WSL Big Wave

Aberta a temporada de ondas grandes

Jaws, no Havaí, e Nazaré, em Portugal, são os palcos das etapas do WSL Big Wave programadas para a temporada 2022/2023 de ondas grandes.

0
Billy Kemper conhece como poucos a onda de Jaws.

A temporada 2022/2023 do World Surf League (WSL) Big Wave está aberta, com o período de espera indo até o dia 31 de março de 2023. Estão programados dois eventos, o Jaws Big Wave Challenge em Pe´ahi, na ilha de Maui, Havaí, e o Nazaré Tow Surfing Challenge na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

Com a janela de espera aberta oficialmente no dia 15 de novembro, os melhores surfistas de ondas grandes do mundo, já ficam de prontidão para serem convocados a qualquer momento, para viajar para um dos dois eventos. Sete surfistas do Brasil estão entre os convidados para competir no WSL Big Wave 2022/2023, Lucas Chianca, Pedro Scooby, Rodrigo Koxa, Maya Gabeira, Michelle des Boulloins, Michaela Fregonese e Raquel Reckert.

A equipe de Circuitos e Competições da WSL, já está monitorando de perto os swells (ondulações) com as condições necessárias para rolar o Jaws Big Wave Challenge e o Nazaré Tow Surfing Challenge. Eles poderão acontecer quando as ondas atingirem um mínimo de 25 pés de altura. Outras condições, como vento e maré, também são avaliadas na decisão para realizar as competições.

Lucas Chianca representa o Brasil no circuito mundial de ondas grandes.

Se um grande swell seguir em direção da ilha de Maui, ou de Nazaré, com boas condições climáticas, a equipe de Circuitos e Competições da WSL anunciará um “Big Wave Yellow Alert”, até 72 horas antes do dia potencial para rolar o evento. Se as condições das ondas e do tempo continuarem favoráveis, será emitido o “Big Wave Green Alert”, confirmando sinal verde para a competição. Os fãs, então, poderão se preparar para ver os surfistas ultrapassarem os limites nas ondas gigantes nas próximas 24 horas.

Nazaré e Pe´ahi, também conhecida por Jaws, são duas das ondas mais famosas e respeitadas na comunidade do Big Wave. Cada lugar é um campo de provas perfeito para as modalidades tow-in (auxílio do jet-ski) e paddle-in (surfe na remada), respectivamente, onde já foram registrados recordes mundiais para as maiores ondas já surfadas da história.

Michaela Fregonese ganha vaga na etapa de Jaws.

No Jaws Big Wave Challenge, os surfistas têm que usar a força dos braços nas remadas para entrar nas ondas do famoso pico de Pe´ahi, na ilha de Maui, no Havaí. Devido a sua potência e velocidade, Jaws é referência quando se trata de surfar ondas gigantes, sendo consideradas como uma das mais perfeitas do planeta para o Big Wave.

No Nazaré Tow Surfing Challenge, os surfistas têm o auxílio do jet-ski para dropar as ondas gigantes da Praia do Norte. Esta competição é disputada por duplas, com os dois tendo que mostrar habilidade para surfar e para pilotar o jet-ski da equipe. Nazaré possui uma das maiores ondas do mundo e é onde foram escritos os atuais recordes no Big Wave World Records.

Poucos homens e mulheres com muita coragem, dedicam suas vidas na busca por grandes ondulações para surfar em condições extremas. Eles ficam o ano inteiro treinando fisicamente e mentalmente, para estarem preparados para esses eventos de ondas gigantes. Este é o momento deles, de mostrar ao mundo suas capacidades de elevar ainda mais o nível do surfe em ondas grandes.

Raquel Heckert também representa o Brasil na prova de Jaws.

Formato do Jaws Big Wave Challenge – O Jaws Big Wave Challenge é uma competição individual, com os surfistas pegando as ondas na remada, sem auxílio do jet-ski. Na categoria masculina, 24 competidores são divididos em quatro baterias de seis surfistas na primeira fase. Os três que conseguirem as maiores pontuações, avançam para as semifinais e os três melhores de cada bateria vão disputar o título na grande final. A categoria feminina já começa com as 12 participantes nas semifinais e as três melhores em cada bateria avançam para a final.

A novidade é que pela primeira vez será utilizado o sistema de prioridade em Jaws, para indicar a sequência de quem escolherá a próxima onda para surfar. O sistema de prioridade foi muito requisitado pelos surfistas e será bom em Jaws, porque ficará mais organizado e aumenta a segurança dentro d´água nas condições extremas do mar. As baterias são geralmente de 45 minutos e os surfistas podem pegar quantas ondas quiserem, respeitando a prioridade, com cinco juízes dando notas em uma escala de 1 a 10. As duas melhores ondas de cada competidor são computadas no resultado e a maior nota tem sua pontuação dobrada.

Convidados do Jaws Big Wave Challenge

1 – Billy Kemper (HAV)
2 – Ian Walsh (HAV)
3 – Nathan Florence (HAV)
4 – Kai Lenny (HAV)
5 – Makua Rothman (HAV)
6 – Lucas Chianca (BRA)
7 – Russell Bierke (AUS)
8 – Nic von Rupp (PRT)
9 – Eli Olson (HAV)
10 – Torrey Meister (HAV)
11 – Koa Rothman (HAV)
12 – Nic Lamb (EUA)
13 – Grant Baker (AFR)
14 – Jamie Mitchell (AUS)
15 – Albee Layer (HAV)
16 – Tyler Larronde (HAV)
17 – Jojo Roper (EUA)
18 – Ty Simpson-Kane (HAV)
19 – Matt Bromley (AFR)
20 – Francisco Porcella (ITA)
21 – Trevor Carlson (HAV)
22- Tom Lowe (ING)
23 – Aaron Gold (HAV)
24 – Greg Long (EUA)

Categoria Feminina

1 – Paige Alms (HAV)
2 – Felicity Palmateer (AUS)
3 – Annie Reickert (HAV)
4 – Keala Kennelly (HAV)
5 – Emily Erickson (HAV)
6 – Michaela Fregonese (BRA)
7 – Bianca Valenti (EUA)
8 – Skylar Lickle (HAV)
9 – Justine Dupont (FRA)
10 – Raquel Heckert (BRA)
11 – Laura Enever (AUS)
12 – Izzy Gomez (COL)

Pedro Scooby está escalado para a prova de Nazaré.

Formato do Nazaré Tow Surfing Challenge – O Nazaré Tow Surfing Challenge é uma competição disputada por nove duplas e será realizada em um único dia. As equipes são divididas em três grupos com três duplas em cada. O evento terá um total de seis baterias de 40 minutos, duas em cada um dos três grupos, com cada equipe se alternando entre surfar e pilotar o jet-ski.

Depois de disputar as duas baterias, cada competidor vai computar as duas melhores ondas surfadas, com a maior nota tendo sua pontuação dobrada. A pontuação máxima individual de um surfista será de 30 pontos, pois cada onda é pontuada de 1 a 10. Os surfistas serão premiados em várias categorias no final do dia da competição.

Convidados do Nazaré Tow Surfing Challenge

Time 1: Lucas Chianca (BRA) e Kai Lenny (HAW)
Time 2: Nic Von Rupp (PRT) e Pedro Scooby (BRA)
Time 3: Andrew Cotton (ING) e Will Skudin (EUA)
Time 4: Rodrigo Koxa (BRA) e Kealii Mamala (HAV)
Time 5: João de Macedo (PRT) e Antônio Silva (PRT)
Time 6: Sebastian Steudtner (ALE) e Daniel Goldberg (EUA)
Time 7: Maya Gabeira (BRA) e Pierre Rollet (FRA)
Time 8: Michelle des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (PRT)
Time 9: Justine Dupont (FRA) e Éric Rebière (FRA)

Times Alternates

Rafael Tapia (CHL) e Jamie Mitchell (AUS)
António Laureano (PRT) e Pierrot Caley (FRA)
Axier Muniain (ING) e Francisco Porcella (ITA)