Laje da Jagua

Bancada tem crowd VIP

Além das tradicionais presenças dos Jagua Boys, convidados ilustres descobrem bancada em Jaguaruna, também conhecida como Nazaré brasileira.

0

O fenômeno El Niño vem causando grandes estragos pelo Brasil. Chuvas, ciclones e tempestades estão marcando a temporada, principalmente na região Sul do país. Apesar dos desafios da natureza contra o homem, temos também um lado favorável para a galera do surfe.

Na região entre Garopaba e Jaguaruna, a temporada de ondas está sendo marcante. Perdemos até as contas de quantos ciclones já entraram neste ano por aqui. Um deles, inesquecível. O de abril, quando as maiores ondas já vistas no Brasil foram surfadas em Jaguaruna.

Como de costume, mais um bom swell encostou em Jaguaruna na semana. A equipe dos Jagua Boys monitorou o swell e organizou mais uma expedição para a Nazaré Brasileira, a Laje da Jagua.

“A gente surfa poucas vezes no ano no pico, nos resguardamos somente para os swells grandes e para os bons, e esse, logo de início já sabia que seria um swell especial e com qualidade”, destacou Thiago Jacaré, membro da equipe.

A expedição que contou com equipe Jagua Boys e amigos, teve convites especiais para duas garotas, Michaela Fregonese, surfista profissional de ondas grandes, e que ainda não conhecia a Laje da Jagua e tinha o sonho de surfar o pico.

Outra mulher foi Yasmin Dias, que teve sua segunda caída nas poderosas ondas de Jaguaruna. Yasmin é pupila de Jacaré no big surf, vê na menina uma grande oportunidade de ser uma das representações futuras do big surf da região.

Além delas, Diogo Cabeda, de Torres (RS) e Nandinho Fernandes, de Itacoatiara (RJ), receberam convite VIP para surfar a onda pela primeira vez. Nandinho está sempre envolvido com as expedições de big surf no Rio de Janeiro.

“Neste swell vi realmente porque a galera chama a Laje da Jagua de Nazaré Brasileira, a onda tem um potencial que representa forte o título de maior onda do Brasil”, definiu Nando Fernandes após surfar a onda pela primeira vez.

O dia ficou marcado também pela primeira vez de um vereador do município na Laje. Rogemar Souza, um do vereadores mais atuantes no município de Jaguaruna, aceitou o convite e foi o primeiro membro da Câmara Municipal a conhecer as poderosas ondas de Jaguaruna.

“Fiquei chocado e adrenalizado ao ver de perto o potencial que essa onda tem para o turismo em nosso estado, afirmou Rogemar.

O swell nos gráficos não era dos maiores. Media 2,6 metros, 12 segundos de intervalo e com ondulação de leste/sudeste. As ondas no pico variavam muito. Séries de 10 a 12 pés foram surfadas durante a parte da manhã. No inicio da tarde, uma série gigante surpreendeu a todos. O protagonista foi Nando Fernandes, sendo presenteado com uma série gigante. Relatos alegam 25 pés no mínimo pra onda que Nandinho surfou, com certeza a onda do dia.

Michaela Fregonese também teve estreia marcante. Representou, surfou boas ondas e tomou o caldo do dia que arrancou uivos da galera no canal.

A galera curtiu altas ondas, muita vibe e desfrutou de mais um dia de big surf em águas catarinenses. A equipe de captação de imagens Renato Tinoco, Luis Reis e Bred Oliveira estava presente e garantiu todo material do dia no pico.

A expedição teve apoio da Surfland, Braza Bank, Auto Escola Líder Real, Rogemar Souza, RG Sul Construções, Tac Telecom, Estrutural Concretos, Jovane Perdona, Protetor Suntech,
Expedição equipe Jagua Boys com Big Waves Brasil.