Florianópolis

Militares caem no mar

Confira campeões do I Festival Surf Militar disputado nas ondas da Praia do Santinho, Florianópolis (SC).

0

No último sábado (11) foi realizado na Praia do Santinho, região norte de Florianópolis (SC), o primeiro campeonato de surfe voltado para policiais militares. Idealizado e organizado pelo 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o evento contou com a participação de 56 atletas, oriundos de 26 Unidades da PM e de 14 municípios do estado, distribuídos em duas categorias: Open e Estreantes.

A competição foi realizada em ondas de meio metro com séries maiores e os policiais deram um show de surfe no inédito evento. O surfe tem sido incorporado em algumas áreas das forças armadas como parte do treinamento e recreação.

Além de manter os benefícios físicos gerais do esporte, como resistência, equilíbrio e força, o surfe pode ser usado como uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades essenciais para militares, como a capacidade de lidar com situações de alta pressão, trabalho em equipe e resiliência.

O Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel PM Aurélio José Pelozato da Rosa, prestigiou o evento juntamente com o comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel PM Julival Queiroz de Santana, do comandante do 21º BPM, tenente-coronel PM Rafael Regis de Sousa e demais autoridades civis e militares.

O tenente-coronel PM Rafael Regis de Sousa, comandante do 21º BPM, mencionou na abertura do evento que há uma inter-relação crescente entre policiais militares e surfistas, onde militares são entusiastas da modalidade, participando desse esporte como parte de suas atividades de lazer.

A prática do esporte pode ser incorporada como uma ferramenta para o gerenciamento do estresse e para promover o bem-estar físico e mental dos PMs, auxiliando na redução do estresse resultante das demandas do trabalho policial.

O evento foi homologado pela Fecasurf e contou com o patrocínio do Costão do Santinho, além do apoio da Mormaii, Calion Group Service, Manga Wax, Java Surf Street, Tikehau Surf Shop, Restaurante Lisboa 48, Sul da Ilha Surf Bar, Mini Kalzone e Ezcuzê propaganda.

Resultados

Open

1 Tenente PM Igor Tremel de Oliveira – 21º BPM
2 Cabo PM Diogo Dezan Virtuoso – DP/Gcsv – Florianópolis
3 Tenente PM Vinicius de Sá Ribeiro – 21º BPM
4 Soldado PM Ricardo Manoel Vidal – 4º BPM – Florianópolis

Estreante

1 Cabo PM Josué Phelipe de Andrade – 7ºBPM/ São José
2 Cabo PM Vitor Hugo Batista – CRE/Florianópolis
3 Cabo PM Lucas Costa – 24º BPM/Biguaçu
4 Cabo PM Thiago dos Santos da Silva – BAPM/ Balneário Camboriú