MEO Vissla Pro Ericeira

Italo e Silvana no páreo

Italo Ferreira, Silvana Lima e tops do Tour reforçam time brasileiro no MEO Vissla Pro Ericeira, etapa do Challenger Series em Portugal.

0
Italo Ferreira venceu duas últimas edições do CT em Portugal.

O campeão mundial e medalha de ouro na estreia do surfe nas Olimpíadas, Italo Ferreira, é a grande atração do Pro Ericeira em Portugal. Assim como no US Open of Surfing, os brasileiros são maioria entre os 96 participantes, com 21 inscritos. Na categoria feminina, Silvana Lima também reforça o Brasil, junto com a jovem irmã do tricampeão mundial, Sophia Medina. Outra novidade no time sul-americano é a argentina Josefina Ané. A previsão é iniciar a segunda etapa do Challenger Series 2021 neste sábado às 8h em Ribeira D´Ilhas, 4h da madrugada no Brasil.

Foi nesta praia da Reserva Mundial de Surf de Ericeira, onde Italo Ferreira decidiu o título mundial Pro Junior de 2014, vencido pelo português Vasco Ribeiro. E foi também em Portugal que o potiguar fez sua primeira final no Championship Tour, no ano que entrou na elite, em 2015. Ele também perdeu aquela decisão brasileira para Filipe Toledo, com ambos dando um show de aéreos nas ondas de Supertubos. Mas, Italo venceu as duas últimas edições do Rip Curl Pro Portugal, em 2018 e 2019, garantindo o bicampeonato com uma nota 10 na final com o sul-africano Jordy Smith.

“Estou muito feliz por estar voltando para Portugal. É certamente um dos meus lugares preferidos no mundo”, disse Italo Ferreira, que vai estrear no Pro Ericeira na 12º das 24 baterias da primeira fase, contra o japonês Hiroto Ohhara, o havaiano Ian Gentil e o português Tomas Fernandes.

No confronto seguinte, entra o paulista Samuel Pupo, para fazer sua primeira defesa do título conquistado na etapa do QS 10000 em Ribeira D´Ilhas em 2019. Ele vai disputar duas vagas para a segunda fase com outro brasileiro, Rafael Teixeira, o medalhista de prata na final olímpica com Italo Ferreira, Kanoa Igarashi, do Japão, e o australiano Kalani Ball.

Silvana Lima busca classificação para a elite mundial.

Sul-americanos – Além dos 21 brasileiros, mais quatro sul-americanos vão competir na primeira das duas etapas seguidas do Challenger Series na Europa, o uruguaio Marco Giorgi e os peruanos Alonso Correa, Lucca Mesinas e Miguel Tudela. Na categoria feminina, são duas peruanas, Daniella Rosas e Sol Aguirre, a equatoriana Dominic Barona, a argentina Josefina Ané e três brasileiras, Silvana Lima, Summer Macedo e Sophia Medina.

O Brasil vai participar da abertura do Pro Ericeira nas duas categorias. Se o evento começar pelos homens, uma das estrelas do CT em Portugal, Deivid Silva, entra na primeira bateria com o uruguaio Marco Giorgi, o francês Tristan Guilbaud e o espanhol Vicente Romero. Na segunda, tem a primeira das cinco participações duplas do Brasil na rodada inicial, com João Chianca e Marcos Correa disputando duas vagas para a segunda fase com o australiano Reef Heazlewood e o japonês Shuji Nishi.

E se o Challenger Series de Portugal for iniciado pelas mulheres, as três brasileiras também vão abrir a primeira fase em Ribeira D´Ilhas. A jovem Sophia Medina está na primeira bateria, com uma top do CT 2021, Keely Andrew (AUS), Leilani McGonagle (CRI) e Amuro Tsuzuki (JPN). Na segunda, Summer Macedo encara três australianas, Sophie McCulloch, Dimity Stoyle e Ellie Brooks. Já a experiente Silvana Lima está na quarta bateria com a norte-americana Sawyer Lindblad e as francesas Pauline Ado e Tessa Thyssen.

Lucas Silveira foi campeão do Mundial Pro Junior no pico.WSL / Poullenot
Lucas Silveira foi campeão do Mundial Pro Junior no pico.

Maioria brasileira – O Brasil tem a maioria de inscritos no Pro Ericeira, com 21 surfistas entre os 96 participantes. O segundo maior pelotão é da Austrália e da França, com 12 atletas cada um, seguido pelos Estados Unidos com 11, Havaí com 10, África do Sul e Japão com 5, Portugal com 4, Peru e Espanha com 3, Indonésia com 2 e mais oito nações terão um representante nesta segunda etapa do Challenger Series 2021, Uruguai, Mexico, Costa Rica, Barbados, Holanda, Marrocos, Tahiti e Nova Zelândia.

Na categoria feminina, a Austrália tem o maior número de concorrentes ao título do Pro Ericeira, com 11 surfistas. Na lista das 64 participantes, tem também 8 competidoras do Havaí, 7 dos Estados Unidos, 6 da Espanha, 6 do Japão, 5 da França, 5 de Portugal, 3 do Brasil, 2 do Peru, 2 da África do Sul, 2 da Alemanha, 2 da Costa Rica e cinco países têm uma representante, Argentina, Equador, Porto Rico, Barbados e Indonésia.

Vagas para o CT 2022 – O Challenger Series vai completar a elite que disputará os títulos mundiais no Championship Tour 2022, classificando 12 surfistas para a categoria masculina e seis para a feminina. Serão quatro etapas e os rankings irão computar três resultados, com um deles podendo ser a maior pontuação obtida nas etapas do Qualifying Series 2020 disputadas até o mês de março, antes do Circuito Mundial ser cancelado por causa da pandemia do Covid-19.

O US Open of Surfing abriu a batalha pelas vagas para o CT semana passada na Califórnia (EUA). Agora serão realizados o Pro Ericeira e depois o Quiksilver Pro France de 16 a 24 também de outubro em Hossegor, França, com o Haleiwa Challenger fechando o Challenger Series de 26 de novembro a 7 de dezembro em Haleiwa Beach, no Havaí.

Deivid Silva é outro top do Tour confirmado na etapa.

Baterias dos atletas sul-americanos no Pro Ericeira

Primeira fase
1 Deivid Silva (BRA), Margo Giorgi (URU), Tristan Guilbaud (FRA), Vicente Romero (ESP)
2 Reef Heazlewood (AUS), João Chianca (BRA), Shuji Nishi (JPN), Marcos Correa (BRA)
5 Michel Bourez (TAH), Jorgann Couzinet (FRA), Willian Cardoso (BRA), Carlos Munoz (CRI)
6 Wiggolly Dantas (BRA), Joan Duru (FRA), Jordan Lawler (AUS), Oney Anwar (IDN)
7 Lucca Mesinas (PER), Jacob Willcox (AUS), Timothee Bisso (FRA), Jordan Maree (AFR)
9 Shun Murakami (JPN), Kade Matson (EUA), Charles Martin (FRA), Mateus Herdy (BRA)
11 Thiago Camarão (BRA), Cam Richards (EUA), Ruben Vitoria (ESP), Mason Ho (HAV)
12 Italo Ferreira (BRA), Hiroto Ohhara (JPN), Ian Gentil (HAV), Tomas Fernandes (PRT)
13 Kanoa Igarashi (JPN), Samuel Pupo (BRA), Rafael Teixeira (BRA), Kalani Ball (AUS)
14 Patrick Gudauskas (EUA), Ian Gouveia (BRA), Edgard Groggia (BRA), Aritz Aranburu (ESP)
15 Alonso Correa (PER), Cole Houshmand (EUA), Dylan Moffat (AUS), Lucas Vicente (BRA)
17 Wade Carmichael (AUS), Lucas Silveira (BRA), Kauli Vaast (FRA), Miguel Tudela (PER)
19 Ramzi Boukhiam (MAR), Weslley Dantas (BRA), Beyrick De Vries (HOL), Crosby Colapinto (EUA)
20 Caio Ibelli (BRA), Shane Sykes (AFR), Jackson Baker (AUS), Luel Felipe (BRA)
21 Alex Ribeiro (BRA), Callum Robson (AUS), Jessé Mendes (BRA), Ian Crane (EUA)
22 Michael Dunphy (EUA), Rio Waida (IDN), Michael Rodrigues (BRA), Cody Young (HAV)
24 Frederico Morais (PRT), Sheldon Simkus (AUS), Alejo Muniz (BRA), Afonso Antunes (PRT)

Primeira fase feminino
1 Keely Andrew (AUS), Leilani McGonagle (CRI), Amuro Tsuzuki (JPN), Sophia Medina (BRA)
2 Sophie McCulloch (AUS), Dimity Stoyle (AUS), Ellie Brooks (AUS), Summer Macedo (BRA)
4 Pauline Ado (FRA), Sawyer Lindblad (EUA), Tessa Thyssen (FRA), Silvana Lima (BRA)
8 Sarah Baum (AFR), Yolanda Hopkins (PRT), Zoe McDougall (HAV), Josefina Ane (ARG)
13 Macy Callaghan (AUS), Daniella Rosas (PER), Luana Coelho Silva (HAV), Janire Gonzalez Etxabarri (ESP)
14 Caitlin Simmers (EUA), Mahina Maeda (JPN), Dominic Barona (EQU), Sol Aguirre (PER)

*As baterias acima são apenas dos atletas sul-americanos.

Clique aqui para conferir as baterias completas do feminino.

Clique aqui para conferir as baterias completas do masculino.