Gabriel Medina

Tabus em Bells

Gabriel Medina tenta quebrar dois tabus em batalha contra Frederico Morais nas quartas do Rip Curl Pro Bells Beach.

0
Gabriel Medina tenta derrotar Frederico Morais e chegar à semifinal em Bells pela primeira vez na carreira.

O brasileiro Gabriel Medina pode quebrar dois tabus nesta quinta-feira, se bater o português Frederico Morais nas quartas de final do Rip Curl Pro Bells Beach, segunda etapa do Championship Tour 2018.

Além de nunca ter disputado uma semifinal em Bells, Medina ainda não conseguiu superar o português nas poucas baterias que disputaram na elite mundial.

Em 2016, “Kikas” foi um dos wildcards da etapa em Supertubos, Portugal, e bateu o brasileiro na primeira fase, deixando também para trás o norte-americano Conner Coffin.

No ano seguinte, já como Top do Championship Tour, o português encarou o brasileiro em dois confrontos homem a homem e venceu as duas batalhas.

A primeira delas foi justamente em Bells Beach, Austrália, onde vão se enfrentar nas quartas de final este ano.

Depois de uma acirrada disputa em Winkipop, com direito a uma grande batalha para ficar melhor posicionado no pico e surfar a primeira onda, Frederico venceu pelo placar de 13.94 a 13.57.

Frederico Morais tem sido uma pedra no sapato do brasileiro.
Frederico Morais tem sido uma pedra no sapato do brasileiro.

Eles voltaram a duelar em Jeffreys Bay, África do Sul, competição marcada por ondas épicas. Inspirado e com outra bela escolha de ondas, Frederico deixou Medina em situação complicada ao arrancar notas 8.10 e 9.27, contra 6.93 e 7.77 do brasileiro.

Agora, o campeão mundial de 2014 tem a chance de dar o troco no adversário e de conquistar o seu primeiro resultado expressivo em Bells Beach. Desde a sua primeira participação na etapa australiana, em 2011, Medina só chegou às quartas de final em uma edição (2015).

O brazuca amargou ainda a 25a posição em seu primeiro ano (como wildcard), ficou quatro vezes em 13o e obteve um nono lugar.

Italo e Silvana

Outro brasileiro que segue na briga pelo título da categoria masculina do Rip Curl Pro Bells Beach é Italo Ferreira. O potiguar de Baía Formosa vai enfrentar o havaiano Ezekiel Lau pela primeira vez no CT.

Italo chegou ao Tour em 2015, ficando em 25o na tradicional etapa em Bells, e no ano seguinte já descolou um terceiro lugar. Na última edição da prova, o brazuca esteve ausente devido a uma lesão no tornozelo sofrida no início da temporada.

Já no Feminino, Silvana Lima tem a chance de badalar o sino pela segunda vez na carreira. Ela já venceu o Rip Curl Women´s Pro em 2009 e chega embalada à semifinal depois de bater adversárias como Tyler Wright e Carissa Moore.

Desta vez, Silvana duela com a brasileira naturalizada norte-americana Tatiana Weston-Webb, que representa o Havaí. Elas já se enfrentaram quatro baterias no Tour, duas delas no formato mulher a mulher, e o placar está empatado.

A próxima chamada acontece nesta quarta-feira, às 17:15h (horário de Brasília).

Rip Curl Pro 2018

Quartas de final

1 Michel Bourez (PLF) x Patrick Gudauskas (EUA)
2 Mick Fanning (AUS) x Owen Wright (AUS)
3 Ezekiel Lau (HAV) x Italo Ferreira (BRA)
4 Frederico Morais (POR) x Gabriel Medina (BRA)

Rip Curl Women’s Pro 2018

Semifinais

1 Silvana Lima (BRA) x Tatiana Weston-Webb (HAV)
2 Caroline Marks (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS)

Veja algumas baterias entre Medina e Frederico: