Challenger Series 2023

WSL divulga calendário

World Surf League divulga calendário da Challenger Series 2023. Primeira prova acontece em maio, na Austrália e o encerramento rola em outubro em Saquarema (RJ).

0
The Boost Mobile Gold Coast Pro Presented by GWM abre a Challenger Series em Queensland, Austrália.

A World Surf League (WSL) divulgou nesta segunda-feira a programação da Challenger Series 2023, com o calendário para que os surfistas tenham chance de se classificar para a elite do Championship Tour (CT) de 2024.

A Challenger Series 2023 começa após a conclusão da parada nº 5 no CT (o Western Australia Margaret River Pro), com dois eventos na Austrália: o Boost Mobile Gold Coast Pro e o GWM Sydney Surf Pro. A prova brasileira, Corona Saquarema Pro, acontece de 14 a 21 de outubro e encerra a série.

Ballito Pro presented by O’Neill, terceira parada na África do Sul.

Depois da Austrália, os surfistas se reúnem novamente em julho em Ballito, África do Sul, seguido pelo US Open of Surfing apresentado por Pacifico, que retorna ao seu local programado regularmente no final de julho.

A série termina em outubro com eventos em Portugal e no Brasil, sendo que os 10 primeiros classificados masculinos e as cinco primeiras classificadas femininas se qualificam para se unir aos melhores surfistas do mundo no 2024 Championship Tour. Os competidores contarão seus quatro melhores resultados nas seis provas.

Para 2023, as vagas da Challenger Series serão reduzidas de 96 para 80 entre homens, e 64 para 48 mulheres, permitindo que as competições aproveitem os ciclos de ondulação mais ideais em cada local.

A maior parte da redução vem da alocação prévia para os surfistas do CT que fizeram o Mid-season Cut. A partir desta temporada, os surfistas do CT não serão obrigados a competir em dois eventos da Challenger Series, porém, eles podem se inscrever para um evento wildcard se quiserem competir.

EDP Vissla Pro Ericeira presented by Estrella Galicia, penúlltima etapa.

Os 12 homens e sete mulheres no CT que ficarem abaixo da linha de corte e perderem a requalificação do CT no início da temporada se classificarão automaticamente para todos os eventos da Challenger Series.

“Depois de um início empolgante na temporada 2023 do Championship Tour, é ótimo anunciar a programação da Challenger Series”, disse Jessi Miley-Dyer, chefe de esportes da WSL.

“Esses seis eventos desempenham um grande papel na  escala para o 2024 Championship Tour, oferecendo um caminho para novos talentos ingressarem no CT e uma segunda chance para os surfistas do CT que perderam o Mid-season Cut para voltar ao Tour. Com os limites de vagas, todos os competidores estarão focados na qualificação do CT e também poderemos aproveitar ao máximo as melhores condições de cada local, por isso estou animada para ver como esses eventos se desenrolam. ”, disse a dirigente.

A Challenger Series, segunda de uma estrutura de competição de três níveis, receberá 80 homens e 48 mulheres em cada evento, composto por atletas das seguintes categorias:

– 12 homens e sete mulheres do CT que não fizeram o corte de meia-temporada
– 10 homens e cinco mulheres do ranking da Challenger Series do ano anterior
– Três homens e duas mulheres que foram surfistas do CT na temporada anterior que não se requalificaram nem para o CT nem para a Challenger Series,
– 49 homens e 30 mulheres alocados pelas sete regiões da WSL (Austrália/Oceania, Ásia, África, Europa, Havaí/Tahiti Nui, América do Norte e América Latina)
– O campeão mundial júnior masculino de 2022
= A campeã mundial júnior feminina de 2022
– Cinco wild-cards masculinos e três femininos por evento.

Saquarema decide o Challenger Series na temporada.

Calendário da WSL Challenger Series 2023

Boost Mobile Gold Coast Pro Presented by GWM (Queensland, Austrália): Maio 6 – 13, 2023
GWM Sydney Surf Pro Presented by Bonsoy (New South Wales, Austrália): Maio 17 – 24, 2023
Ballito Pro Presented by O’Neill (KwaZulu-Natal, África do Sul): Julho 2 – 9, 2023
US Open of Surfing Presented by Pacifico (Huntington Beach, EUA): Julho 29 – 6 Agosto
EDP Vissla Pro Ericeira Presented by Estrella Galicia (Ericeira, Portugal): Outubro 1 – 8, 2023
Corona Saquarema Pro (Rio de Janeiro, Brasil): Outubro 14 – 21, 2023