Jogos Olímpicos 2024

Quem já sonha com medalha

Formação das equipes para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 avançam e faltam poucas vagas para serem preenchidas.

0
Filipe Toledo na toca em Teahupoo, sede das Olimpíadas de 2024.

Os Jogos Olímpicos de Paris acontecem nos dias 26 de julho a 11 de agosto de 2024 e a modalidade de surfe vai acontecer em Teahupoo, com a presença de 48 surfistas – 24 homens e 24 mulheres. O tempo até ao início do evento vai ficando cada vez mais curto e as equipes de cada país vão ficando cada vez mais completas, faltando apenas algumas vagas a serem preenchidas.

Assim, vários dos atletas já qualificados, bem como as equipes nacionais, começam a intensificar a sua preparação.

No mês passado, houve treinos de preparo para os Jogos Olímpicos em Teahupoo, uma onda desafiante que requer muito treino para ser surfada em segurança e com sucesso. Até surfistas experientes e com anos de treino e competição no Taiti, como Tyler Wright, Carissa Moore e Kauli Vaast, não escondem que a onda é intimidadora.

Os participantes foram: Aland Cleland (México), Bryan Perez (El Salvador), Candelaria Resano (Nicarágua), Saffi Vette (Nova Zelândia), Shino Matsuda (Japão), Billy Stairmand (Nova Zelândia), Cody Young (Canadá), Lucca Mesinas (Peru), Sol Aguirre (Peru), Leilane McGonagle (Costa Rica) e Tiara van der Huls (Holanda).

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ISA (@isasurfing)

Equipe brasileira com base em Saint-Ouen

A equipe francesa, composta por Kauli Vaast, Johanne Defay e Vahine Fierro, começa agora a intensificar sua preparação.

Também a equipe brasileira, composta por Filipe Toledo, João Chianca e Tatiana Weston-Webb, aproveitou a décima etapa do CT 2023, que rolou em Teahupoo, para promover um apronto pré-olímpico, apoiado pelo Comitê Olímpico do Brasil, que instalou numa pousada da região uma estrutura onde os atletas pudessem treinar.

Atletas ficarão hospedados num navio cruzeiro

Os 48 surfistas ficarão hospedados no cruzeiro Aranui, que ficará ancorado em Teahupoo.

É um cruzeiro com capacidade para 254 passageiros, e aparentemente a única opção viável a menos de 45 minutos do local da prova, como o regulamento dos Jogos Olímpicos de 2024 exigia.

O cruzeiro não foi a primeira opção para o alojamento dos surfistas – inicialmente os atletas ficariam instalados no Hotel Puuniu, que esteve fechado durante 26 anos, mas as reparações necessárias não foram feitas a tempo.

Será feito um estudo de impacto ambiental sobre esta solução, e segundo o Ministro da Juventude e Desporto Nahema Temarii, serão fornecidas “ações para equilibrar a possível emissão de carbono”. Além disso, foi também anunciada a construção de uma nova torre de juízes, no valor de E$ 4,6 milhões, para substituir a torre de madeira utilizada do CT.

Atletas classificados

Masculino
Ethan Ewing (AUS)
Jack Robinson (AUS)
Filipe Toledo (BRA)
João Chianca (BRA)
Leonardo Fioravanti (ITA)
Kanoa Igarashi (JAP)
Reo Inaba (JAP)
Matthew McGillivray (AFR)
Jordy Smith (AFR)
Griffin Colapinto (EUA)
John John Florence (EUA)
Alan Cleland (MEX)
Kauli Vaast (FRA)
Stairmand (NZL)

Feminino
Tyler Wright (AUS)
Molly Picklum (AUS)
Brazil Tatiana Weston-Webb (BRA)
Brisa Hennessy (CRC)
Johanne Defay (FRA)
Vahiné Fierro (FRA)
Teresa Bonvalot (PRT)
Carissa Moore (EUA)
Sarah Baum (AFR)
Shino Matsuda (JAP)
Saffi Vette (NZL)

Fonte Surftotal