Surfland Big Waves

Por dentro dos critérios

Jordão Bailo Jr. e Douglas Nemes esclarecem os critérios de julgamento do Prêmio Surfland Big Waves Brasil.

0
Rafael Aguiar, o Monkey, é um dos concorrentes ao Prêmio na categoria Maior Onda Dropada.Francisco Furtado
Rafael Aguiar, o Monkey, é um dos concorrentes ao Prêmio na categoria Maior Onda Dropada.

O Prêmio Surfland Big Waves Brasil / Mormaii distribuirá R$ 30 mil em dinheiro, além de produtos e serviços, para as melhores ondas surfadas na remada (dentro do território catarinense) nas categorias: Maior Onda Dropada (foto) e Melhor Performance em Onda Grande (vídeo). A disputa acontece no formato interativo e a janela de espera vai até o dia 18 de junho de 2021.

Para julgar as imagens enviadas, a comissão organizadora do Prêmio formou duas bancas julgadoras, que darão notas de 0 a 10 para cada um dos 16 finalistas de cada categoria. Estas 16 ondas cada categoria serão pré-selecionadas pelas bancas e pelo público, que pode votar nas suas ondas preferidas ao longo da janela de captação de imagens através do site Surfland Big Waves Brasil.

Para explicar melhor como serão os critérios de julgamento, conversamos com dois grandes especialistas em bancas julgadoras: o oceanógrafo PhD Douglas Nemes e o experiente árbitro de surfe Jordão Bailo Júnior.

Jordão Bailo Júnior – Melhor Performance em Onda Grande

Como funcionam os critérios de julgamento utilizados nos campeonatos de surfe de ondas grandes para a determinação técnica de Melhor Performance? E quais dicas você poderia dar aos atletas que estão em busca do prêmio desta categoria?

O julgamento dos campeonatos de ondas grandes seguem parâmetros específicos criados especialmente para a categoria. Para isso, foi estabelecido um critério que premia os surfistas que surfarem as maiores ondas; se posicionarem nas zonas de take off mais críticas e profundas; surfarem essas ondas com o maior controle e compromisso; e com o melhor desempenho geral*.

Coloquei um asterisco no último item porque ele compreende uma variada gama de aspectos que podem influenciar nesse quesito do critério. A evolução do big surf tem sido tão grande que, manobras antes consideradas muito difíceis, ou impossíveis de serem realizadas em ondas gigantes, com pranchas guns de mais de 10 pés, hoje estão sendo tentadas pelos melhores big riders.

Porém, lembrando de que apenas um drop, se for humanamente insano na onda mais insana possível, poderá ter a maior nota de um evento de ondas grandes. Esse sistema tem sido utilizado há mais de década e tem sido muito bem sucedido na opinião de seu criador, Gary Linden.

Douglas Nemes – Maior Onda Dropada

Como serão os critérios de julgamento para a determinação técnica na categoria de Maior Onda Dropada?

O critério é o maior valor da altura de quebra da onda, ou seja, a distância entre a base e o lip da onda. Será o vencedor aquele com o maior valor de altura de quebra da onda, sem contar o desvio padrão (o qual tem valor positivo e negativo).

Caso haja empate entre duas ou mais ondas, utilizaremos o desvio padrão positivo para determinar o vencedor. Todas as imagens que não possam ser identificados o lip, base e surfista, serão desclassificadas.

Qual é o grau de precisão e qual é a probabilidade de empate técnico na sua análise técnica?

A acurácia e precisão estão diretamente proporcionais às seguintes referências: qualidade das imagens, resolução da câmara do fotógrafo e ângulo da foto. Estes parâmetros determinam a precisão da decomposição da imagem em unidades de medida; referência da altura do surfista. Isto é fundamental para a decomposição angular da altura de posicionamento do surfista na prancha no instante da foto. Técnica de trigonometria, integral e matemática.

Fazer o cálculo da altura de quebra da onda demanda muita técnica, experiência e responsabilidade. Para chegar no valor mais próximo do real é preciso desenvolver o mesmo modelo de cálculo para todas as ondas surfadas, calibrar e validar todas as medições. É um trabalho minucioso e detalhista que requer tempo e paciência. Desse modo, aumenta-se a precisão na estimativa do valor real da onda. Com todas aquelas referências iniciais de ótima qualidade, teremos acurácia nos valores obtidos.

A probabilidade de empate existe quando os surfistas estão no mesmo dia e no mesmo pico de surfe. Isto porque as séries de ondas grandes são muito semelhantes. Mas há critério específico para o desempate.

Live no Instagram da Big Waves Brasil

Para explicar mais sobre o assunto, será realizada uma live no Instagram @bigwavesbrasil, no dia 28 de outubro, às 20:30 horas (de Brasília). No encontro, os atletas poderão ouvir um bate-papo entre estes dois profissionais e esclarecer as dúvidas.

O Prêmio Surfland Big Waves Brasil é apresentado pela Mormaii. Co-patrocínio: Dado Bier. Apoio: banco Remessa On Line, Apneia Surf Brasil, Hennek Surfboards, Session Store, Cigana’s House, Baiuka Pousada e Restaurante, Açaí Barbacuá, Waves, Index Krown, Protetor Solar Sun Tech e Advogada Flavia Correa Vieira. Realização: Atow-Inj, Big Waves Brasil e Swell Eventos. Homologação e Supervisão: Fecasurf.