Open J-Bay

Emoções africanas

Aposentadorias de Kelly Slater e Joel Parkinson, novo show de Filipe Toledo... Confira tudo o que rolou no primeiro dia do Open J-Bay.

0
Filipe Toledo anota a maior nota do primeiro dia em J-Bay.

Sexta etapa do Championship Tour, o Open J-Bay começou nesta segunda-feira (2) em ótimas ondas de até 1,5 metro em Jeffreys Bay, África do Sul.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Candidatos ao título mundial, os brasileiros Filipe Toledo, Gabriel Medina e Willian Cardoso venceram suas respectivas baterias e garantiram vaga no terceiro round.

A baixa do dia foi o potiguar Italo Fereira, atual terceiro do ranking, que acabou eliminado na repescagem após ser derrotado pelo ubatubense Wiggolly Dantas.

Já o australiano Julian Wilson, líder do Championship Tour, avançou à terceira fase depois de vencer o wildcard local Matthew McGillivray também pela repescagem.

Gabriel Medina tenta quebrar tabu de 34 anos na direita sul-africana.

O forte vento terral bombou durante todo o dia em J-Bay e chegou até a atrapalhar os Tops em alguns momentos, que tiveram dificuldade em completar as manobras.

Na primeira parte do dia, quando as ondas estavam um pouco piores, Gabriel Medina e Filipe Toledo foram os grandes destaques do round de abertura.

Atual vice-campeão mundial, Medina demonstrou controle de backside e dominou a bateria 100% brasileira contra Tomas Hermes e Miguel Pupo.

O surfista de Maresias saiu na frente com um tubo espremido de nota 5.50 e depois aumentou a diferença com 6.33 em uma onda bem trabalhada.

“O vento está forte e fica muito difícil manter o controle nas manobras, mas tem boas ondas lá fora. Minhas pranchas estão boas e estou curtindo bastante essa temporada aqui na África do Sul”, diz Medina, que luta para quebrar um tabu de 34 anos sem vitória de um goofy footer em Jeffreys (a última foi de Mark Occhilupo, em 1984).

Willian Cardoso embala de vez no Championship Tour.

Já Filipe Toledo, que defende o título do Open J-Bay, voltou a dar show nas direitas sul-africanas na vitória sobre o aussie Matt Wilkinson e o ubatubense Wiggolly Dantas.

Logo no início da bateria, o surfista de Ubatuba esteve afiado nas rasgadas de frontside e arrancou 9.17, a maior nota do dia. Com 4.67 na segunda onda e dono da prioridade até os últimos minutos, Filipinho soube administrar o primeiro lugar para conseguir sua vaga direto na terceira fase.

“J-Bay é como se fosse minha casa, me sinto muito confortável aqui. O calor humano é incrível. Tenho até uma tatuagem da minha vitória no ano passado (risos) e sinto que tenho potencial para conseguir vencer mais uma vez”, diz Filipe, que no momento ocupa a segunda posição no ranking do Championship Tour.

Joel Parkinson anuncia aposentadoria no final deste ano.

Dupla aposentadoria Mas o dia em Jeffreys Bay também reservou emoções fora da água. Os campeões mundiais Kelly Slater e Joel Parkinson aproveitaram a parada sul-africana do Tour para anunciar que irão se aposentar do Championship Tour.

“Decidi que este será meu ano final no Tour, terminarei em Pipe”, adianta Joel. “Até pensei em fazer mais um evento em Snapper, mas acredito que não há lugar melhor para finalizar do que Pipeline. Tenho ótimas lembranças e grandes vitórias por lá”, diz o campeão mundial de 2012.

Nascido na Gold Coast, o aussie soma 18 temporadas completas de Championship Tour. Neste período foram 12 vitórias e ainda quatro vice-campeonatos mundiais (2002, 04, 09, 11).

Onze vezes campeão mundial, Kelly Slater só para depois de 2019.

Já o 11x campeão mundial Kelly Slater dispensa apresentações. Depois do anúncio de Joel, o grande ídolo da história do surfe revelou que 2019 será o seu último ano na elite profissional.

Kelly vem convivendo com incômodos no pé direito que o tiraram de todas as etapas do Championship Tour neste ano. De volta ao CT em J-Bay, Slater acabou ficando em terceiro na disputa vencida pelo japonês Kano Igarashi e que também contou com o brasileiro Italo Ferreira.

Mais brasileiros O primeiro brasileiro a entrar na água nesta segunda-feira em J-Bay foi Ian Gouveia. O catarinense não conseguiu encontrar boas ondas e viu o havaiano Sebastian Zietz avançar em primeiro lugar, deixando Michel Bourez em segundo.

Na sequência, o potiguar Italo Ferreira foi o segundo colocado na bateria vencida pelo japonês Kanoa Igarashi. A poucos minutos do fim, Italo chegou a roubar a liderança com 6.27 obtidos em uma forte finalização na junção.

Yago Dora mostra segurança e confiança de backside.

Mas, dono da prioridade, Kanoa anotou a melhor onda da bateria, 7.17, em sua última tentativa para carimbar o passaporte direto à terceira fase. Italo foi o segundo e Kelly Slater o terceiro.

Na sétima bateria do dia, Willian Cardoso, que no início do mês sagrou-se campeão da etapa de Uluwatu, provou que continua em grande forma ao vencer uma disputa apertada contra os havaianos Keanu Asing e Ezekiel Lau.

Quem também conseguiu uma classificação suada foi o catarinense Yago Dora, que virou na última onda sobre o australiano Ace Buchan na bateria que também contou com o paulista Adriano de Souza.

O único eliminado nesta segunda-feira foi Italo Ferreira, derrotado por Wiggolly Dantas na segunda bateria da repescagem. Com o resultado, Wiggolly junta-se aos brasileiros já garantidos na terceira fase da prova.

Já Miguel Pupo, Ian Gouveia, Michael Rodrigues, Adriano de Souza, Jessé Mendes e Tomas Hermes têm mais uma chance de avançar ao terceiro round através da repescagem.

Previsão A previsão indica ondas maiores de 2 metros e ventos favoráveis na maior parte do dia para esta terça-feira em J-Bay.

A próxima chamada acontece nesta terça, às 2:30 horas (de Brasília).

Open J-Bay 2018

Repescagem

1 Julian Wilson (AUS) 14.43 x 13.50 Matthew McGillivray (AFR)
2 Wiggolly Dantas (BRA) 11.77 x 9.73 Italo Ferreira (BRA)

Baterias pendentes da repescagem

3 Michel Bourez (PLF) x Miguel Pupo (BRA)
4 Jordy Smith (AFR) x Kelly Slater (EUA)
5 Owen Wright (AUS) x Ian Gouveia (BRA)
6 Adrian Buchan (AUS) x Michael February (AFR)
7 Michael Rodrigues (BRA) x Keanu Asin (HAV)
8 Wade Carmichael (AUS) x Joan Duru (FRA)
9 Adriano de Souza (BRA) x Pat Gudauskas (EUA)
10 Mikey Wright (AUS) x Jessé Mendes (BRA)
11 Ezekiel Lau (HAV) x Connor O’Leary (AUS)
12 Tomas Hermes (BRA)
x Matt Wilkinson (AUS)

Primeira fase

1 Frederico Morais (POR) 11.93, Jordy Smith (AFR) 10.17, Michael February (AFR) 7.24
2 Sebastian Zietz (HAV) 14.03, Sebastian Zietz (HAV) 13.67, Ian Gouveia (BRA) 6.66
3 Kanoa Igarashi (EUA) 13.50, Italo Ferreira (BRA) 11.94, Kelly Slater (EUA) 8.73
4 Gabriel Medina (BRA) 11.83, Tomas Hermes (BRA) 9.20, Miguel Pupo (BRA) 6.93
5 Filipe Toledo (BRA) 13.84, Matt Wilkinson (AUS) 12.14, Wiggolly Dantas (BRA) 10.67
6 Joel Parkinson (AUS) 10.10, Julian Wilson (AUS) 9.90, Matthew McGillivray (AFR) 9.86
7 Willian Cardoso (BRA) 12.30, Keanu Asing (HAV) 11.76, Ezekiel Lau (HAV) 11.06
8 Conner Coffin (EUA) 16.14, Joan Duru (FRA) 15.67, Owen Wright (AUS) 12.73
9 Kolohe Andino (EUA) 14.87, Mikey Wright (AUS) 13.26, Patrick Gudauskas (EUA) 6.00
10 Yago Dora (BRA) 13.23, Adrian Buchan (AUS) 11.67, Adriano de Souza (BRA) 11.23
11 Griffin Colapinto (EUA) 13.63, Wade Carmichael (AUS) 12.23, Jessé Mendes (BRA) 10.94
12 Jeremy Flores (FRA) 15.80, Connor O´Leary (AUS) 15.07,  Michael Rodrigues (BRA) 10.96.