Rip Curl WSL Finals

Tudo pronto em Trestles

Saiba tudo sobre a final única e inédita que decidirá os campeões mundiais a partir de 9 de setembro em Trestles, Califórnia (EUA).

0
Final inédita rola em Trestles, Califórnia (EUA).

Pela primeira vez em 45 anos de história, os títulos mundiais serão disputados pelos top 5 do Ranking e quatro surfistas da seleção brasileira da WSL estão na briga. O inédito Rip Curl WSL Finals será realizado no melhor dia do mar no período de 9 a 17 de setembro, nas ondas de alta performance de Lower Trestles, em San Clemente, na Califórnia (EUA).

Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo, encabeçam o ranking masculino e serão os últimos a entrar no sistema mata-mata da competição. Tatiana Weston-Webb é a vice-líder e vai disputar a bateria que definirá a adversária da líder, Carissa Moore, na decisão do título feminino.

Diferente dos outros anos, desde o primeiro Circuito Mundial de Surfe Profissional em 1976, os campeões da temporada não serão os que terminaram em primeiro lugar no ranking. A WSL está inaugurando esse ano uma nova era para o esporte, com os cinco melhores tendo a chance de disputar o título mundial em um evento especial.

Gabriel Medina está garantindo na grande final entre os homens.

Os top 5 e as top 5 do CT foram definidos na sétima etapa do ano, o Open Mexico, encerrado no último dia 13. Os rankings computaram os cinco melhores resultados de cada atleta nas sete etapas.

“Todas as atenções estão voltadas para o Rip Curl WSL Finals e estamos muito animados em terminar a temporada de 2021 coroando os campeões mundiais em Lower Trestles”, disse Jessi Miley-Dyer, gerente geral de circuitos e competições da WSL. “Será um dia histórico para o surfe, com os títulos mundiais masculino e feminino sendo decididos no mesmo dia, pelos cinco melhores surfistas de cada categoria. Não vejo a hora de chegar o evento para ver quem irá levar o título mundial para casa”.

Os líderes dos rankings, Gabriel Medina e Carissa Moore, possuem as maiores chances de conquistar os títulos, pois terão o privilégio de disputar uma melhor de três baterias, contra quem passar pelos outros confrontos mata-mata. A primeira medalhista de ouro da história do surfe nas Olimpíadas vai tentar seu quinto título e Gabriel Medina pode se tornar o sexto surfista a ser campeão três vezes nos 45 anos do Circuito Mundial.

Se conseguir, será um tricampeonato consecutivo do Brasil. O próprio Medina ganhou o primeiro em 2014 e Adriano de Souza já venceu o segundo no ano seguinte. O bicampeonato se repetiu com Gabriel em 2018 e o medalhista de ouro Italo Ferreira em 2019.

Carissa Moore aguarda adversária para a grande final.

Neste ano, ainda tem Filipe Toledo buscando seu primeiro título. Ele mora em San Clemente, na Califórnia e conhece muito bem as ondas de Trestles. Filipe chegou nas semifinais das três últimas etapas do CT nessa praia, ficando em terceiro lugar nas duas primeiras e ganhando a última em 2017, numa dobradinha brasileira no alto do pódio com Silvana Lima.

Decisão do títulos – A batalha pelo título mundial de 2021 vai começar com um duelo entre o quarto e quinto colocados no ranking, o norte-americano Conner Coffin e o australiano Morgan Cibilic, respectivamente. Quem passar, enfrenta Filipe Toledo e o vencedor vai disputar com Italo Ferreira a vaga para a decisão do título com Gabriel Medina em uma melhor de três baterias.

Em 2019, o campeão foi definido na última bateria do ano também, com Italo ganhando o título decidido na final contra Medina no Billabong Pipe Masters. Nesse evento, foi registrada a maior audiência mundial de fãs acompanhando o último dia da competição. A expectativa é que isso se repita no dia que acontecer na final única, no período de 9 a 17 de setembro.

Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb estão entre os finalistas.

Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb pela primeira vez terminou uma temporada em segundo lugar no ranking e tentará um inédito título feminino para o Brasil. A batalha será duríssima, não só para ela, mas para qualquer surfista, conseguir ganhar uma melhor de três baterias com a tetracampeã mundial e medalhista olímpica Carissa Moore.

Para chegar na decisão do título com a havaiana, Tatiana terá que derrotar a vencedora do duelo da terceira do ranking, Sally Fitzgibbons, com quem passar pelo primeiro confronto feminino, da também australiana e heptacampeã mundial, Stephanie Gilmore, com a francesa Johanne Defay. A brasileira terá que se superar, pois todas as quatro finalistas têm vantagem em baterias disputadas com ela em etapas do CT.

Transmissão – A janela de realização do Rip Curl WSL Finals vai de 9 a 17 de setembro e a decisão dos títulos acontecerá no melhor dia de ondas deste período. O evento será transmitido ao vivo no site, no canal e pelo aplicativo grátis da WSL. Acompanhe a cobertura completa no nosso site e nas redes sociais do Waves.

Gabriel Medina e Italo Ferreira conquistaram as primeiras posições no Ranking do CT.