esses setores e só vem agregar a nossa cidade. São Francisco do Sul estará sendo ponto de referência do surfe nessas duas semanas e isso engrandece o nosso município”.

Surfistas de 11 estados e até de outros países competem nesta segunda etapa do Circuito Estadual, com premiação de R$ 50 mil em cada uma das cinco etapas. Isso tem atraído cada vez mais competidores de todo o litoral brasileiro e no São Chico Pro. São 48 atletas nativos de Santa Catarina, 12 de São Paulo, 11 do Ceará, 7 do Paraná, 6 do Rio Grande do Sul, 4 do Rio de Janeiro, 4 da Paraíba, 3 da Bahia, 3 de Pernambuco, 3 do Rio Grande do Norte, 1 de Alagoas, além do argentino Nacho Gundesen e da peruana Daniella Rosas, tricampeã sul-americana da World Surf League.

Programação – Nesta sexta-feira terá apenas a competição masculina, com 24 baterias de 4 surfistas rolando a partir das 8h às 16h. Serão 16 pela rodada inicial e as 8 da segunda fase, com 64 surfistas disputando as 16 vagas para enfrentar no sábado (9), os 16 cabeças de chave mais bem colocados no ranking da Fecasurf.

A maioria dos 64 competidores divididos nos 16 confrontos da primeira fase, são de outros estados que não pontuam no ranking catarinense, mas vêm disputar a excelente premiação. Muitos aproveitarão para se preparar para a terceira etapa da Taça Brasil. A do Circuito Catarinense já começa quente, com destaques nacionais escalados nas primeiras baterias da sexta-feira. Já começa com um local de São Francisco do Sul, Petterson Thomaz, estreando às 8h com o também catarinense Hedieferson Junior, o gaúcho Luy Arman e o paulista Igor Moraes, semifinalista no São Chico Pro no ano passado.

Finalistas – Na sequência, entram dois paulistas que decidiram o título na Prainha em 2022, vencido pelo campeão mundial Adriano de Souza. O quarto colocado na final, Weslley Dantas, compete na segunda do dia e na terceira está Hizunomê Bettero, que ficou em terceiro lugar e estreia junto com o argentino Nacho Gundesen, que mora em Florianópolis. O vice-campeão no São Chico Pro 2022 foi Peterson Crisanto, escalado na 11ª bateria da sexta-feira com o também paranaense Lucas Cainan, o potiguar Arthur Alves e o catarinense Kaique Timidate.

Antes desse confronto, na 10ª bateria, estão os finalistas do Floripa Pro Etapa Joaquina, que abriu o Circuito Fecasurf Pro 2023 na Ilha de Santa Catarina, o campeão Alex Ribeiro e Gabriel Klaussner. Os dois paulistas estream juntos nas ondas da Prainha, contra o catarinense Leandro da Silva e o cearense Duda Carneiro. Os dois melhores avançam para a segunda fase, que vai fechar a sexta-feira definindo os 16 classificados para enfrentar os cabeças de chave do São Chico Pro no sábado.

Nesta lista dos 16 mais bem colocados no ranking da Fecasurf, que entram na terceira fase, está o atual campeão catarinense, José Francisco, o paraibano Fininho que há muitos anos mora em Florianópolis. Fininho começou a defender o título com um 17º lugar na Praia da Joaquina e vai fechar a terceira fase do São Chico Pro. Na primeira bateria, que começa as 8h do sábado, os cabeças de chave são o bicampeão catarinense Caetano Vargas e Matheus Navarro.

Feminino – No segundo dia também será iniciada a competição feminina do São Chico Pro, com as 24 concorrentes ao título divididas em duas rodadas com quatro baterias. As oito mais bem ranqueadas na Fecasurf, formam a lista das cabeças de chave que estrearão na segunda fase. Entre elas, a bicampeã estadual nas duas primeiras edições da história do Circuito Catarinense Profissional Feminino, Tainá Hinckel, que já começou a temporada 2023 vencendo a primeira etapa na Praia da Joaquina, em Florianópolis.

A surfista da Guarda do Embaú também vai defender o título do São Chico Pro, conquistado na Prainha no ano passado. Tainá Hinckel está na terceira bateria da segunda fase, junto com a jovem Alma Corgiolu e duas surfistas classificadas da primeira fase. Uma delas pode até ser a peruana Daniella Rosas, caso a tricampeã sul-americana da World Surf League vença sua bateria com as campeãs brasileiras Monik Santos de Pernambuco e Larissa dos Santos do Ceará, além da jovem paranaense Luara Mandelli.

Entre as 16 surfistas que entram na primeira fase, 4 são de Santa Catarina, 3 do Rio de Janeiro, 2 de São Paulo, 2 do Paraná, 2 do Ceará, 1 de Pernambuco, 1 da Paraíba e a peruana Daniella Rosas. Na lista das oito cabeças de chave, estão a vice-campeã catarinense de 2021 e 2022, Laura Raupp, na primeira bateria com Potira Castaman, Kiany Hyakutake e Maya Carpinelli na segunda, Tainá Hinckel e Alma Corgiolu na terceira e Isabelle Nalu e Pamella Mel na quarta.

Domingo decisivo – No sábado, serão realizadas três rodadas da categoria masculina e três da feminina, definindo as semifinais que abrem o domingo decisivo do São Chico Pro. O último dia da segunda etapa do Circuito Fecasurf Pro, começará às 9h com a batalha pelas vagas na final feminina. Depois, tem as semifinais masculinas e as duas decisões dos títulos iniciam as 11h, com a cerimônia de premiação no pódio acontecendo logo após ao meio-dia.

O São Chico Pro 2023 é apresentado pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de São Francisco do Sul, com realização da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), em conjunto com a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e Associação de Surf da Prainha (ASP). A etapa da Taça Brasil tem patrocínio da Surfland e Fu-Wax e o evento será transmitido ao vivo pelo site Fecasurf.com.br e pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

Baterias

Primeira fase masculina – 3.o = 49.o lugar (240 pts) e 4.o = 65.o lugar (160 pts):

1 Hedieferson Junior (SC), Luy Arman (RS), Petterson Thomaz (SC), Igor Moraes (SP)

2 Gustavo Machado (SC), Weslley Dantas (SP), Kayan Medeiros (RN), Wesley Leite (SP)

3 Ricardo Tavares (SC), Nacho Gundesen (ARG), Hizunome Bettero (SP), Raoni Rocha (CE)

4 Guilherme Santos (SC), Ricardo Kjelin (RS), Edher Reis (SP), Amando Tenorio (AL)

5 Jefferson Duarte (SC), Gustavo Borges (RS), Thiago Eduardo (CE), Bino Lopes (BA)

6 Luã da Silveira (SC), Aminandes Pamplona (PR), Alexandre Camargo (CE), Kayki Araujo (BA)

7 Marcio Farney (CE), Lucas Silveira (RJ), Lucas Bezerra (CE), Julio Cesar B. Oliveira (CE)

8 Wallace Vasco (SC), Marcel de Rose (RS), Luel Felipe (PE), Douglas Silva (PE)

9 Ronaldo Silveira (SC), Felipe Alberto (CE), Emanuel dos Santos (SC), Felipe Alves (PB)

10 Alex Ribeiro (SP), Gabriel Klaussner (SP), Duda Carneiro (CE), Leandro da Silva (SC)

11 Kaique Timidate (SC), Lucas Cainan (PR), Arthur Alves (RN), Peterson Crisanto (PR)

12 João Carlos Ely (SC), Gabriel Debatim (PR), Netto Moura (SC), Glauciano Rodrigues (CE)

13 Noah Machado (SC), Giovani da Silva (RS), Francisco Jara (SC), Cristyan Silva (SC)

14 Tayron da Silva (SC), Lucas Catapam (PR), Deryck Vitor (RN), Patrick Plachi (SC)

15 Diego Rosa (SC), Wiggolly Dantas (SP), Francisco Laxalde (SC), Kauã Hanson (PB)

16 Murilo Brandt (SC), Josias Pedrinha (RS), Gustavo Ramos (SC), Luciano Brulher (SP)

Cabeças de chave masculino

3.o = 17.o lugar (400 pts) e 4.o = 25.o lugar (360 pts)

1 Matheus Navarro (SC) e Caetano Vargas (SC)

2 André Luiz (SC) e Yuri Gabryel (SC)

3 Fellipe Ximenes (SC) e Bruno Lopes (SC)

4 Gabriel Junior (SC) e Walley Guimarães (SC)

5 Luan Wood (SC) e Derek Adriano (SC)

6 Luiz Mendes (SC) e Ramiro Rubim (SC)

7 Willian Cardoso (SC) e Ruan Guimarães (SC)

8 José Francisco (PB) e Josmar Junior (SC)

Primeira fase feminina – 3.a = 17.o lugar (400 pts) e 4.a = 21.o lugar (380 pts):

1 Kauanny de Souza (SC), Vitoria Carneiro (CE), Mayara Zampieri (SP), Karol Ribeiro (RJ)

2 Isabela de Liz (PR), Julia Duarte (RJ), Kyara Antunes (SC), Tais Almeida (RJ)

3 Daniella Rosas (PER), Monik Santos (PE), Luara Mandelli (PR), Larissa dos Santos (CE)

4 Susã Leal (SC), Kemily Sampaio (SP), Kaylane Antunes (SC), Diana Cristina (PB)

Segunda fase – entrada das 8 cabeças de chave

3.a = 9.o lugar (500 pts) e 4.a = 13.o lugar (450 pts)

1 Laura Raupp (SC) e Potira Castaman (BA)

2 Kiany Hyakutake (SC) e Maya Carpinelli (SC)

3 Tainá Hinckel (SC) e Alma Corgiolu (SC)

4 Isabelle Nalu (SC) e Pamella Mel (SP)