Layback Pro

Camarão é destaque na abertura

Layback Pro abre decisão dos títulos sul-americanos em boas ondas na Praia Mole, Florianópolis (SC)

0

O Layback Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis foi iniciado em boas ondas de 3 a 5 pés para os aéreos e manobras na Praia Mole, com algumas surpresas acontecendo no primeiro dia. O terceiro e quarto colocados no ranking da WSL South America perderam nas suas estreias e já saíram da disputa pelos títulos sul-americanos da temporada 2023/2024, que está sendo encerrada nesta semana na Ilha de Santa Catarina.

Um total de 49 surfistas competiu nas 16 baterias realizadas na quarta-feira e o paulista Thiago Camarão se destacou, fazendo os recordes do dia, nota 8,17 e 15,67 pontos. A segunda fase masculina prossegue nesta quinta-feira, a partir das 8h00, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

“Estou feliz por ter avançado e a Praia Mole sempre tem boas ondas. A previsão está legal também para os próximos dias e é muito bom estar de volta, porque fiquei 1 ano e meio parado, sem competir”, contou Thiago Camarão, que se surpreendeu ao saber dos recordes.

“Eu não sabia que tinha feito os recordes, então fico feliz, mas meu foco é passar as baterias, independente das notas. Tive a sorte de começar imprimindo um ritmo forte e os outros atletas estavam tendo dificuldades na escolha das ondas. Acho que a minha experiencia sobressaiu. Fui feliz em achar uma esquerda no final da bateria, para dar duas manobras fortes e até fiquei surpreso em ter começado tão bem assim”.

O recordista absoluto desta quarta edição do Layback Pro, que transforma a Praia Mole no principal palco de etapas do Qualifying Series (QS) em Santa Catarina, é de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Thiago Camarão foi campeão sul-americano da WSL South America em 2017 e nesta temporada 2023/2024, só participou da etapa realizada na sua cidade, na Praia de Maresias. Então, não está disputando o título e nem vaga na lista dos 7 primeiros do ranking, que se classificam para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).

Após as 12 baterias da rodada inicial do Layback Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis, foram realizadas as 4 primeiras das 16 da segunda fase, quando entram os 40 cabeças de chave mais bem colocados no ranking.

Surpreendentemente, os números 3 e 4, Cauã Costa e Rafael Teixeira, respectivamente, perderam em suas estreias na quarta-feira. O cearense Cauã Costa começou a defender a terceira posição na primeira bateria e chegou a liderar o confronto, que só foi decidido nas últimas ondas surfadas no minuto final.

Duas vitórias – O experiente catarinense Alejo Muniz, ex-top do CT, tinha uma nota 7,0 de um pancadão de backside na junção de uma esquerda cavernosa e estava em primeiro lugar, com Cauã em segundo.

Mas, o cearense acabou caindo para último, porque o carioca Vitor Ferreira o ultrapassou e o paulista Igor Moraes acertou um aéreo bem alto, que valeu 7,23 e a vitória por 13,56 pontos. Igor já tinha vencido a primeira bateria do Layback Pro 2024 e Alejo Muniz passou em segundo lugar, com 13,07 pontos.

“Estou amarradão. A Praia Mole parece onde eu moro, Maresias (São Sebastião-SP), e só quero soltar meu surfe nesse campeonato”, disse Igor Moraes. “Estou sem pressão nenhuma, não estou concorrendo a vaga no Challenger esse ano, então só quero soltar meu surfe. Foi uma honra ganhar essa bateria, com o Alejo (Muniz) ex-CT, o Cauã Costa, Vitor Ferreira, tá louco, os caras são muito monstros. Mas, é isso, ganhei mais uma e vamos com tudo pras próximas”.

Quem também ganhou duas baterias na quarta-feira foi o irmão do Alejo, Santiago Muniz, que compete representando a Argentina, onde nasceu. Mas, ambos moram desde crianças em Bombinhas, no litoral norte de Santa Catarina.

Santiago venceu o segundo confronto do dia e a segunda bateria da segunda fase. Nela estreou o peruano Alonso Correa, que se classificou para as Olimpíadas de Paris na última semana em Porto Rico.

Além dele, um ex-top da elite do CT, Alex Ribeiro, que eliminou Santiago Muniz no Layback Pro do ano passado. Dessa vez, os dois passaram juntos, com Santiago vencendo por 13,50 a 12,30 do Alex e 11,76 do Alonso Correa, que foi barrado junto com o catarinense Guilherme Luz.

“Graças a Deus, consegui pegar duas ondas boas e aproveitar ao máximo. A Praia Mole é incrível, sempre dá altas ondas e estou amarradão de ter passado mais uma”, disse Santiago Muniz. “Foram duas baterias de 25 minutos e estou feliz de ter vencido as duas. Essa agora era muito boa, com o Alex (Ribeiro) que já foi CT, o Gui (Guilherme Luz) que é local aqui da Mole, o Alonso (Correa) também, então eu sabia que ia ter que pegar bastante ondas e deu tudo certo. Meu irmão (Alejo Muniz) já tinha passado, então eu queria passar também e estou amarradão. Amanhã tem mais”.

Campeões do Layback – Depois desta segunda vitória do Santiago Muniz, o 11.o colocado no ranking, Rodrigo Saldanha, venceu bem sua primeira bateria na Praia Mole e segue na busca por uma vaga no grupo dos top-7 que se classificam para o Challenger Series 2024. Já o número 4, Rafael Teixeira, foi barrado no confronto que fechou a quarta-feira.

Outras surpresas do primeiro dia, foram as derrotas de dois vencedores do Layback Pro, o catarinense Luan Wood campeão no ano passado e o paulista Eduardo Motta de 2021.

Agora, o único que pode conseguir um bicampeonato inédito é Michael Rodrigues. Ele é um dos outros 32 cabeças de chave que vão estrear nesta quinta-feira. O segundo dia vai começar pela quinta bateria da segunda fase, com o catarinense Heitor Mueller defendendo a penúltima posição na lista classificatória para o Challenger Series, contra o paulista Wesley Leite e mais dois catarinenses, Matheus Navarro e Patrick Plachi. Na disputa seguinte, tem o último do G-7, Lucas Vicente, estreando contra Leo Casal, o cearense bicampeão brasileiro Messias Felix e Lucas Rosario.

Show garantido – Praticamente cada bateria terá alguém de destaque competindo, ou seja, é show de surfe garantido. Na quarta a entrar no mar na quinta-feira, estreia o maior nome da história do Layback Pro iniciada em 2021, Michael Rodrigues, cabeça de chave número 1 do campeonato.

Na seguinte, entra o líder do ranking, Ian Gouveia, com o campeão mundial Adriano de Souza, Jeverson Duarte e o recordista do primeiro dia, Thiago Camarão. Michael, Ian e Adriano, são três participantes que já fizeram parte da elite dos melhores surfistas do mundo da World Surf League.

Surfista olímpica – Serão mais 12 baterias para fechar a segunda fase masculina e fica a expectativa se a categoria feminina será iniciada na quinta-feira. A líder do ranking e nova atleta olímpica, Tainá Hinckel, estreia no Layback Pro logo na primeira bateria.

Ela já garantiu seu nome entre as três surfistas que o ranking da WSL South America classifica para o Challenger Series e a única que pode lhe tirar o título de campeã sul-americana de 2023/2024 é Sophia Medina. Mas, a irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina, só consegue isso se vencer o campeonato na Praia Mole e a Tainá não ter chegado nas quartas de final.

A Prefeitura de Florianópolis apresenta o LayBack Pro na Praia Mole, uma realização da Agência Esporte & Arte (AEA) e Swell Eventos. A etapa do QS 3000 masculina e feminina, é licenciada pela WSL Latin America para a Layback Park fechar a temporada 2023/2024 com patrocínio da TVBShorts, Corona, Oakberry e Real Estruturas; apoio da Evoke, D´Vicz Sorvetes, MB Marketing e Eventos, Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf da Praia Mole (ASPM); parceria de mídia do site Waves.com.br e produção da FIRMA na transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Resultados de quarta-feira no Layback Pro

Primeira Fase – 3.o=65.o lugar (160 pts) e 4.o=77.o lugar (134 pts):

1.a: 1-Igor Moraes (BRA), 2-Guilherme Luz (BRA), 3-Marcelo Trekinho (BRA)
2.a: 1-Santiago Muniz (ARG), 2-Wiggolly Dantas (BRA), 3-Marcell Neves (BRA)
3.a: 1-Gabriel André (BRA), 2-Felipe Oliveira (BRA), 3-Niccolas Padaratz (BRA), 4-Thiago Muller (BRA)
4.a: 1-Matheus Navarro (BRA), 2-Lucas Rosario (BRA), 3-Felipe Alves (BRA), 4-Takeshi Oyama (BRA)
5.a: 1-Messias Felix (BRA), 2-Luiz Mendes (BRA), 3-Caetano Vargas (BRA)
6.a: 1-Maximiliano Saenz (ECU), 2-Lucas Catapam (BRA), 3-Derek Adriano (BRA)
7.a: 1-Thiago Camarão (BRA), 2-Philippe Neves (BRA), 3-Felipe Ximenes (BRA)
8.a: 1-Marcos Correa (BRA), 2-Gabriel Junior (BRA), 3-Luan Wood (BRA), 4-Pedro Martins (BRA)
9.a: 1-Pericles Dimitri (BRA), 2-Hedieferson Junior (BRA), 3-Krystian Kymerson (BRA), 4-Gustavo Valentim (BRA)
10: 1-Wallace Vasco (BRA), 2-Alex Suarez (ECU), 3-Cristian Silva (BRA), 4-João Victor Scharnovski (BRA)
11: 1-Eric Bahia (BRA), 2-João Ferreira (BRA), 3-Eduardo Motta (BRA)
12: 1-Anderson da Silva (BRA), 2-Luã da Silveira (BRA), 3-Luy Arman (BRA)

Segunda fase – entrada dos 40 cabeças de chave:
———-3.o=33.o lugar (200 pts) e 4.o=49.o lugar (180 pts)
1.a: 1-Igor Moraes (BRA), 2-Alejo Muniz (BRA), 3-Vitor Ferreira (BRA), 4-Cauã Costa (BRA)
2.a: 1-Santiago Muniz (ARG), 2-Alex Ribeiro (BRA), 3-Alonso Correa (PER), 4-Guilherme Luz (BRA)
3.a: 1-Rodrigo Saldanha (BRA), 2-José Francisco (BRA), 3-Gabriel André (BRA), 4-Wiggolly Dantas (BRA)
4.a: 1-Felipe Oliveira (BRA), 2-Fernando Junior (BRA), 3-Rafael Teixeira (BRA), 4-Cauet Frazão (BRA)

Próximas baterias

Segunda fase – entrada dos 40 cabeças de chave:
———-3.o=33.o lugar (200 pts) e 4.o=49.o lugar (180 pts)):
5.a: Heitor Mueller (BRA), Wesley Leite (BRA), Patrick Plachi (BRA), Matheus Navarro (BRA)
6.a: Lucas Vicente (BRA), Leo Casal (BRA), Messias Felix (BRA), Lucas Rosario (BRA)
7.a: Daniel Adisaka (BRA), Ryan Kainalo (BRA), Maximiliano Saenz (ECU), Luiz Mendes (BRA)
8.a: Michael Rodrigues (BRA), Diego Aguiar (BRA), Kayki Araujo (BRA), Lucas Catapam (BRA)
9.a: Ian Gouveia (BRA), Adriano de Souza (BRA), Jeverson Duarte (BRA), Thiago Camarão (BRA)
10: Valentin Neves (BRA), Peterson Crisanto (BRA), Marcos Correa (BRA), Philippe Neves (BRA)
11: Luel Felipe (BRA), Lukas Camargo (BRA), Pericles Dimitri (BRA), Gabriel Junior (BRA)
12: Gabriel Klaussner (BRA), Kaue Germano (BRA), Gustavo Henrique (BRA), Hedieferson Junior (BRA)
13: Edgard Groggia (BRA), Weslley Dantas (BRA), Roberto Araki (CHL), Wallace Vasco (BRA)
14: Mateus Sena (BRA), Caio Costa (BRA), Eric Bahia (BRA), Alex Suarez (ECU)
15: Nacho Gundesen (ARG), Lucas Silveira (BRA), Anderson da Silva (BRA), João Ferreira (BRA)
16: Mateus Herdy (BRA), Samuel Joca (BRA), Uriel Sposaro (BRA), Luã da Silveira (BRA)

Primeira fase feminino – 3.a=17.o lugar (480 pts) e 4.a=25.o lugar (400 pts):
1.a: Tainá Hinckel (BRA), Maya Carpinelli (BRA), Julia Duarte (BRA)
2.a: Kalea Gervasi (PER), Kiany Hyakutake (BRA), Gabriely Vasque (BRA), Nicole Brait (POL)
3.a: Vera Jarisz (ARG), Daniella Rosas (PER), Pamella Mel (BRA)
4.a: Isabelle Nalu (BRA), Yanca Costa (BRA), Genesis Garcia (ECU)
5.a: Sophia Medina (BRA), Brianna Barthelmess (PER), Dominic Barona (ECU)
6.a: Melanie Giunta (PER), Juliana dos Santos (BRA), Alma Corgiolu (ARG)
7.a: Arena Rodriguez Vargas (PER), Luara Mandelli (BRA), Maria Amelia Autuori (BRA)
8.a: Laura Raupp (BRA), Silvana Lima (BRA), Alexia Monteiro (BRA)

Cartaz do Floripa Film Fest.

Floripa Film Fest – O Layback Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis começou na quarta-feira e nesta quinta-feira tem a estreia do Floripa Film Fest 2024, um Festival Internacional de Filmes de Surfe que promete marcar época na Ilha de Santa Catarina.

Serão mais de 30 produções sendo exibidas até sábado, em um telão com mais de 6 metros no Hotel Selina da Praia Mole e a entrada neste cinema ao ar livre é gratuita. Durante os três dias do Floripa Film Fest, acontecerão exposições fotográficas, feira de marcas locais, mostra artística e muita festa com shows ao vivo.

Na sexta-feira, 8 de março, tem a “Festa Oficial do Floripa Film Fest” no Layback Basement que fica no próprio Hotel Selina, com o coletivo de Djs Bolachada Vinil assinando a curadoria sonora. Os ingressos para a festa já estão à venda.

Programação do Floripa Film Fest na quinta-feira

17h00 – IN THE FAMILY OF THINGS – por Nathan Oldfield com Dave Rastovich
2.a exibição: BLUE TRAIN – por Gui Sodré com João Chumbinho e Samuel Pupo
3.a exibição: RUNNING DOWN A DREAM – por Busy Surfing com Petterson Thomaz
4.a exibição: OTHERWISE – por Pedro Calado e Mateus Werneck

18h40 – FÁBIO FABULOSO – por Pedro Cezar, Ricardo Bocão, Antonio Ricardo, Julio Adler e Marcelo Viana – com Fábio Gouveia

20h20 – SPICY KNIVES – por Jon Aspuru com Kepa Acero e Dane Gudauskas
2.a exibição: MUNDAKA LEGENDARY – por Jon Aspuru
3.a exibição: TEMPUS – por Seventy com Dario Costa e Mr. Wolthers
4.a exibição: BEGINNING OF THE END – por Caio Faria com Jessé Mendes
5.a exibição: TROPICALIENTE – por Luan Mello com Caetano Vargas
6.a exibição: QUE HAJA VENTO – por Bia Pinho com Brenno Brelviss

21h50 – SHOW DO THE BLACK HOLE JANNITORS – com Mickey Bernardoni