Tó Mané

Imagem redefine o esporte

Foto 100 Foot Wave, do português Tó Mané, feita em Nazaré, é considerada pelo conceituado jornal inglês The Guardian uma redefinição do esporte.

0
100 foot Wave, imagem Garret McNamara em Nazaré, Portugal, é foto icônica que redefine o esporte, segundo jornal The Guardian.Tó Mané
100 foot Wave, imagem Garret McNamara em Nazaré, Portugal, é foto icônica que redefine o esporte, segundo jornal The Guardian.

No último dia 11 de março, o jornal britânico The Guardian publicou uma lista de cinquenta fotografias que redefiniram o esporte. Entre os vários momentos icônicos representados no artigo, encontra-se a onda que ficou conhecida como “The 100 foot wave”, surfada por Garrett McNamara na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, no dia 28 de Janeiro de 2013. O fotógrafo responsável por capturar este momento foi António Manuel de Sousa Vieira e Silva, mais conhecido como Tó Mané.

“Há debate sobre se a onda tinha de fato 100 pés”, explica o artigo, mas a reputação manteve-se e o momento mudou para sempre a trajetória do surfe de ondas grandes, redefinindo aquilo que era, e poderia vir a ser, possível alcançar.

O artigo do The Guardian dá conta da reputação de Nazaré como o “Everest do Oceano” e destaca que esta onda já foi palco de vários recordes de maior onda surfada ao longo dos anos – McNamara foi o primeiro a quebrá-lo, e hoje em dia ele pertence ao alemão Sebastien Steudtner, depois de pertencer ao brasileiro Rodrigo Koxa.

A fotografia de Tó Mané aparece lado a lado a diversas outras imagens de extrema relevância histórica, como a interação de Nelson Mandela e François Pienaar após o jogo que representou união e esperança para a África do Sul, a celebração de Serena Williams depois de sua vitória contra Maria Sharapova, ou a vitória do afro-americano Jesse Owens nos Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha durante o regime nazista.

Fonte Surf Total