QS 3.000 em Portugal

Lucas Silveira manda ver

Com direito a maior nota do dia, Lucas Silveira garante vaga nas quartas de final do QS 3.000 em Portugal.

0
Lucas Silveira está inspirado de backside no QS 3.000 de Portugal.Pedro Mestre / WSL
Lucas Silveira está inspirado de backside no QS 3.000 de Portugal.

Com a melhor onda do dia, o brasileiro Lucas Silveira garantiu vaga nas quartas de final do Estrella Galicia Santa Cruz Pro, etapa do QS 3.000 regional europeu que acontece em Portugal.

Em boas ondas de 1,5 metro nesta sexta-feira (14), Lucas encaixou duas fortes batidas de backside em uma esquerda na Praia da Fisica para arrancar 8.90, a maior nota do dia.

Com expressivos 17.13 no somatório, ele avançou em primeiro na bateria que também classificou o espanhol Andy Criere (2º) e eliminou o francês Dorian Gomez (3º) e o alemão Leon Glatzer (4º).

Antes disso, Lucas já havia passado a sua bateria do Round 32 ao ficar em segundo na disputa dominada pelo francês Marc Lacomare, autor de 17.17, o maior placar do dia.

“Chegar às finais é o objetivo de todos, por isso estou muito feliz neste que é o primeiro campeonato depois de muito tempo”, afirma Lucas. “Estas são as melhores ondas que tivemos nesta semana, então gostei muito de hoje. Acho que amanhã vai estar super divertido também, mal posso esperar!”, complementa o campeão mundial Júnior de 2016.

Já o pernambucano Halley Batista, que reside em Portugal, não teve a mesma sorte na penúltima bateria do round 32.

O atleta de Maracaípe mandou bem, mas teve pela frente dois adversários inspirados, o português Vasco Ribeiro e o basco Aritz Aranburu, que avançaram ao round seguinte nas duas primeiras colocações. Em terceiro, Halley despediu-se da prova na 17ª colocação.

A partir das quartas de final, os confrontos passam a ser homem a homem na Praia da Fisica, beach break localizado em Santa Cruz. O adversário de Lucas será o francês Gaspard Larsonneur na segunda bateria do dia.

O Santa Cruz Pro tem prazo final até este domingo (16) em Portugal. O evento faz parte do reformulado Qualifying Series e distribui pontos para o ranking europeu da divisão de acesso.

Ao final da temporada, os melhores deste ranking ganham o direito de disputar o Challenger Series, circuito programado para o segundo semestre deste ano e que definirá os surfistas classificados à elite mundial.

Uma nova chamada para o Estrella Galicia Santa Cruz Pro acontece neste sábado (15), às 5 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo site da WSL.

Replay do quarto dia: