Recorde mundial

Lucas Chumbo entra na briga

Em busca de recorde mundial, Lucas Chumbo Chianca e Sebastian Steudtner enfrentam dia selvagem e desafiador em Nazaré, Portugal.

0

A busca pelas maiores da série em Nazaré, Portugal, tornou-se uma obsessão para alguns big riders ao redor do mundo. Surfistas brasileiros, alemães, havaianos, portugueses e de outras nacionalidades buscam superar os limites nas enormes ondas geradas pelo Canhão de Nazaré.

No último sábado, 24 de fevereiro, um time de peso desembarcou no pico português com um objetivo claro: quebrar o recorde mundial da maior onda já surfada, atualmente nas mãos do alemão Sebastian Steudtner, que encarou uma onda monumental de 26,21 metros.

Lucas Chumbo surfa uma onda mutante em Nazaré no 24 de fevereiro histórico.

De acordo com as primeiras informações, a épica sessão protagonizada por Lucas Chumbo e Steudtner ocorreu em condições desafiadoras, que podem ter alçado ambos a entrar para a história ao surfar algumas das maiores ondas já registradas.

A segurança foi primordial, com um grande planejamento envolvendo nomes como Alemão de Maresias, Will Santana, Gabriel Sampaio, Kalani Latanzi, Michelles des Buillons e Lucas Fink, que uniram esforços para posicionar a dupla nas melhores ondas.

Ian Cosenza e Eric Rebieri foram os responsáveis por rebocar Lucas Chumbo e Sebastian Steudtner, respectivamente. O resultado foi uma performance verdadeiramente digna de um recorde mundial. Embora as ondas ainda não tenham sido oficialmente medidas, é possível estimar que as séries ultrapassaram os 25 metros.

 

A legenda no Instagram de Lucas e Gigantes de Nazaré diz tudo: “Lucas Chumbo desceu uma parede de água. Ian Cosenza colocou o Chumbo nessa bomba, que levou todos que estavam no cliff à loucura. O público comemorou como se fosse gol em uma final de campeonato de futebol. Uma equipe brasileira composta por pilotos, spotters, filmmakers, second rescues, entre outros, ajudou Lucas Chumbo a entrar e sair com segurança dessa onda em condições extremamente desafiadoras.”

Já o canal Above Creators legendou sua publicação da seguinte forma:

“Em condições que estavam muito além do extremo, com ventos uivantes e ondas atingindo alturas que desafiam a imaginação, esses guerreiros surfaram o intransponível,” legendou o Above Creators no vídeo. “Sua performance não foi apenas sobre surfar; foi uma batalha contra a natureza, empurrando os limites do que é humanamente possível.”

Vamos aguardar os resultados das medições. Mas o certo é que o dia 24 de fevereiro de 2024 entrou para a história do big surf mundial.

Fontes Surfer Above Creators Barena Film e Sports