Championship Tour

WSL divulga convidados

Kelly Slater e Johanne Defay ganham convite da WSL e seguem no CT 2023. Eles também competem na primeira metade da próxima temporada, assim como Miguel Pupo e Brisa Hennessy.

0
Kelly Slater segue no CT.

O norte-americano Kelly Slater e a francesa Johanne Defay receberam convites da WSL para o restante da temporada 2023 e primeira metade de 2024. Miguel Pupo e a costa-riquenha Brisa Hennessy foram convidados para o início do CT do próximo ano.

Kelly recebeu o convite por ser ex-campeão mundial, e Johanne por ter competido no WSL Finals de 2022. Com isso os dois podem se classificar também para as finais do CT 2023. O norte-americano também segue na briga por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. Johanne já está confirmada nos jogos.

A WSL é o primeiro caminho de classificação para os jogos olímpicos. Os dez melhores homens e as oito melhores mulheres do CT 2023 estarão classificados para Paris 2024, porém cada país só pode qualificar dois surfistas por categoria (masculina e feminina).

Kelly Slater chegou a etapa de Margaret River em 26º lugar no ranking, tendo como melhor resultado um nono lugar na etapa de Sunset. No Oeste da Austrália ele caiu na terceira fase para o australiano Liam O’Brien e seria cortado da elite. Johanne ficou de fora das três etapas iniciais por motivo de lesão e não conseguiu pontos suficientes para evitar o corte.

Miguel Pupo terminou o CT 2022 em sexto lugar no ranking, tendo vencido a etapa de Taiti. Neste ano o brasileiro sofreu uma lesão no tornozelo ainda na terceira etapa, em Portugal, e perdeu dois eventos. Com isso não conseguiu pontuação suficiente para seguir na temporada da elite em 2023.

Brissa Hennessy se classificou para o WSL Finals de 2022 e terminou o ano na quinta posição, a melhor da carreira. Em 2020 ela representou a Costa Rica nos jogos olímpicos de Tóquio, e já está classificada para Paris 2024.

Os convidados da WSL são selecionados pela equipe de Tours e Competições após as inscrições dos atletas. O processo de seleção leva em consideração o desempenho competitivo, como títulos mundiais, colocações no CT e Challenger Series, além de resultados de eventos. Avaliações médicas também podem ser solicitadas em determinados casos.

“Com os classificados e cortados definidos, anunciamos Kelly Slater e Johanne Defay como convidados para 2023 e 2024, e Miguel Pupo e Brisa Hennessy como convidados para 2024”, disse Jessi Miley-Dyer, Chefe de Esportes da WSL. “O Livro de Regras da WSL permite que apenas ex-campeões mundiais e competidores anteriores da WSL Finals sejam elegíveis para ganhar pontos na segunda metade da temporada como convidados. Kelly e Johanne atendem a esses critérios, então estamos ansiosos para vê-los completar a temporada do CT. Também estamos ansiosos para receber de volta Miguel e Brisa em 2024”.