Pro Trestles

7 momentos memoráveis

Waves relembra 7 momentos inesquecíveis da etapa do CT em Trestles, Califórnia (EUA), de 1989 até a atualidade.

0

Rip Curl WSL Finals já começou e todos os olhos estão voltados para o que vai acontecer em Trestles. Com o evento confirmado nesta terça-feira (14), o Waves lista alguns momentos memoráveis, que contam a história dos campeonatos de surfe nessa onda icônica da Califórnia (EUA).

1 – Christian Fletcher vence com aéreos em 1989

Christian Fletcher é um dos muitos talentosos surfistas criados em Lowers. Sua vitória contra Jeff Booth, em 1989, marcou o início do reconhecimento global das manobras aéreas. Fletcher venceu principalmente com aéreos e isso mexeu com a mentalidade competitiva no final dos anos 1980.

2 – Kelly Slater vence seu primeiro campeonato profissional

Kelly Slater é o cara que mais venceu títulos da etapa do CT em Trestles. Ele tem seis deles. Mas muito antes disso, já arrepiava nas ondas de Lowers. Sua vitória em 1990 foi como uma festa de debutante. Era sua primeira vitória no cenário profissional e o colocou no mapa como o futuro melhor surfista do mundo.

3 – Bob Hurley oferece 100 mil para o campeão

Em 2009, quando a Hurley passou a ser a patrocinadora do campeonato em Lowers, deu-se início a uma grande onda de mudanças no surfe profissional. A empresa ofereceu uma premiação histórica de U$100 mil para o vencedor, no caso, Mick Fanning. Antes disso, os vencedores de uma etapa do mundial, geralmente, levavam para casa U$40.000.

4 – Primeiro campeonato feminino do WCT em Trestles

A onda de Trestles virou palco de uma etapa masculina do circuito mundial no ano 2000. Mas foi somente em 2014 que as melhores surfistas do mundo também puderam competir na onda de alta performance da costa californiana. Naquele ano o caneco ficou com a australiana Stephanie Gilmore.

5 – Aéreo reverso insano de Kelly Slater

Em 2015, durante uma bateria do Round 5 contra o australiano Mick Fanning, Kelly Slater mais uma vez mostrou sua magia. Apesar de não ter sido bem pontuado tecnicamente pelos juízes, este aéreo impressionou a todos que acompanhavam o evento.

6 – Filipe Toledo se torna o primeiro brasileiro a vencer em Trestles

A onda de Trestles sempre combinou com o estilo de surfe de Filipe Toledo. Depois que Filipinho mudou-se com a família para a região e passou a surfar constantemente em Lowers, ficou ainda mais fácil se desenvolver naquela onda.

Em 2017, o brasileiro coroou esta sintonia com uma vitória eletrizante contra o sul-africano Jordy Smith. Antes dele, Filipinho derrotou Kolohe Andino e John John Florence.

7 – Silvana Lima também vence e confirma dobradinha brasileira

Silvana Lima também surfou muito em 2017. Com um bom jogo aéreo, ela deixou pelo caminho Stephanie Gilmore e Lakey Peterson. Na final, contra a australiana Keely Andrew, a brasileira tirou duas notas acima dos 8 pontos e confirmou a vitória, sua segunda no Tour.