Margaret River Pro

Tati em alto nível

Tatiana Weston-Webb avança às semifinais com a melhor apresentação do dia no Margaret River Pro.

0
Tatiana Weston-Webb garante o Brasil nas semifinais do Margaret River Pro.

Tatiana Weston-Webb já garantiu o Brasil nas semifinais do Margaret River Pro, quarta etapa do Tour 2021 da elite do surfe. Com uma atuação impressionante de backside, com direito à segunda maior nota da competição feminina até o momento (9.23), ela despachou a australiana Tyler Wright por 16.23 a 14.17 pontos.

Depois das oitavas de final masculinas, foi a vez de as meninas desafiarem as grandes ondas de Main Break e elas começaram a competir debaixo de chuva. Surfista local de Margaret River, Bronte Macaulay derrotou a francesa Johanne Defay no duelo que abriu as quartas de final. A bateria terminou empatada em 11.83 pontos e a australiana levou a melhor pela maior nota, 6.83 da sua primeira onda, contra 6.50 da francesa. Macaulay vai disputar a primeira vaga para as semifinais com Tatiana Weston-Webb.

A brasileira entrou na segunda bateria com a bicampeã mundial Tyler Wright. A gaúcha foi vice-campeã na última etapa do CT em Margaret River em 2019, mas a australiana já fez quatro finais lá e venceu uma, em 2016. A disputa começou com Tatiana largando na frente com a nota 6.00 recebida pelo seu ataque explosivo de backside na sua segunda onda. Tyler responde com 5.50 e assume a ponta ganhando 6.67 na onda iniciada com uma rasgada, emendando com outra mais forte e um layback na finalização.

Tatiana Weston-Webb marca segunda maior nota do evento feminino e supera a bicampeã mundial Tyler Wright.

Tatiana ficou precisando de 6.18 para vencer nos 15 minutos finais e ela escolheu uma onda grande, da série, atacou forte verticalizando a batida de backside debaixo do lip e agrediu a junção também para receber 9.23 dos juízes, a maior nota do dia até ali. A australiana respondeu com 7.50, mas a brasileira logo surfou outra onda boa para somar um 7.00 e abrir 8.74 pontos de vantagem. Depois, não entram mais ondas com potencial para isso e Tatiana vence com o maior placar das quartas de final femininas, 16.23 a 14.17 pontos.

“Eu tentei mostrar o meu surfe. Tenho treinado muito ao longo desse ano e estou bem confiante nas minhas habilidades”, disse Tatiana Weston-Webb, que falou sobre em quem está se espelhando para competir em Margaret River. “O Ryan (Callinan) tem me inspirado o evento inteiro. Aquela onda de três manobras que ele fez (nota 8,93) foi incrível. Eu quero fazer igual o jeito que ele ataca as ondas. Dá para ver que ele escolhe muito bem as ondas que vai surfar, então tentei usar a mesma estratégia”.

Bronte Macaulay é a adversária de Tatiana Weston-Webb nas semifinais.

Recorde de nota – A vencedora do confronto entre Tatiana e Bronte, vai disputar o título do Margaret River Pro com quem ganhar o duelo de campeãs mundiais, entre Carissa Moore e Stephanie Gilmore. Carissa só surfou duas ondas na reedição da final do Newcastle Cup com Isabella Nichols, que abriu a “perna australiana”. Na primeira, a tetracampeã mundial mostrou toda a força do seu frontside para ganhar nota 8,57, que somou com 6,00 para vencer fácil por 14.57 a 10.33 pontos.

Já a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore teve mais trabalho no grande clássico do surfe mundial com a também australiana Sally Fitzgibbons. As duas deram um show e Steph destruiu uma onda com duas manobras muito fortes, a primeira atacando o lip com um batidão invertendo totalmente a direção da prancha. Os juízes deram a maior nota da quinta-feira para ela, 9.50, superando o 9.23 de Tatiana Weston-Webb, que permaneceu com o maior placar, 16.23 pontos. Isso porque a vitória de Stephanie foi por 15,73 a 14,17 pontos.

Stephanie Gilmore chegou perto da nota máxima nesta quinta-feira no Main Break.

Próxima chamada – A WSL já informou que a quinta-feira (6) vai ser um dia de folga para os atletas. A próxima chamada para o Margaret River Pro acontece nesta sexta-feira (7), às 20h (de Brasília). As ondas vão ganhar tamanho, porém o vento maral deve soprar forte, de acordo com a previsão.

A previsão indica que as ondas vão ganhar força e tamanho na sexta-feira e devem chegar a 2,5 metros, com vento maral fraco pela manhã, com tendência a ganhar intensidade durante a tarde.

Acompanhe o Margaret River Pro ao vivo aqui no Waves.

Margaret River Pro 2021

Quartas de final Femininas

1 Bronte Macaulay (AUS) 11.83 x 11.83 Johanne Defay (FRA)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA) 16.23 x 14.17 Tyler Wright (AUS)
3 Carissa Moore (HAV) 14.57 x 10.33 Isabella Nichols (AUS)
4 Stephanie Gilmore (AUS) 15.73 x 14.17 Sally Fitzgibbons (AUS)

Semifinais Femininas

1 Bronte Macaulay (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
2 Carissa Moore (HAV) x Stephanie Gilmore (AUS)

Oitavas de final Masculinas

1 John John Florence (HAV) 13.50 x 8.97 Peterson Crisanto (BRA)
2 Griffin Colapinto (EUA) 14.66 x 8.33 Jeremy Flores (FRA)
3 Jordy Smith (AFR) 10.10 x 9.23 Julian Wilson (AUS)
4 Ryan Callinan (AUS) 14.86 x 10.36 Frederico Morais (POR)
5 Seth Moniz (HAV) 9.84 x 9.53 Gabriel Medina (BRA)
6 Matthew McGillivray (AFR) 12.77 x 11.08 Kanoa Igarashi (JAP)
Italo Ferreira (BRA) 16.57 x 10.83 Caio Ibelli (BRA)
Filipe Toledo (BRA) 11.83 x 9.47 Jadson André (BRA)

Quartas de final Masculinas

1 John John Florence (HAV) x Griffin Colapinto (EUA)
2 Jordy Smith (AFR) x Ryan Callinan (AUS)
3 Seth Moniz (HAV) x Matthew McGillivray (AFR)
Italo Ferreira (BRA) x Filipe Toledo (BRA)