Competição em Santander

Sinal verde para Vaca Gigante

Torneio para surfistas de ondas grandes em Santander, La Vaca Gigante, emite sinal verde para big riders. Lucas Chumbo está na lista de convidados.

0

 

A 10ª edição do La Vaca Gigante está confirmada para acontecer em Santander, Espanha. A organização emitiu o alerta de sinal verde para a competição de ondas gigantes, que ocorrerá nesta quarta-feira, 21 de fevereiro. As disputas serão realizadas na área de Las Canteras de Cueto e contam com renomados big riders, entre eles o brasileiro Lucas Chumbo Chianca.

O alerta foi confirmado graças à chegada de um forte swell acompanhado por ventos oriundos do sul da região e que podem gerar ondas realmente grandes, acima dos 6 a 8 metros, com períodos próximos a 20 segundos.

Cartaz Vaca Gigante Verde.

O formato do campeonato continua sendo por convite e, desta vez, reúne nove surfistas locais da Cantábria e que se unem a nove de outras partes do mundo. Todos eles competem pelo prêmio de  €10 mil (R$ 53 mil). Os competidores são acompanhados por uma equipe de segurança aquática (10 jet skis, barco hospital etc) e terrestre (salva-vidas, ambulância etc).

Uma das grandes novidades desta edição é que o evento poderá ser acompanhado ao vivo pela Internet.  O La Vaca Gigante está previsto para começar por volta do meio-dia (horário local) se estendendo até às 18h.

Confira o resumo da edição 2022/2023

Participam do campeonato o californiano Nic Lamb, o surfista das Ilhas Canárias, Yeray García e o balear Joan Mercadal  (Ilhas Baleares ficam no mar Mediterrâneo. Mallorca é a maior ilha). Também estará presente o local vencedor anterior do evento, Fernando Nano Riego, e Juan Díaz Terán, outro surfista de Cantábria.

O Brasil será representado pelo nosso casca grossa, Lucas ‘Chumbo’ Chianca, vencedor da última edição Tow-in Surf World Cup em Nazaré. A Vaca Gigante também conta com a presença de três mulheres: Shannon Marie, Katie Katie McConnell, ambas dos Estados Unidos, e Laura Coviella, das Ilhas Canárias.

Onde fica a Cantábria?  Região autônoma na costa norte da Espanha. Santander, a capital, é uma cidade portuária no Golfo da Biscaia conhecida pela longa e curva praia El Sardinero e pelo farol de Cabo Mayor. Na floresta da Cordilheira Cantábrica, o Parque Nacional dos Picos de Europa tem trilhas para caminhada e áreas de esqui.

Fonte Obsession A 2  

Leia mais 

Janela aberta em Santander