Brasileiro de Bodyboard

Títulos definidos no ES

Última etapa do circuito brasileiro de bodyboard disputada na Barra do Jucu, Vila Velha (ES), define campeões nacionais de 2023.

0
Diego Gomes voa para conquistar título brasileiro profissional.

No último domingo (26) foram definidos os campeões brasileiros de bbodyboard de 2023 nas ondas da Barra do Jucu, Vila Velha (ES). O último dia de competições da etapa decisiva foi concluída com excelentes condições e baterias decididas nos detalhes no somatório das duas melhores ondas.

Luan Alves, local do Jucu, já havia vencido três das quatro etapas do ano. Na etapa capixaba bastou chegar ao terceiro lugar, somar pontos suficientes e confirmar seu primeiro título nacional na categoria PCD.

Na Profissional Feminina, Luna Hardman liderava o ranking e bastava avançar para as quartas de final e levantar o caneco. Mas a pernambucana Kirtys Montenegro, surfou mais, foi arrojada e tirou Luna da disputa do título. Na semifinal, Kirtys encarou a mãe da Luna, a pentacampeã mundial Neymara Carvalho e venceu, colocando a Neymara em combinação de notas. A vitória em cima da Neymara deu a Luana o título de 2023.

Hardman ainda fez a final com a baiana Juliana Dourado, que somou notas maiores e levou a etapa capixaba.

Kirtys Montenegro, campeão brasileira profissional de 2023.

No Masculino Pro, o cearense Diego Gomes que liderava a corrida pelo título, sacramentou a conquista nacional vencendo a etapa do Jucu, com o melhor repertório de manobras e escolha de ondas. O conterrâneo José Augusto, que vinha na cola em segundo no ranking, parou nas semis para o alagoano Nilton Santos.

O capixaba Diego Rodrigues bem que tentou deixar a taça em Vila Velha, mas o cearense Rafael Ramos convenceu os juízes que sua quarta onda valia um 10. O único de todo evento. O paranaense Roger Fusculin era o líder da Open e chegou à final com a calculadora no bolso. Seu segundo lugar na etapa era o suficiente para ser campeão brasileiro. Diego Rodrigues terminou a bateria em terceiro lugar.

A paranaese Mayra Gonçalves, de Pontal do Paraná, já havia conquistado antecipadamente o título brasileiro na Open Feminina e não pode estar presente na etapa final. Optou por se preparar para o estadual de Santa Catarina.

Luiza Mezadry de Vila Velha esteve presente em todas as etapas do circuito. Somou pontos importantes. Entrou na bateria final com o vice-campeonato nacional garantido. Não seria mais alcançada na pontuação. Mas foram as cariocas Isa Vida e Bia Vieira que pegaram as melhores ondas da final e travaram um duelo emocionante. Isa venceu na escolha das ondas.

Matheus Rodrigues, de Vila Velha, era mais um capixaba na briga pelo título brasileiro de 2023, na Sub 18. O baiano Misael Cesario liderava, mas chegou apenas ao quarto lugar na grande final.

O cearense Rafael Ramos, que chegou na Barra do Jucu em quinto no ranking, venceu a etapa capixaba em mais uma apresentação impecável. Rafael, que já havia vencido na Open, arrancou um 8,75 dos juízes e na sequência fez um 7,25, deixando Fusculin precisando de 8,26 para vencer. Fusculin não conseguiu as notas necessárias e ficou com o vice.

Elisângela Fragoso, moradora de Serra, chegou na final da Master Feminina com chances de ser campeã e tirar o título nacional que estava bem próximo da paulista Dada Oliveira, que estava lesionada e não pode competir. Mas para isso, Elisângela teria que vencer a etapa na e não conseguiu, pois a baiana Pollyana Aciolli fez boa apresentação e derrotou Elisângela em combinação na final, com um 5.5 e 6.6.

O alagoano Tiburcio Neto venceu todas as finais que disputou em 2023 nas categorias Master (35+) e Legend (45+). Esbanjou muita habilidade e técnica em todas as baterias do ano. Com uma precisa leitura do mar, soube utilizar a tática certa e apresentou manobras conectadas e em velocidade. Foi o atleta com maior aproveitamento e soma de notas de todas as categorias.

Campeões brasileiros 2023

Profissional Masculino – Diego Gomes (CE)
Profissional Feminino – Kirtys Montenegro (PE)
Open Masculino – Roger Fusculin (PR)
Open Feminino – Mayara Gonçalves (PR)
Sub 18 Masculino – Rafael Gomes (CE)
PCD – Luan Alves (ES)
Master Feminino – Dada Oliveira (SP)
Master Masculino – Tiburcio Neto (AL)
Legend Masculino – Tiburcio Neto (AL)