Jaws e Nazaré

Temporada de ondas gigantes

World Surf League (WSL) anuncia que temporada de Ondas Gigantes da Liga 2023/2024 está oficialmente aberta.

0
Jaws Big Wave Championships 2019, Pe’ahi, Maui

A temporada contará com eventos em dois locais icônicos: o Desafio Tudor Nazaré de Ondas Gigantes em Nazaré, Portugal, e o Desafio Tudor Jaws de Ondas Gigantes em Peʻahi, Maui, Havaí. O período de espera para realizar a competição em Nazaré começou na última segunda-feira (6), e em Peʻahi, começa em 10 de novembro. Ambos os eventos encerram o período de espera em 31 de março de 2024.

A Equipe de Competição e Turnês da WSL monitorará de perto as ondulações e as condições necessárias para realizar esses eventos e chamará a competição quando as condições estiverem adequadas. Os melhores surfistas de ondas gigantes devem estar prontos para entrar em ação a qualquer momento, viajando para um dos dois locais escolhidos para os desafios.

Ian Walsh Jaws está na lista de convidados. Na foto ele pega um tubão em Jaws.

A WSL buscará ondas consistentes, com um mínimo de 25 pés de face da durante toda a competição. Outras condições, como vento, maré e neblina, serão avaliadas na decisão de realizar as competições. Se uma grande ondulação se dirigir para o local da competição com condições meteorológicas favoráveis, a equipe de competição e turnês da WSL emitirá um provável alerta amarelo “Ondas Gigantes” até 72 horas antes da data potencial de realização do evento. Se as condições continuarem favoráveis, será emitido o alerta verde “Ondas Gigantes”, significando que a competição está confirmada, e os fãs podem se preparar para assistir aos surfistas ultrapassando os limites do que é possível nas 24 horas seguintes.

A havaiana Page Alms venceu a edição de 2019 do evento.WSL/Miers.
A havaiana Page Alms venceu a edição de 2019 do evento.

O Desafio Tudor Jaws de Ondas Gigantes terá como categoria principal o surfe na remada em Jaws, Maui, Havaí. Devido à sua potência, velocidade e capacidade de ser uma das ondas gigantes mais perfeitas do planeta, Peʻahi é o local padrão quando se trata de surfe em ondas gigantes.

Sobre a atual situação de Maui

Reconhecendo os devastadores incêndios florestais em Maui, a WSL continua trabalhando com surfistas locais, líderes cívicos e comunitários para garantir que este evento beneficie diretamente a população e a economia de Maui, sendo uma fonte de apoio e revitalização comunitária ao longo do extenso caminho para a recuperação.

Assim como em todas as competições de Ondas Gigantes realizadas em Peʻahi desde o início do evento, devido a preocupações com a segurança e o meio ambiente, não há local disponível para assistir presencialmente ao Desafio Tudor Jaws de Ondas Gigantes. Não haverá estacionamento disponível para não residentes em nenhum dos lados da Hana Highway, em qualquer lugar próximo ao local do evento no dia da competição. Toda a ação do evento será transmitida ao vivo, e os fãs são incentivados a sintonizar na transmissão ao vivo ou apoiar os negócios locais que transmitirão o evento ao vivo.

Os recentes incêndios devastaram Lahaina, em Maui, Havaí.

Sobre o Formato e os Convidados

O Desafio Tudor Jaws de Ondas Gigantes apresentará o surfe de remada em um formato de competição individual. Na divisão masculina, 24 competidores são divididos em quatro baterias de seis surfistas para a primeira rodada. Os três surfistas com as pontuações mais altas avançam para as Semifinais, que ocorrem no mesmo formato, e os três primeiros surfistas das semifinais avançam para a Final.

A divisão feminina segue um formato semelhante, com 12 competidoras participando de duas Semifinais de seis surfistas, em que as três primeiras surfistas de cada bateria avançam para a Final. Nesta temporada será a primeira vez que a prioridade de seis surfistas entrará em jogo em uma competição de ondas gigantes.

A prioridade é o sistema que controla quem tem a primeira opção de pegar uma onda. O sistema de prioridade foi solicitado pelos surfistas e é benéfico para Peʻahi, pois cria organização e adiciona segurança na formação em ondulações massivas.

Jaws Challenge 2018, Pe´ahi, Havaí

As baterias geralmente têm 45 minutos, e os surfistas podem pegar quantas ondas desejarem, respeitando a prioridade, com um painel de cinco juízes pontuando cada onda em uma escala de 1 a 10. As duas melhores ondas de cada competidor são contadas, com a pontuação da melhor onda sendo duplicada.

Listas confirmadas de competidores e sorteios de baterias serão compartilhados mais perto do evento, à medida em que os atletas confirmam a participação.

Sobre o evento de Jaws

Lista de convidados masculino:

1 – Billy Kemper (HAW)
2 – Ian Walsh (HAW)
3 – Nathan Florence (HAW)
4 – Kai Lenny (HAW)
5 – Makuakai Rothman (HAW)
6 – Lucas Chianca (BRA)
7 – Russell Bierke (AUS)
8 – Nic von Rupp (PRT)
9 – Eli Olson (HAW)
10 – Torrey Meister (HAW)
11 – Koa Rothman (HAW)
12 – Nic Lamb (USA)
13 – Grant Baker (RSA)
14 – Jamie Mitchell (AUS)
15 – Albee Layer (HAW)
16 – Tyler Larronde (HAW)
17 – Jojo Roper (USA)
18 – Ty Simpson-Kane (HAW)
19 – Matthew Bromley (RSA)
20 – Francisco Porcella (ITA)
21 – Trevor Carlson (HAW)
22- Tom Lowe (GBR)
23 – Aaron Gold (HAW)
24 – Greg Long (USA)

Lista de convidados feminino:

1 – Paige Alms (HAW)
2 – Felicity Palmateer (AUS)
3 – Annie Reickert (HAW)
4 – Keala Kennelly (HAW)
5 – Emily Erickson (HAW)
6 – Michaela Fregonese (BRA)
7 – Bianca Valenti (USA)
8 – Skylar Lickle (HAW)
9 – Justine Dupont (FRA)
10 – Raquel Heckert (BRA)
11 – Laura Enever (AUS)
12 – Izzi Gomez (COL)

Nic Von Rup durante o Nazaré Tow Surfing Challenge 2021, Praia do Norte, Nazaré, Portugal

Sobre o evento na Praia do Norte em Nazaré, Portugal.

O Tudor Nazaré Big Wave Challenge irá destacar o melhor do surfe em ondas gigantes no tow in. Nesta competição, os competidores trabalharão em equipes, utilizando jet skis para surfar as maiores ondas possíveis na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

Sobre o Formato e os Convidados

O Tudor Nazaré Big Wave Challenge será um evento especial de um dia com tow in em equipes. Haverá nove equipes, cada uma composta por dois competidores. As equipes serão divididas em três grupos, com três equipes em cada grupo. A competição terá um total de seis baterias de 40 minutos, nas quais cada grupo participará de duas baterias, com cada equipe alternando entre surfar e dirigir o jet ski da equipe.

As duas melhores ondas de um surfista após surfar ambas as baterias contarão para uma pontuação total individual, sendo que a melhor onda contará em dobro. No total, a pontuação máxima individual de um surfista será de 30 pontos, já que cada onda é pontuada de 1 a 10 pontos. Os surfistas serão premiados em várias categorias ao final do dia de competição.

Maya Gabeira, Praia do Norte, Nazaré, Portugal.Rafael Elias / Surftotal
Maya Gabeira, Praia do Norte, Nazaré, Portugal.

Listas confirmadas de competidores e sorteios de baterias serão compartilhados mais perto do evento, à medida que os atletas confirmam a participação.

Convidados do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge:
Equipe 1: Lucas Chianca (BRA) e Kai Lenny (HAW)
Equipe 2: Nic von Rupp (PRT) e Pedro Scooby (BRA)
Equipe 3: Andrew Cotton (GBR) e Will Skudin (USA)
Equipe 4: Rodrigo Koxa (BRA) e Kealii Mamala (HAW)
Equipe 5: João De Macedo (PRT) e Antonio Silva (PRT)
Equipe 6: Sebastian Steudtner (DEU) e Daniel Goldberg (HAW)
Equipe 7: Maya Gabeira (BRA) e Pierre Rollet (FRA)
Equipe 8: Michelle des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (PRT)
Equipe 9: Justine Dupont (FRA) e Eric Rebiere (FRA)

Pedro Scooby, Nazaré, Portugal.Reprodução
Pedro Scooby, Nazaré, Portugal.

Equipes alternativas:

Rafael Tapia (CHL) e Jamie Mitchell (AUS)
Tony Laureano (PRT) e Pierre Caley (FRA)
Benjamin Sanchis (FRA) e Jerome Sahyoun (MAR)

Para assistir ao vivo –  O Tudor Nazaré Big Wave Challenge tem um período de espera de 6 de novembro de 2023 a 31 de março de 2024. O Tudor Jaws Big Wave Challenge tem um período de espera de 10 de novembro de 2023 a 31 de março de 2024.

As competições serão transmitidas ao vivo na Red Bull TV e WorldSurfLeague.com.

Fonte WSL