Wahine Bodyboarding Pro

Tricampeãs revivem rivalidade

Tricampeãs mundiais nos anos 90, Dani Freitas e Mariana Nogueira disputam etapa do circuito mundial de bodyboard na Praia de Jacaraípe, Serra (ES). Evento começa dia 18 de abril.

0
Mariana Nogueira é bicampeã da etapa.

Duas estrelas do esporte que dominaram a conquista de títulos no bodyboarding na década de 90 se reencontram no Brasil para a etapa brasileira do Circuito Mundial Feminino, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, na Praia de Jacaraípe, Serra (ES). As cariocas tricampeãs mundiais Daniela Freitas e Mariana Nogueira disputam a categoria Máster do evento.

Mariana Nogueira busca o tricampeonato na prova, enquanto Dani Freitas participa pela primeira vez. Emocionada, Dani celebra o retorno a uma competição no Brasil, principalmente por ser o Wahine, que celebra o esporte feminino.

Nos anos 90, as cariocas foram tricampeãs mundiais e protagonizaram diversas finais juntas. Dani relembra a competitividade da época. “Eu e a Mariana fizemos várias finais do Mundial juntas. Mas, eu considero as top 8 do circuito mundial dos anos 90 e 2000 todas atletas de altíssimo nível. Qualquer uma poderia chegar na final. Era brabeira desde as oitavas de final. Sempre encarei cada bateria do Mundial como uma final”, fala.

Dani Freitas em ação no Havaí, onde mora atualmente.

Mariana também está motivada em busca de mais um título. “Estar novamente participando do Wahine, aos 52 anos, é um privilégio. E, é claro, que além de ir para encontrar pessoas queridas, também vou para buscar o tricampeonato. O Wahine é uma grande festa para nós mulheres, da categoria Master principalmente. Temos a oportunidade de reencontrar amigas queridas e pessoas importantes na nossa vida”, observa Mariana.

Ambas iniciaram suas carreiras no bodyboarding aos 13 anos. Mariana, hoje com 52 anos, é proprietária da marca de roupas de neoprene Insane. Já Dani, com 50 anos, trabalha para o governo americano e é personal trainer no Havaí.

A etapa brasileira do Mundial reunirá atletas de 10 países, incluindo as melhores do ranking mundial, e terá uma premiação total de US$ 35 mil (R$ 176 mil). Além das competições, o evento oferecerá diversas atividades, como passeio por pontos turísticos e ações voltadas para música e cultura.

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro – O projeto idealizado por Neymara surgiu em 2021. Wahine, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que a atleta venceu uma das mais acirradas disputas do Mundial, na praia de Pipeline, sendo campeã em 2006 e 2011.

O Wahine Bodyboarding Pro 2024 tem patrocínio master da ArcelorMittal, do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba, e da Prefeitura Municipal da Serra. Realização do Instituto Neymara Carvalho e da IBC.

Campeãs do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2023

Profissional
Sari Ohhara (Japão)

Pro Junior
Aarya Tabalno (Havaí)

Master Woman
Mariana Nogueira (Brasil)

Open (Amador)
Aline Martins (Brasil)

PCD 1
Carla Cunha (Brasil)

PCD 2
Cintya Belly (Brasil)

Clique aqui para mais informações.