África do Sul

O dia do Calabouço

Localizada na ponta sul da África, Dungeons é, de acordo com Grant Twiggy Baker, a onda mais assustadora e desafiadora do mundo.

0


Situada aos pés do Sentinel*, na ponta sul da África, Dungeons é a onda mais punk e desafiadora da África do Sul. A afirmação não é mera especulação, uma vez que nomes consagrados do big surf mundial, entre eles o local Grant Twiggy Baker, tricampeão mundial de ondas grandes e vencedor do XXL Big Wave Awards, também por três ocasiões, afirma que o lugar em sua opinião é o mais sinistro de todo o mundo.

 

O pico fica posicionado a cerca de quinhentos metros da Baía de Hout, na Cidade do Cabo e o “Calabouço” tradução de Dungeons, se caracteriza como uma onda imprevisível, altamente temperamental e estrondosa, ganhando vida nas proximidades de The Sentinel – ou Hangberg – no extremo oeste da entrada da Baía de Hout. A poderosa direita ao melhor estilo avalanche líquida, lembra seu equivalente no Hemisfério Norte, Maverick´s, na Califórnia.

 

A visão da Baía de Hout com o Sentinel ao fundo.www.mikepeel.net.m o Sentinel ao fundo.
A visão da Baía de Hout com o Sentinel ao fundo.

 

Em ‘Day of the Year at Dungeons | Inside Africa’s most terrifying big wave break’, último vídeo publicado pelo canal sul-africano Now Now Media, o Calabouço aparece mostrando todo seu potencial, com ondas enormes e assustadoras. A legenda diz:

 

“Localizada aos pés do Sentinel, na ponta sul da África, Dungeons é, sem dúvida, o ponto de ondas grandes mais assustador e desafiador do mundo, de acordo com Grant Twiggy Baker, tricampeão mundial de ondas grandes e vencedor do XXL Big Wave Award por três vezes. TURN & GO leva você para o line-up e desvenda os segredos desse ponto mítico de surfe, destacando sessões marcantes de 2023. Ao longo do caminho, obtemos uma visão franca da motivação do campeão mundial para continuar enfrentando as maiores ondas do planeta”.

 

(Abaixo Carlos Burle em Dungeons)

 

 

*O Sentinel ou Hangberg é um pico que marca o extremo oeste da entrada da Baía de Hout, na África do Sul. Possui um penhasco íngreme que se projeta em direção ao mar, e uma trilha costeira é acessível durante a maré baixa. Está adjacente ao Porto da Baía de Hout e ao assentamento de Hangberg, além do pico mais alto de Karbonkelberg. Pouco offshore, ao sul, encontra-se uma colônia de focas-do-cabo conhecida como Ilha das Focas e um ponto de surfe de ondas grandes conhecido como “Dungeons”, que sediou a competição Red Bull Big Wave Africa.

 

Fonte  Red Bull BWANow Now Media