Challenger Series

Jacob Willcox assume ponta do ranking

Cole Houshmand vence segundo evento do Challenger Series na Austrália. Jacob Willcox tira liderança de Samuel Pupo.

0

A australiana Isabella Nichols e o norte-americano Cole Houshmand são os vencedores do Sydney Surf Pro, segunda parada do Challenger Series de 2023, encerrada na última segunda-feira (23). A dupla dominou as séries de seis a oito pés em North Narrabeen no dia das finais.

Menos de um mês após a decepção de ficar fora do corte e perder sua vaga no Championship Tour (CT), Isabella Nichols deu a volta por cima. Depois de um começo lento para sua campanha de requalificação na Gold Coast, Nichols mostrou seu nível de elite.

“Isso não é o que eu esperava no início desta semana”, diz Nichols. “Com toda honestidade, eu estava pensando em não vir a este evento, porque não estava com a cabeça no lugar. Foi um ano muito difícil para mim e minha confiança estava baixa, então é uma loucura estar aqui agora tendo vencido o evento. Eu apenas me cerquei de ótimas pessoas, com muita positividade e isso fez muita diferença.”

Na final, Nichols enfrentou a veterana companheira Sally Fitzgibbons, destaque em North Narrabeen durante toda a semana. Apesar de não ser considerada favorita, Nichols somou 13,84 pontos, com direito a uma onda excelente de 8,14. Com o título, pulou para o terceiro lugar no ranking.

“Eu estava muito ansiosa antes de levarmos algumas ondas enormes na cabeça. Foi bom finalmente para me desafiar, descobri muito sobre mim”, complementa Nichols.

Assim como Nichols, Sally Fitzgibbons perdeu seu lugar no CT após a metade da temporada, voltou para a Challenger Series e estabeleceu um alto padrão imediatamente. Com um terceiro lugar na Gold Coast e o vice em Sydney, ocupa a segunda posição na classificação geral.

“Este troféu é tão especial – é uma jornada difícil para chegar ao pódio hoje em dia”, diz Fitzgibbons. “O circuito feminino está em um lugar tão bom e há muitas mulheres que merecem estar aqui hoje. Adoro o apoio que recebemos dos locais, uma energia tão boa sendo enviada durante toda a semana”.

No masculino, o americano Cole Houshmand começou a campanha no Challenger Series com uma eliminação na primeira rodada na Gold Coast. Veio para North Narrabeen precisando de um grande resultado para colocar seu ano de volta nos trilhos. Morador de San Clemente, Cole, de 22 anos, contou com o apoio de seus amigos e comemorou a vitória inesperada ao lado da torcida.

“Estou meio sem palavras agora”, diz Houshmand. “Tudo funcionou ao meu favor e todo o trabalho duro está valendo a pena, estou muito feliz. Esse tour é insano, há tanto talento e tantas pessoas que merecem estar aqui. Então, chegar até aqui significa muito. Você entra em todos os eventos querendo vencer, mas não é tão fácil. Esses eventos são realmente desafiadores, então estou muito feliz por conseguir minha primeira vitória”.

Contra o local Jacob Willcox na final, Houshmand alcançou impressionantes 18,97 pontos, incluindo uma nota 9,80. Soma alta demais para Willcox.

“Adorei estar aqui em Narrabeen”, continua Houshmand. “Tivemos boas ondas o tempo todo e nos divertimos muito com a equipe local e todos os meninos com quem estou viajando. Com certeza voltarei”.

Jacob Willcox continuou seu ótimo começo na temporada 2023 da Challenger Series. Depois de perder por pouco a classificação para o CT em várias ocasiões, o goofy australiano chegou duas vezes nas finais neste Challenger Series. Com a quinta posição em Snapper Rocks e o vice em North Narrabeen, lidera o ranking da divisão de acesso.

“Ficar em segundo é difícil, mas ainda estou me sentindo muito bem com isso”, diz Willcox. “Estou em uma posição um pouco diferente agora. Foi realmente desafiador, mas foi incrível pegar um surfe poderoso. Foi bom surfar com Cole, ele estava quebrando a semana toda e estou muito feliz por estar sentado nesta posição agora”.

Ranking Masculino – Após a campanha ruim em Sydney, Samuel Pupo perdeu duas posições na corrida por vagas para o Championship Tour 2024.

Confira como está o ranking:

  1. Jacob Willcox (AUS) – 12.545 pontos
  2. Imaikalani deVault (HAV) – 11.120
  3. Samuel Pupo – 10.700
  4. Cole Houshmand (EUA) – 10.700
  5. Jett Schilling (EUA) – 7.985
  6. Jackson Baker (AUS) – 7.785
  7. Crosby Colapinto (EUA) – 7.785
  8. Marco Mignot (FRA) – 6.785
  9. Mikey McDonagh (AUS) – 6.640
  10. Frederico Morais (POR) – 6.445
  11. Jadson André – 6.445

Outros brasileiros: Michael Rodrigues (13º), Edgard Groggia (18º), Lucas Silveira (26º), João Chumbinho (já garantido no CT – 31º), Mateus Herdy (34º), Deivid Silva (45º), Leo Casal (48º), Alejo Muniz (51º), Ian Gouveia (61º), Ryan Kainalo (68º), Caio Ibelli (já garantido no CT – 73º) e Rafael Teixeira (73º)

Ranking Feminino – Após duas etapas, australianas e americanas dominam o Top 5 do Challenger Series:

  1. India Robinson (AUS) – 16.085
  2. Sally Fitzgibbons (AUS) – 13.885
  3. Isabella Nichols (AUS) – 13.320
  4. Sawyer Lindblad (EUA) – 9.700
  5. Alyssa Spencer (EUA) – 8.065
  6. Teresa Bonvalot (POR) – 8.065

As brasileiras vem mais atrás. Luana Silva está perto da linha de classificação, na 8ª posição. Silvana Lima é a 33ª, e Sophia Medina, a 38ª.

O Challenger Series volta em julho, com duas etapas, em Ballito (África do Sul) e Huntington Beach (Califórnia / EUA).