Olimpíadas 2024

Caroline Marks conquista vaga

Norte-americana Caroline Marks derrota Caitlin Simmers na segunda bateria do WSL Finals e conquista vaga dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

0
Caroline Marks durante Mundial da ISA 2023.

A campeã mundial da WSL 2023, Caroline Marks, confirmou sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Será a segunda participação da norte-americana, que disputou os jogos de Tóquio 2020. Marks garantiu a classificação após derrotar a Caitlin Simmers (EUA) na segunda bateria do WSL Finals.

O Tour 2023 concede vagas de qualificação para Paris 2024 aos dez melhores homens e às oito melhores mulheres, com um limite de dois surfistas por gênero, por nação.

Marks venceu recentemente a etapa da WSL de Teahupoo, Tahiti Pro, e entra com outra chance de medalha, já que Amuro Tsuzuki (JAP) a derrotou na disputa pela medalha de bronze no Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Há uma vaga feminina extra para a equipe dos EUA, já que conseguiram uma boa campanha no Mundial da ISA 2022. Caitlin ainda tem chance de representar seu país em Paris 2024. O processo de seleção será decidida pelo USA Surfing e pelo Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (CON).

Marks se junta as surfistas classificadas Brisa Hennessy (CRC), Carissa Moore (EUA), Johanne Defay (FRA), Molly Picklum (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Teresa Bonvalot (POR) e Tyler Wright (AUS).

Do lado masculino os classificados via CT são Ethan Ewing (AUS), Filipe Toledo (BRA), Griffin Colapinto (EUA), Jack Robinson (AUS), João Chianca (BRA), John John Florence (EUA) , Jordy Smith (AFS), Matthew McGillivray (AFS), Kanoa Igarashi (JAP) e Leonardo Fioravanti (ITA).

Todas as vagas conquistadas para Paris 2024 estão sujeitas à nomeação pelo respectivo Comitês Olímpicos Nacionais e ao cumprimento dos Requisitos de Elegibilidade Olímpica da ISA.

“Parabéns a cada um dos incríveis surfistas que se classificaram no Tour. Estou muito animado para ver o que esses atletas incríveis trarão para as ondas de classe mundial de Teahupoo durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Também mal posso esperar para ver os muitos surfistas que estarão à altura da ocasião e ocuparão o seu lugar ao lado de cada um dos já qualificados quando os Mundial da ISA 2024, em Porto Rico, acontecer em fevereiro do próximo ano”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA.

Atletas classificados 

Homens

Via WSL

Ethan Ewing (EUA)

Filipe Toledo (BRA)

Griffin Colapinto (EUA)

Jack Robinson (EUA)

João Chianca (BRA)

John John Florence (EUA)

Jordy Smith (AFS)

Matthew McGillivray (AFS)

Kanoa Igarashi (JAP)

Leonardo Fioravanti (ITA)

Via Mundial da ISA 2023

Alan Cleland Jr (MEX)

Billy Stairmand (NZL)

Kauli Vaast (FRA)

Reo Inaba (JAP)

Mulheres

Via WSL

Brisa Hennessy (CRC)

Carissa Moore (EUA)

Caroline Marks (EUA)

Johanne Defay (FRA)

Molly Picklum (EUA)

Tatiana Weston-Webb (BRA)

Teresa Bonvalot (POR)

Tyler Wright (EUA)

Via Mundial da ISA 2023

Saffi Vette (NZL)

Sarah Baum (AFS)

Shino Matsuda (JPN)

Vahine Fierro (FRA)