Big Wave Challenge Awards

Dupont e N. Florence levam prêmio

Big Wave Challenge Awards premia francesa Justine Dupont e havaiano Nathan Florence como melhores big riders do ano, com cerimônia realizada em Nazaré, Portugal.

0

A francesa Justine Dupont e o havaiano Nathan Florence foram os grandes vencedores da cerimônia de premiação do New Big Wave Challenge Award em Nazaré, Portugal, no último sábado (28). Com a união dos atletas de ondas grandes mais talentosos do mundo presentes para a celebração do big wave, Dupont e Florence foram eleitos os Surfistas do Ano.

A dupla também levou para casa o prêmio de Onda do Ano. No início de 2023, Dupont enfrentou o que pode ser a maior onda já surfada por uma mulher no Cortes Bank, na costa da Califórnia, enquanto Florence de alguma forma sobreviveu a uma craca gigante de Mullaghmore Head, na Irlanda.

Big riders de todo o mundo estiveram representados na premiação. Na categoria Maior Onda, houve empate entre a onda de Nic Von Rupp em Nazaré e a onda de Shaun Walsh em Jaws. Enquanto isso, levaram para casa os prêmios na categoria Remada Chacha Ilbarra, de Punta Lobos, Chile, e Laura Enever, de Outer Reef, no Havaí.

Completando a premiação, Danny Griffiths ganhou a Vaca do Ano por sua queda em Shipsterns Bluff. O australiano Ned Hart recebeu honras de Jovem Puxador, enquanto o shaper e pioneiro Gary Linden e o prefeito de Nazaré, Walter Chicharro, também foram homenageados pelas respectivas contribuições.

Após um hiato de três anos, graças à visão do criador do evento Bill Sharp, mais uma vez a comunidade das ondas grandes tem um motivo para se reunir e celebrar todas as suas conquistas nos últimos 360 dias.

“O surfe de ondas grandes tem mais uma vez a plataforma onde os surfistas, as equipes e os fãs podem se unir para acompanhar o que de melhor o esporte tem a oferecer”, fala Sharp. “Estou muito feliz com a forma como esta primeira edição aconteceu e como os surfistas se uniram. Este é apenas o começo de algo incrível. E agora que os primeiros prêmios estão disponíveis, podemos voltar a isso com o ciclo de eventos de 2023-24 em andamento e o El Niño que deverá produzir um inverno épico”.

Resultados

Surfista do Ano
Nathan Florence (Havaí)
Justine Dupont (França)

Onda do Ano
Nathan Florence em Mullaghmore Head, Irlanda. Vídeo de João Tudella
Justine Dupont no Cortes Bank. Vídeo de Johnny Decesare e Tucker Wooding

Remada
Chacha Ibarra em Punta Lobos, Chile. Vídeo de Oscar Fredes Rodrigues e Rodrigo Farias
Laura Enever em Outer Reef Oahu. Vídeo de Ian Grose, foto de Daniel Russo

Vaca do Ano
Danny Griffiths em Shipstern Bluff. Vídeo de Talon Clemow

Jovem Puxador
Ned Hart (Austrália)

Cinegrafista do Ano
Tim Bonython (Austrália)

Contribuições ao esporte
Big Wave Tour, Gary Linden
Prefeito de Nazaré, Walter Chicharro

Fonte Surfer

Os vídeos foram publicados no canal Big Wave Challenge.