Arno Phillipi

Da serra às montanhas d’água

Criador de búfalos na serra catarinense, Arno Phillip, 63 anos, surfa pela primeira as montanhas d'água de Nazaré, Portugal.

0

Arno Phillipi, aos 63 anos de idade, é um dos mais atirados na Laje da Jagua, Jaguaruna (SC), e sua recente viagem para Nazaré, Portugal, não passou desapercebida pelo cinegrafista Diego Balestro.

Entre sua criação de búfalos em Urubici, na serra catarinense, às ondas grandes em Jaguaruna e seus filhos na praia da Guarda, Palhoça, Arno parece viver um dos melhores momentos de sua vida.

Nem só de surfe vive um surfista. A paixão, muitas das vezes, pode ser dividida e bem sucedida. Surfando desde os 17 anos de idade, Arno Phillipi corteja duas paixões que parecem inviáveis, mas não para ele. No refúgio do Campos dos Padres, entre Bom Retiro – sua cidade natal – e Urubici, na serra catarinense, a criação de búfalos salta os olhos nas fotos das suas redes sociais. Mesmo neste trabalho árduo, Arno consegue tempo para dedicar a segunda paixão que é o surfe.

Arno sempre cultuou o free surf, nunca competiu. Ainda novo, foi estudar em Florianópolis, onde conheceu o esporte. “Sou serrano, tenho uma ligação da montanha com o mar. A montanha onde crio búfalos, um dos pontos mais altos do estado, o Campo dos Padres, e o mar, onde eu encontro as montanhas d’água. Hoje moro na Praia da Guarda do Embaú. Tenho 4 filhos, todos envolvidos com o surfe”, fala Arno Phillipi.

Arno frequenta a Laje da Jagua desde o falecimento do descobridor do pico, Zeca Schaefer. Phillipi descobriu sua vocação para ondas grandes cedo, e de lá pra cá é um dos integrantes do Jagua Boy’s. “Sempre gostei de ondas grandes, descobri o town in com Luisfer, no Peru, depois com o João Capilé, o que me possibilitou pegar muito mais onda e maiores. Já estou bastante tempo em cima da máquina”, relata.

Arno já viajou para o México, Peru, Chile, mas nunca foi para o Havaí ou outro pico. “Resolvi ir conhecer Nazaré, aproveitar que já estou no finzinho, daqui a pouco não dá mais, e deu certo. Eu frequentoa Laje há uns 15 anos, desde quando o Zeca e o Rodrigo abriram lá, em seguida eu encostei e, sempre que posso, pego com a turma. E é um grande treino para Nazaré, que é um onda bem diferente, muito forte e com muita velocidade”, explica.

Após tanta dedicação nas ondas grandes na América do Sul, principalmente a Laje da Jagua, onde alguns treinam para surfar na atual meca do big surf, Nazaré, Arno Phillipi decidiu conhecê-la. Antes, uma rápida passada para visitar o amigo Diego Balestro.

Diego, é gaúcho de Porto Alegre, e em 2012 começou a fazer filmagens aquáticas de surfe com câmeras GoPro. “Desde 2003, quando fui apresentando ao tio Arno na Guarda, que já fazia town in, eu o conhecia sem ele me conhecer. Um dia ele me convidou pra ir na Laje, me apresentou para galera e a gente estabeleceu um tipo de filmagem na água. O Filmei nadando na Laje e começaram a abrir as portas pra mim”, comenta Diego Balestro.

Depois, Diego se jogou pelo mundo, já tem trabalhos de vídeos em Teahupoo, Nazaré e Irlanda. “O tio Arno veio abrindo as portas para mim. Há alguns anos venho viajando atrás destas ondas pelo mundo. Então, chegou a hora de convidá-lo a vir para cá. Nos encontramos em Lisboa e passamos um mês viajando. Essa trip com o tio Arno foi a melhor que já fiz até hoje e o resultado está no vídeo”, finaliza Diego.

Veja mais vídeos no canal de Diego Balestro.