Tahiti Pro

Vitória solitária

Italo Ferreira é o único a vencer na abertura do Tahiti Pro, mas Brasil garante oito atletas no terceiro round.

0
Italo Ferreira tem a melhor apresentação do primeiro dia do Tahiti Pro.

As ondas pesadas e tubulares ainda não deram as caras em Teahupoo, mas o primeiro dia do Tahiti Pro foi movimentado neste sábado (24), com oito brasileiros classificados para a terceira fase do evento válido pela sétima etapa do Championship Tour.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Foram disputadas todas as baterias do primeiro round e o destaque ficou por conta da atuação consistente de Italo Ferreira, que não tomou conhecimento do havaiano Sebastian Zietz e do wildcard local Kauli Vaast na quarta bateria do dia.

Depois de um início lento, o brasileiro entubou fundo e finalizou a onda com um cutback e uma rasgada no seco, anotando 7.83 pontos, a maior nota do round de abertura. Com mais 4.33 no somatório, ele avançou em primeiro lugar. O taitiano Kauli Vaast, que compete pela França, ficou segundo com 5.00 e 2.07.

“Foi uma bateria dura”, afirma Italo. “Estava difícil ficar deep, mas estou contente em ter surfado aquela onda. Também não é fácil competir quando as condições estão assim. Assisti ao Kauli nos últimos dias e ele sempre estava pegando as melhores ondas, o que torna esta vitória ainda mais especial”, acrescenta.

Atual campeão do evento, Gabriel Medina garante vaga na terceira fase.

As condições não foram as ideais em Teahupoo, com swells de diferentes direções agindo ao mesmo tempo e oferecendo poucos tubos. Em ondas de até 1,5 metro, foi preciso técnica e paciência para encontrar os canudos, mas o dia foi marcado por somatórios baixos.

Enquanto Italo venceu sua bateria, Gabriel Medina, Jadson André, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Yago Dora, Deivid Silva e Willian Cardoso conseguiram avançar em segundo lugar. Já Peterson Crisanto, Caio Ibelli, Michael Rodrigues e Jessé Mendes vão disputar a repescagem.

Atual campeão do evento, Gabriel Medina passou longe de brilhar em Teahupoo, mas fez o dever de casa e anotou 6.13 pontos na bateria vencida pelo australiano Soli Bailey, que fez a sua estreia na bancada taitiana.

“É ótimo começar o evento com uma vitória”, comenta Bailey. “Ajuda na confiança. A curva do aprendizado é gigante quando se está na primeira temporada do Tour. Tive alguns bons momentos, mas ainda estou tentando assimilar algumas coisas. Ainda tem muito pela frente e espero alcançar um bom resultado aqui em Teahupoo”, finaliza o rookie.

Adriano de Souza avança em Teahupoo e Caio Ibelli encara repescagem.

Vice-líder do ranking, Filipe Toledo travou uma batalha acirrada contra o francês Joan Duru na quinta bateria do dia. O brasileiro soltou manobras afiadas, mas Duru foi mais letal de frontside e venceu a disputa, mandando o wildcard havaiano Tyler Newton para a repescagem.

Também de frente para a onda, Jadson André, Yago Dora e Deivid Silva ficaram à vontade em Teahupoo e tiveram boas apresentações. Eles só não venceram porque encontraram adversários inspirados, mas estão garantidos na terceira fase.

Jadson ficou em segundo na bateria vencida pelo especialista em tubos Ace Buchan. Yago foi agressivo nas rasgadas, mas acabou superado por Kolohe Andino, líder do Tour. Já Deivid começou a bateria de maneira arrasadora, mas viu Kelly Slater, cinco vezes campeão no Taiti, virar no final.

“Conseguir duas notas boas para avançar em Teahupoo pode ser rápido e aqui é um campo de batalha pequeno”, diz Slater. “As ondas estavam instáveis, tive um início bem lento e estava começando a ficar frustrado. Mas todos tiveram as mesmas oportunidades. Feliz por ter vencido e esperamos ver Teahupoo com grandes tubos nos próximos duas”, completa o 11 vezes campeão mundial.

Jadson André ataca as esquerdas com precisão.

Previsão Segundo a previsão oficial do evento, a ondulação deve manter tamanho no domingo (25) e segunda-feira (26), mas a direção do swell fica mais favorável para Teahupoo.

A previsão também indica a chegada de um novo swell com ondas pesadas para terça e quarta-feira. Os ventos são favoráveis e as séries podem ultrapassar os 3 metros. O diretor de prova Kierren Perrow já adiantou que a WSL pretende terminar o evento em um destes dias.

Hobgoods heat Especialistas em tubos, os irmãos gêmeos e ex-Tops da elite mundial CJ e Damien Hobgood vão fazer uma bateria especial durante o Tahiti Pro nos próximos dias. O encontro foi promovido pela Hurley, patrocinadora do evento.

Campeão mundial em 2001, CJ acumula uma vitória (2004) e três vices (1999, 2001 e 2010) na etapa taitiana. Já Damien foi campeão em 2007 e vice em 2005 na Polinésia. Eles nunca se enfrentaram em Teahupoo durante os anos de circuito mundial.

A próxima chamada acontece neste domingo (25), às 14 horas (de Brasília).

Tahiti Pro

Primeira fase

1 Soli Bailey (AUS) 9.50, Gabriel Medina (BRA) 6.13, Peterson Crisanto (BRA) 0.77
2 Adrian Buchan (AUS) 11.50, Jadson André (BRA) 9.90, Jordy Smith (AFR) 3.00
3 Kanoa Igarashi (EUA) 8.83, Adriano de Souza (BRA) 5.50, Caio Ibelli (BRA) 3.70
4 Italo Ferreira (BRA) 12.12, Kauli Vaast (FRA) 7.07, Sebastian Zietz (HAV) 1.20
5 Joan Duru (FRA) 9.37, Filipe Toledo (BRA) 8.70, Tyler Newton (HAV) 3.54
6 Kolohe Andino (EUA) 11.73, Yago Dora (BRA) 10.70, Matahi Drollet (PLF) 5.56
7 Kelly Slater (EUA) 10.63, Deivid Silva (BRA) 8.76, Frederico Morais (POR) 8.00
8 Ricardo Christie (NZL) 10.23, Willian Cardoso (BRA) 9.67, Ryan Callinan (AUS) 7.54
9 Ezekiel Lau (HAV) 12.66, Julian Wilson (AUS) 11.60, Michael Rodrigues (BRA) 9.34
10 Griffin Colapinto (EUA) 10.50, Jeremy Flores (FRA) 8.77, Michel Bourez (FRA) 6.90
11 Owen Wright (AUS) 11.33, Wade Carmichael (AUS) 9.36, Jessé Mendes (BRA) 6.26
12 Seth Moniz (HAV) 11.70, Jack Freestone (AUS) 10.17, Conner Coffin (EUA) 9.67

Repescagem

1 Jordy Smith (AFR), Sebastian Zietz (HAV), Matahi Drollet (PLF)
2 Ryan Callinan (AUS), Caio Ibelli (BRA), Tyler Newton (HAV)
3 Michel Bourez (FRA), Peterson Crisanto (BRA), Frederico Morais (POR)
4 Conner Coffin (EUA), Jessé Mendes (BRA) Michael Rodrigues (BRA)