Tóquio 2020

Por dentro do surfe olímpico

Confira lista com informações úteis sobre a estreia do surfe nas Olimpíadas de Tóquio.

0
Time japonês durante evento classificatório em El Salvador.

Sonho antigo

O havaiano Duke Kahanamoku, nadador olímpico com medalha de ouro e pai do surfe moderno, sonhou pela primeira vez com a inclusão do surfe há mais de um século.

Nos Jogos Olímpicos de 1912 em Estocolmo, Duke expressou o desejo de que seu amado esporte fosse incluído nos Jogos. Revelações recentes até sugeriram que Duke pode ter feito uma exibição de surfe para os espectadores em Estocolmo.

Depois de mais de 20 anos de campanha, em 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a inclusão do surfe nos Jogos Olímpicos. O sonho de Duke foi realizado.

Quem está competindo?

Vinte homens e vinte mulheres fizeram história e se tornaram os primeiros surfistas olímpicos. Com atletas vindos de todos os cinco continentes e 18 países diferentes, a primeira turma de surfistas olímpicos representará a natureza global do esporte.

As baterias

A primeira rodada do surfe em Tóquio 2020 será sem eliminação e contará com cinco baterias de quatro surfistas cada. Veja o formato completo e todos os confrontos da primeira fase aqui.

O local

A competição acontecerá na praia de Tsurigasaki, na província de Chiba, ao Leste de Tóquio. Tsurigasaki é conhecido como um dos picos mais consistentes do país, com um fundo de areia de qualidade entre dois molhes.

O cronograma

A janela da competição acontecerá de 25 de julho a 1 de agosto. Se as condições permitirem, a competição pode durar apenas quatro dias, prazo total necessário para que seja realizada.

Sistema de qualificação do surfe

Os 40 surfistas olímpicos se classificaram por meio de um sistema que incluiu quatro eventos: o WSL Championship Tour (CT) 2019, os Jogos Mundiais de Surfe ISA 2021 e 2019 e os Jogos Pan-americanos de Lima 2019.

Paris 2024 e além

O COI já confirmou que o surfe fará parte dos Jogos de Paris em 2024, com a competição no Taiti. A ISA planeja pressionar pela inclusão do surfe nos Jogos de 2028.