Elite do Surfe

WSL divulga calendário

CT 2023 começa em janeiro no Havaí, Surf Ranch retorna ou tour e Trestles sedia mais uma vez o WSL Finals.

0
O Surf Ranch volta a sediar uma etapa do CT em 2023.

A WSL divulgou o calendário da elite do surfe mundial para 2023. Assim como neste ano, a temporada terá 11 etapas, com o WSL Finals definindo os campeões mundiais pela terceira vez seguida em Trestles, Califórnia (EUA). G-Land, na Indonésia, sai do circuito e dá lugar ao Surf Ranch, piscina de ondas de Kelly Slater que volta a sediar uma prova dos melhores do mundo.

O CT 2023 começa em Pipeline, Havaí, no final de janeiro. Na sequência os atletas competem em Sunset, pico localizado também na meca do surfe mundial. Portugal e Austrália (Bells Beach e Margaret River) completam a primeira metade do tour. Logo após haverá o corte, e apenas 24 dos 36 homens e 12 das 18 mulheres que iniciaram o ano na elite permanecerão na briga pelos títulos mundiais.

A etapa do Surf Ranch é a sexta do ano, e abre a segunda metade da temporada. El Salvador recebe os tops logo depois, e a prova brasileira, em Saquarema, acontece na sequência. África do Sul e Taiti finalizam a fase classificatória para o WSL Finals, prova que acontecerá pelo terceiro ano seguido em Trestles. O CT 2023 definirá 18 das 48 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (10 homens e 8 mulheres).

“Estamos orgulhosos com a nova estrutura que desenvolvemos e vimos que foi um grande sucesso ao longo da temporada”, disse Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da WSL. “O calendário de 2023 oferece a melhor plataforma possível e continuará impulsionando o melhor surfe do mundo. Foi incrível ver as mulheres voltarem a competir no Taiti depois de 16 anos e em 2023 todas as etapas serão combinadas com as categorias masculina e feminina novamente e com igualdade na premiação para homens e mulheres”.

“Após o incrível momento e marcos históricos que atingimos em 2022, seguiremos construindo nossa plataforma global para progredir e elevar o surfe profissional em todo o mundo”, disse Erik Logan, CEO da WSL. “Testamos o novo formato do circuito pela primeira vez esse ano e fortaleceremos ainda mais o esporte por meio do Championship Tour totalmente combinado no próximo ano, que também vai classificar os primeiros 18 surfistas para os Jogos Olímpicos de 2024”.

Calendário do CT 2023

Pro Pipeline (Havaí): 29 de janeiro a 10 de fevereiro

Pro Sunset Beach (Havaí): 12 a 23 de fevereiro

Pro Portugal (Portugal): 8 a 16 de março

Pro Bells Beach (Austrália): 4 a 14 de abril

Margaret River Pro (Austrália): 20 a 30 de abril

Corte no meio da temporada: de 36 homens e 18 mulheres para 24 homens e 12 mulheres.

Surf Ranch Pro (EUA): 27 a 28 de maio

El Salvador Pro (El Salvador): 9 a 18 de junho

Rio Pro (Brasil): 23 de junho a 1º de julho

Open J-Bay (África do Sul): 13 a 22 de julho

Tahiti Pro (Polinésia Francesa): 11 a 20 de agosto

Decisão dos títulos mundiais

WSL Finals (Lower Trestles, EUA): 7 a 15 de setembro