Longboard & SUP Surf

Sphaier e Atalanta vencem em Linhares

Rodrigo Sphaier e Atalanta Batista vencem o Longboard & SUP Surf na Praia do Ipiranga, Linhares (ES). Adriano Trinca Ferro e Gabi Sztamfater levam na categoria SUP Surfe.

0
Rodrigo Sphaier vence em terras capixabas.Divulgação
Rodrigo Sphaier vence em terras capixabas.

A praia do Pontal do Ipiranga em Linhares (ES) foi palco da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard. Foram quatro dias de boas ondas com mais de 100 atletas divididos nas categorias longboard Masculino e Feminino, Sub-18, 35 + e 50 +. SUP Surfe Masculino e Feminino, Junior e 35 + que deram um show de manobras com belas exibições e muita disputa pelos importantes pontos, um lugar mais alto no pódio e alguns reais a mais na conta.

A categoria Longboard Masculino foi disputada por dois atletas reconhecidos no cenário mundial. O carioca Rodrigo Sphaier abriu a bateria com uma esquerda, mandou um hang five no crítico e finalizou com uma manobra muito forte na junção somando 8 pontos, em seguida Jefson Silva encontrou uma intermediária onde fez um bico com muito estilo e recebeu nota 5,83, depois Jefson encontrou uma esquerda, aplicou um hang five no crítico com um alto grau de dificuldade e fez o segundo high score da bateria, nota 9,50, para assumir a liderança do confronto. E já nos minutos finais, Rodrigo achou uma onda salvadora que rendeu 7,93 a virada na bateria e o título de campeão da primeira etapa.

“Vencer sempre é difícil, estar com esses caras dentro d’água é certeza de uma boa disputa. Tive sorte de achar uma primeira onda boa, estava ventando um pouco, muita corrente, mas é uma dificuldade que temos que superar no surfe. Com o alto nível de surfe foi mais uma bateria decidida nos minutos finais. Estou muito feliz. Vamos nessa com tudo para mais um evento aqui no Espírito Santo”, diz o campeão Rodrigo Sphaier que sai do Pontal de Ipiranga como líder do ranking.

A pernambucana Atalanta Batista sagrou-se campeã em uma das principais categorias do evento ao derrotar na final a paulista Luana Soares. Com ondas fechando, as duas melhores atletas da competição não conseguiram repetir a mesma performance das baterias anteriores. Luana iniciou na liderança com uma nota 5 e em seguida arrancou 3,67 deixando Atalanta na segunda colocação, após 10 minutos de bateria a pernambucana encontrou uma boa direita onde executou um bico e conseguiu a conexão para finalizar sua onda, assumir a liderança e faturar o título.

Atalanta leva o troféu após boa apresentação.Divulgação
Atalanta leva o troféu após boa apresentação.

“Estou muito feliz com essa vitória, o mar estava um pouco difícil, mas eu consegui pegar duas boas ondas. A Luana é uma atleta muito boa da nova geração que está na elite do surfe mundial, mas eu venho treinando muito, me dediquei muito e graças a Deus deu tudo certo”, comemora Atalanta.

A final do SUP Surfe Masculino foi decidida por dois grandes nomes da atualidade em uma bateria de muitos ‘vira-viras’. Adriano Trinca Ferro foi o grande campeão com a diferença de apenas um ponto em cima do paulista Alex Salazar.

Adriano Trinca Ferro em ação.Divulgação
Adriano Trinca Ferro em ação.

“Estou muito feliz por ter conseguido encontrar as ondas em uma bateria disputada com um atleta tão forte, campeão do mundo. Agora vou me preparar para a próxima etapa, na semana que vem. Vamos com tudo de olho no ranking. Está até difícil de falar, estou muito emocionado. Obrigada Espírito Santo!”, relata o catarinense Trinca Ferro.

Na SUP Surfe Feminino domínio total da atleta paulista Gabi Sztamfater que mostrou total conhecimento do pico e uma rápida adaptação àquelas condições para vencer a etapa e deixar a cearense Kilvia Cardoso na segunda colocação.

Gabi Sztamfater faz bonito e leva o caneco.Divulgação
Gabi Sztamfater faz bonito e leva o caneco.

“Estou me sentindo bem cansada. O mar está difícil, vento e correnteza muito fortes. Em uma bateria com 25 minutos a gente tem mais tempo para pensar, para escolher as melhores ondas, foi isso que eu fiz e deu certo. Estou muito feliz”, expõe Gabi Sztamfater.

O desempenho dos competidores foi excepcional. Manobras incríveis, estilos impecáveis e uma sincronia perfeita com as ondas encantaram os espectadores presentes. A praia do Pontal do Ipiranga proporcionou o cenário perfeito para a competição de alto nível, com ondas desafiadoras e boas condições para os longboarders.

Resultado das demais categorias no site.

Longboard Masculino

1. Rodrigo Sphaier (RJ)

2. Jefson Silva (SP)

3. Carlos Bahia (SP)

3. Antônio Robles (RN)

Longboard Feminino 

1. Atalanta Batista (PE)

2. Luana Soares (SP)

3. Evelin Neves (RJ)

3. Kate Brandi (SP)

SUP Surfe Masculino

1. Adriano Trinca Ferro (SC)

2. Alex Salazar (SP)

3. Bruno Medeiros (ES)

3. Leonardo Gimenes (SP)

SUP Surfe Feminino

1. Gabi Sztamfater (SP)

2. Kilvia Cardoso (CE)

3. Aline Adisaka (SP)

3. Kate Brandi (SP)

Longboard Masculino Sub-18

1. Daniel Batista (PE)

2. Antonio Robles (RN)

3. Miguel Ferro (RN)

Longboard Feminino Sub-18

1. Julia Vianna (RJ)

2. Katellyn Oliveira (SP)

3. Melissa Benatti (SP)

3. Sol Tostes (CE)

SUP Masculino Sub-18

1. Vinicius Barbosa (ES)

2. Pedro Veiga (BA)

Longboard Masculino 35+

1. Jonas Lima (SP)

2. Robson Fraga (SE)

3. Frederico Medeiros (RN)

3. Gabriel Aguirre (RN)

SUP Masculino 35+

1. Adriano Trinca Ferro (SC)

2. Jonas Lima (SP)

3. Gilsinho (ES)

3. Ricardo Casselhas (SP)

Longboard Masculino 50+

1. Daniks Fischer (SP)

2. Marcelo Bibita (CE)

3. Marcio Costa (PR)

3. Fabiano Malavasi (SP)