MEO Pro Portugal 2024

Samuel é o melhor do primeiro dia

Samuel Pupo avança no MEO Pro Portugal 2024 com vitória e maior somatório do primeiro dia do evento. Outros quatro brasileiros avançam. Gabriel Medina e Deivid Silva estão na repescagem.

0
Samuel Pupo surfa bem e vence com o maior somatório do dia.

Um brasileiro foi o melhor surfista do primeiro dia do MEO Pro Portugal 2024, etapa europeia do CT. Samuel Pupo usou a potência de seu backside em Supertubos para marcar nota no critério excelente e vencer a disputa com o maior somatório de todas as 12 baterias realizadas. Além dele, outros quatro brasileiros já estão garantidos no Round 3 da competição. Gabriel Medina e Deivid Silva caíram para a repescagem. Disputas iniciais da prova aconteceram em ondas de 0,5 a 1 metro com vento maral no pico de Peniche.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Somente os homens competiram neste primeiro dia do MEO Pro Portugal 2024. A décima bateria colocou dois brasileiros e um italiano na água de Supertubos. Um deu show e o outro caiu para a repescagem. Samuel chegou no critério excelente e Gabriel Medina não entrou em sintonia com o pico. Leonardo Fioravanti ficou em segundo lugar no confronto.

Leo abriu a disputa de 30 minutos logo no início com 4.17 pontos. O italiano rasgou duas vezes e atacou a junção. Samuel começou com 2.67, mas ainda antes dos 5 minutos iniciais executou um Alley-oop de frontside para colocar 6.67 no somatório. Gabriel começou a atuar aos 6 minutos. O tricampeão mundial executou um floater e uma batida sem muita expressão. Ele anotou 3.03 pontos.

Samuel Pupo no ataque em Supertubos.

Leo melhorou seu somatório aos 7 minutos novamente com atuação para a direita. O italiano rasgou e bateu na sequência para anotar 5.17 pontos. Sameul foi pro critério excelente aos 8 minutos. O atleta executou duas batidas muito fortes de backside para colocar 8.33 no placar e disparar na frente.

Medina chegou nos 14 minutos finais em terceiro lugar, precisando de 6.71 pontos para pegar a segunda posição. O brasileiro tentou dois aéreos com reverse de backside, porém não acertou.

O italiano complicou o caminho do brasileiro aos 19 minutos. Leo surfou outra direita, rasgou forte, depois fez outra curva derrapando as quilhas no final do movimento e ainda bateu na pequena junção. A nota 6.63 pontos deixou Medina precisando de 8.77 para evitar a repescagem.

Medina diminuiu a diferença quando restavam 6 minutos. O surfista entrou numa esquerda, voou com reverse sem muita altura, executou um cutback, uma rasgada e uma batida numa pequena junção. A nota 5.13 deixou o atleta na necessidade de 6.67 pontos. Gabriel Medina ainda teve mais uma chance numa direita, porém a onda acabou após uma batida. Samuel venceu e avançou com Leo. Medina compete na terceira repescagem contra Ryan Callinan e Deivid Silva, que ficou em último na segunda bateria do evento.

“Foi uma bateria bem divertida e tentei me posicionar mais distante dos outros competidores”, contou Samuel Pupo. “Eu estava me sentindo bem confiante, consegui achar uma esquerda boa e fiz o meu trabalho. Eu cheguei aqui em Peniche antes de todo mundo, então tive mais tempo para me adaptar com o frio e treinar bastante. Surfei todos os dias bem cedo, para pegar um ritmo bom pra competir. Sei que estou precisando de um bom resultado para escapar do corte, então espero passar mais baterias aqui, do que foi lá em Pipeline e Sunset”.

Dobradinha brasileira – A única dobradinha brasileira da primeira fase do MEO Pro Portugal 2024 aconteceu na 11ª bateria. Caio Ibelli venceu e avançou com Italo Ferreira. O havaiano Ian Gentil ficou em terceiro lugar e caiu para a repescagem.

Caio começou bem o duelo. Depois de anotar 3.33, o brasileiro voou com reverse aos 4 minutos e inseriu mais 6.67 pontos no somatório. Italo também voou e foi muito alto, porém caiu na aterrisagem. Ian terminou os 10 minutos iniciais com as notas 4.00 e 6.73, essa última conquistada numa direita que ele voou com Alley-oop sem ir muito alto, executou também uma rasgada alongada e uma batida numa pequena junção. Caio colocou mais 4.67 no placar aos 21 minutos depois de atacar uma direita. Logo depois Italo entrou no jogo com duas batidas fortes de backside que valeram 5.50 pontos.

A disputa chegou na metade com Caio na frente, Ian em segundo e Italo em terceiro. O havaiano precisava de 4.61 para vencer o confronto e Italo de 5.24 para avançar na competição.

Caio Ibelli decola e avança em Portugal.

Os brasileiros crescerem no duelo perto dos 10 minutos finais. O campeão mundial de 2019 voou alto de backside com rotação completa. Italo colocou as costas na água rapidamente e finalizou a manobra para marcar 7.43 pontos. Ele assumiu a segunda posição. Caio teve boa atuação de backside em Supertubos. Ele bateu forte de maneira vertical, rasgou e fez mais dois ataques em partes pequenas da onda. O surfista anotou 7.23 e se firmou na frente do placar.

Na última posição, Ian Gentil tentou reagir com aéreo, mas errou. O havaiano chegou nos cinco minutos finais precisando de 6.21 para vencer. Ele tinha a terceira prioridade. Nenhuma boa série apareceu, Ian não teve chances de reagir e caiu para a repescagem. Caio e Italo avançaram juntos para o Round 3.

O primeiro brazuca a avançar – O primeiro brasileiro classificado para a terceira fase do MEO Pro Portugal 2024 foi Miguel Pupo. O surfista ficou em segundo lugar na nona disputa e avançou com o marroquino Ramzi Boukhiam. Ryan Callinan, da Austrália, terminou o duelo em último e enfrentará a repescagem.

Miguel e Ramzi começaram bem o duelo de 30 minutos. O brasileiro atuou duas vezes de frontside na esquerda de Supertubos. Na primeira ele bateu pra ganhar a seção e depois executou outra pancada para conquistar 4.17 pontos. Na sequência Miguel foi ainda melhor. O surfista bateu duas vezes de frontside passando as quilhas por cima da crista, depois fez outro ataque além de uma rasgada numa parte pequena da onda. A performance valeu 6.33 pontos. Ramzi colocou 5.50 no somatório com uma atuação de backside na direita do pico português. O marroquino subiu no lip com um floater, depois acertou uma potente batida e ainda voltou a atacar a onda, porém com menos impacto.

Miguel Pupo joga água pro alto em Supertubos.

Ryan também ficou ativo, porém cometeu erros em suas três ondas iniciais. O australiano voltou pro jogo aos 14 minutos com um forte snap e uma batida de frontisde que valeram 4.13 pontos. Ele continuou em último, mas diminuiu a diferença para os adversários e passou a precisar de 4.38 para evitar a repescagem.

Ramzi tomou a liderança de Miguel aos 16 minutos. O marroquino fez dois ataques numa direita e marcou 5.77 pontos. Com isso ele deixou o brasileiro na necessidade de 4.94 para vencer e Ryan de 6.37 para garantir vaga no Round 3. O australiano executou três ataques numa esquerda a 5 minutos do fim, mas não virou com os 3.50 pontos conquistados. Ramzi atuou na sequência, mas não trocou de nota. Miguel e Ryan ainda atuaram antes do fim, mas o placar não foi alterado.

Yago também classificado – Frederico Morais e Yago Dora comandaram as ações na última bateria da primeira fase masculina do MEO Pro Portugal 2024. O português venceu e o brasileiro também avançou para o Round 3 após ficar em segundo lugar no duelo. O australiano Liam O’Brien não entrou em sintonia com Supertubos e caiu para a repescagem.

Frederico e Yago atacaram as esquerdas de Supertubos e se distanciaram de Liam O’Brien ainda na primeira metade da disputa. O brasileiro largou aos 2 minutos com 5.83 após rasgar e bater com força. Logo na sequência o português bateu, depois rasgou duas vezes e acertou outra pancada para anotar 5.43 pontos. Aos 9 minutos foi a vez de Frederico acertar duas fortes pancadas em sequência para inserir 7.17 no somatório. Um minuto depois Yago fez um snap e uma batida na junção para garantir 5.97 pontos.

Na necessidade de 8.57 para evitar a repescagem, Liam até conseguiu trocar suas duas notas e diminuiu a diferença para 7.67, porém não teve sucesso a ponto de conseguir a virada. Ele terminou em terceiro lugar. Frederico ainda aumentou a vantagem com mais 5.93 e venceu para avançar com Yago.

Yago Dora explora a junção de Supertubos.

A derrota de Deivid – Deivid Silva foi o primeiro brasileiro a competir no MEO Pro Portugal 2024. O brasileiro estreou na segunda bateria. Apesar de executar bons ataques de frontside, o atleta ficou atrás de dois havaianos e precisará encarar a primeira fase eliminatória do evento.

Deivid começou a etapa atacando as esquerdas. Logo no início executou uma forte batida (3.13) e aos 6 minutos acertou duas pancadas além de uma escalada para assumir a liderança com a maior nota do confronto até aquele momento (4.67).

Aos 8 minutos o havaiano Barron Mamiya pegou seu primeiro tubo no confronto. O campeão da etapa de Pipeline sumiu dentro da direita, saiu sendo atingido pelo lip, depois rasgou e bateu para fechar a apresentação. A performance valeu 6.17 pontos e a liderança.

O brasileiro respondeu aos 13 minutos. Deivid pegou uma esquerda da série e ficou fundo no tubo. Ele encontrou a saída varando a cortina d’água, anotou 5.17 e voltou para o primeiro lugar na disputa. Barron retomou a posição 6 minutos depois. O havaiano surfou outro tubo de frontside e ainda voou, porém errou a manobra. A atuação valeu 5.60 pontos.

Em último lugar, Imaikalani reagiu no início do último terço da bateria. O surfista executou uma batida, uma rasgada com inversão de rabeta e um ataque à junção de frontside numa direita, conquistou 6.57 pontos e pegou o segundo lugar o brasileiro. Deivid ainda tentou reagir, mas não melhorou sua pontuação e caiu para a repescagem.

Deivid Silva surfa tubo no duelo, mas cai pra repescagem.

Maior nota do dia – A maior nota do dia foi conquistador Jack Robinson na sexta bateria. O australiano entrou numa direita, acelerou e voou alto num Alley-oop. A aterrissagem aconteceu em cima da crista, mas ele conseguiu continuar na onda, foi até o inside e ainda acertou uma batida numa pequena junção. A performance valeu 8.83 pontos.

O vacilo de Griffin – O campeão do MEO Pro Portugal 2022 começou mal a edição 2024 da prova europeia do CT. Griffin Colapinto chegou no minuto final da terceira bateria do evento na liderança, porém cometeu interferência e caiu para a repescagem.

Griffin chegou muito próximo do fim com as notas 4.83 pontos, conquistada aos 10 minutos com 3 manobras de frontside, e 4.50, recebida a 8 minutos do fim após executar dois ataques também numa direita.

Em segundo lugar na disputa, Callum Robson chegou no minuto final com a prioridade e Griffin com a segunda. Uma onda apareceu, o australiano apontou o bico da prancha para a areia e chegou a remar, porém sem muito interesse na esquerda. Griffin, logo ao lado, também desistiu da onda. O norte-americano imaginou que a prioridade tivesse sido trocada e surfou a esquerda seguinte junto com o aussie. Griffin foi penalizado, passou a somar apenas uma onda na bateria e com isso caiu para a última posição, o que jogou o atleta para a repescagem.

O português Matias Canhoto, que herdou a vaga de Kelly Slater no evento, norte-americano que ainda sofre com problemas no quadril, subiu de terceiro para segundo e avançou com Callum pra o Round 3. Matias chegou no fim tendo como melhor nota 5.00 pontos, conquistada aos 10 minutos com duas pancadas de backside.

John John evita repescagem no minuto final – John John Florence evitou a repescagem nos segundos finais da quarta bateria. O australiano Jacob Willcox vencia a disputa com folga e o francês Marco Mignot estava em segundo lugar, na necessidade de 7.64 para vencer. O bicampeão mundial precisava de 3.10 para garantir vaga na terceira fase.

Marco tinha a primeira prioridade no último minuto e Johh John a segunda. O francês marcou o havaiano, porém o surfista de Oahu ameaçou ir numa direita e Marco fez o uso de seu direito de escolha de onda. O surfista executou uma batida, caiu na tentativa de um aéreo e não melhorou sua pontuação. Outra onda apareceu, dessa vez uma esquerda, e John John acertou duas batidas.

A bateria chegou ao fim e os atletas só ouviram a última nota já na areia da praia de Supertubos. Os juízes avaliaram a performance de John John e o havaiano anotou 3.60 pontos para avançar na competição. Marco caiu para o terceiro lugar e enfrentará a repescagem.

John John Florence decola em Peniche.

Próxima chamada e previsão das ondas – A previsão das ondas é péssima para os próximos quatro dias, que deve ter ondas de até 18 pés de face, porém com vento maral forte. Com esse panorama, a WSL já deu folga para os atletas nesta quinta-feira (7) e se reunirá no mesmo dia, durante a tarde, para decidir sobre a próxima chamada.

MEO Pro Portugal 2024

Round 1 Masculino

1 Cole Houshmand (EUA) 10.10 x Connor O´Leary (JAP) 9.93 x Jake Marshall (EUA) 9.76

2 Barron Mamiya (HAV) 11.77 x Imaikalani deVault (HAV) 10.07 x Deivid Silva (BRA) 9.84

3 Callum Robson (AUS) 9.17 x Matias Canhoto (POR) 6.80 x Griffin Colapinto (EUA) 4.83

4 Jacob Willcox (AUS) 11.24 x John John Florence (HAV) 7.27 x Marco Mignot (FRA) 6.77

5 Joan Duru (FRA) 13.96 x Ethan Ewing (AUS) 13.00 x Rio Waida (IDN) 9.67

6 Jack Robinson (AUS) 14.76 x Crosby Colapinto (EUA) 11.20 x Joaquim Chaves (POR) 7.77

7 Jordy Smith (AFR) 13.67 x Kade Matson (EUA) 11.00 x Matthew McGillivray (AFR) 6.96

8 Seth Moniz (HAV) 12.60 x Eli Hanneman (HAV) 11.87 x Kanoa Igarashi (JAP) 11.50

9 Ramzi Boukhiam (MAR) 11.27 x Miguel Pupo (BRA) 10.50 x Ryan Callinan (AUS) 8.43

10 Samuel Pupo (BRA) x 15.00 Leonardo Fioravanti (ITA) 11.80 x Gabriel Medina (BRA) 8.16

11 Caio Ibelli (BRA) 13.90 x Italo Ferreira (BRA) 12.93 x Ian Gentil (HAV) 10.73

12 Frederico Morais (POR) 13.10 x Yago Dora (BRA) 11.80 x Liam O´Brien (AUS) 7.90

Repescagem

1 Griffin Colapinto (EUA) x Jake Marshall (EUA) x Joaquim Chaves (POR)

2 Kanoa Igarashi (JAP) x Matthew McGillivray (AFR) x Marco Mignot (FRA)

3 Ryan Callinan (AUS) x Gabriel Medina (BRA) x Deivid Silva (BRA)

4 Ian Gentil (HAV) x Liam O’Brien (AUS) x Rio Waida (IDN)

Round 1 Feminino

1 Caitlin Simmers (EUA), Isabella Nichols (AUS), Alyssa Spencer (EUA)

2 Molly Picklum (AUS), Luana Silva (BRA), Sophie McCulloch (AUS)

3 Caroline Marks (EUA), Gabriela Bryan (HAV), Francisca Veselko (POR)

4 Bettylou Sakura Johnson (HAV), Lakey Peterson (EUA), Sawyer LIndblad (EUA)

5 Johanne Defay (FRA), Tatiana Weston-Webb (BRA), India Robinson (AUS)

6 Tyler Wright (AUS), Brisa Hennessy (CRC), Sally Fitzgibbons (AUS)

Top-10 do Ranking Masculino

1º John John Florence (HAV) – 12.545 pontos

2º Jack Robinson (AUS) – 11.330

2º Barron Mamiya (HAV) – 11.330

4º Jordy Smith (AFR) – 10.830

5º Connor O´Leary (AUS) – 9.405

6º Kanoa Igarashi (JPN) -9.130

7º Ethan Ewing (AUS) – 8.065

7º Liam O´Brien (AUS) – 8.065

9º Ryan Callinan (AUS) – 7.415

9º Ian Gentil (HAV) – 7.415

Brasileiros

13º Italo Ferreira (RN) – 6.075 pontos

17º Yago Dora (SC) – 4.650

17º Miguel Pupo (SP) – 4.650

26º Gabriel Medina (SP) – 2.660

26º Samuel Pupo (SP) – 2.660

26º Deivid Silva (SP) – 2.660

32º Caio Ibelli (SP) – 1.595

34º João Chianca (RJ) – 530

35º Filipe Toledo (SP) – 265

Top-10 do Ranking Feminino

1ª Molly Picklum (AUS) – 17.800 pontos

2ª Caitlin Simmers (EUA) – 14.745

3ª Bettylou Sakura Johnson (HAV) – 13.885

4ª Brisa Hennessy (CRC) – 12.170

5ª Caroline Marks (EUA) – 10.830

6ª Johanne Defay (FRA) – 9.490

7ª Tatiana Weston-Webb (BRA) – 7.355

7ª Isabella Nichols (AUS) – 7.355

7ª Luana Silva (BRA) – 7.355

10ª Lakey Peterson (EUA) – 5.790