Olas Pro Tour 2024

Nova geração confirmada

Brasil conta com 14 atletas na disputa do circuito Olas Pro Tour 2024 que inicia nesta sexta-feira (19) na Praia Las Manchas, Chile.

0
Bernardo Pires, de 9 anos, é uma das promessas paulistas.

A segunda edição do Semillero Olas Pro Tour 2024 começa nesta sexta-feira (19), na Praia Las Manchas, em Arica, Chile, e 14 atletas brasileiros, sendo 11 homens e três mulheres, e do total quatro paulistas, encaram as ondas desafiadoras do pico.

Dentre os surfistas, se destacam quatro surfistas paulistas, que representam a próxima geração de São Paulo. O ubatubense Nicolas Oliveira, de 14 anos, já está no Chile e pretende correr as sete etapas do circuito, principalmente a grande final em Camburi. “Eu já conhecia o circuito e já cheguei a fazer a final em uma das etapas. Minha expectativa é surfar bem e ganhar o ranking”, diz.

O praiagrandense Bernardo Pires, de 9 anos, correrá a etapa de San Bartolo, Peru, e na sua agenda também estão previstos alguns eventos locais. “Eu já conhecia este evento, mas é a primeira vez que participo. Quero aprimorar e treinar muito o meu surfe e quem sabe subir ao pódio como vencedor e também vou correr a etapa de Camburi”, fala.

O santista Lucca Conte, de 12 anos, também competirá a etapa de San Bartolo, Peru, e a última etapa em Camburi, São Paulo. “Estou muito empolgado com o meu primeiro campeonato internacional. Tenho treinado intensamente para ter uma excelente performance dentro d’água”. Além do evento, Lucca estará no Peru numa trip com o legend Paulo Kid.

Outro praiagrandense, Leonardo Yagi, 12 anos, correrá a etapa peruana em San Bartolo, e a de Camburi. “Espero que tenha boas ondas e que eu consiga fazer final no Peru. É um sonho competir em outro país, e venho treinando muito para o grande dia”, afirma.

Os competidores estão determinados a superar desafios e mostrar suas habilidades em diversas categorias de base.

Em 2023, duas revelações do surfe de Praia Grande brilharam na disputa do Olas Pro Tour, na etapa do Peru. Vini Palma foi campeão em duas categorias, Sub 14 e 12, e Carol Bastides ficou com a prata no Feminino Sub 12. A etapa foi disputada na Playa La Isla.

Além dos surfistas paulistas, o evento contará com atletas de outras regiões do Brasil, como Kauã Carvalho (PR), Nathan Hereda (RJ), Levi Silva (RN), Bernardo Bicalho (BA), Izauriano Jr (RN), Cauã Diniz (RJ), Guilherme Goulart (SC). Entre as mulheres estão Luara Mandeli (PR), Sarah Ozório (RJ) e Lanay Thompson (RJ).

Entres os gringos os destaques são Sofis Artieda, Alejandro Bernales, Salvador Salas, Luca Chipoco e Vicky Munoz.