Kai Lenny

Jaws e Mavericks em 24h

Em 24 horas havaiano Kai Lenny surfa mesma ondulação em Jaws, no Havaí, e Mavericks, na Costa Oeste dos Estados Unidos.

0

No final do mês de dezembro de 2023, uma das maiores ondulações já registradas no Hemisfério Norte atingiu a Califórnia. Impulsionada pelo poderoso sistema El Niño, antes de alcançar a Costa Oeste dos Estados Unidos, essa colossal ondulação passou pela casa do waterman havaiano Kai Lenny, em Maui, no Havaí. Lenny se planejou e surfou a mesma ondulação – Jaws e Mavs – em 24h.

“A ondulação que atingiu a Califórnia primeiro passou por Jaws, em Maui. Primeiro, surfamos remando em Jaws antes de pegar um voo para Mavericks na Califórnia para imediatamente surfar o maior e mais indomável Mavericks que já vi. Voltamos inteiros!”, relata o waterman sobre a experiência única.

A logística para pegar o swell em dois lugares em tão pouco tempo foi intensa. Após pegar morras em Maui, ele seguiu a ondulação por 2.500 milhas (cerca de 4.000 Km) até a Califórnia para surfar exatamente a mesma ondulação, dois ambientes muito diferentes: um tropical, outro gélido.

Em relação à perseguição noturna do swell no Pacífico, ele disse:

“Você pode perseguir uma ondulação através do Pacífico. O voo noturno é um voo horrível. Mas ele te leva para onde você quer estar. Você pode surfar Jaws o dia todo, voltar, se reorganizar, pegar um voo às 22h45, chegar aqui às 6h30, e estar na água em Mavericks em algumas horas. Não é para os fracos de coração. Mas é possível fazer.” Concordamos.

NR: Em meados  dos anos 2000, Carlos Burle e Eraldo Gueiros já fizeram a mesma manobra em busca das maiores da série.

Fonte Kai Lenny