Ilhas Reunião

A volta do surfe

Após anos de proibição por conta de diversos ataques de tubarões, Ilhas Reunião, no Oceano Índico, permite surfe com restrições severas.

0

 

A Ilhas da Reunião, localizada no oceano indico, é um pico que tem tradição no surfe mundial e inclusive já revelou importantes nomes do esporte como Jeremy Flores, ex-membro da elite mundial, campeão do Pipe Master em 2010.

 

Contudo, após uma série de ataques fatais de tubarões, o surfe praticamente cessou em grande parte de sua costa por vários anos, exceto na pequena enseada de La Jetée. La Jetée também é considerada uma das melhores ondas para manobras aéreas do mundo, e no início de 2022, a produtora africana Now fez uma trip para se reconectar com o lugar.

 

Os ataques de tubarões ainda são uma preocupação nas Ilhas Reunião, e surfar fora das áreas protegidas designadas é tecnicamente ilegal, mas não havia ocorrido um ataque em três anos na época da gravação do vídeo acima.

 

(Acima um pouco do dia-a-dia de Jeremy em casa)

 

Os cientistas não podem afirmar com certeza o motivo, mas há pesquisas importantes em andamento e o estabelecimento de áreas de surfe protegidas, como em St. Leu, tornou mais seguro entrar na água. A comunidade local de surfistas e salva-vidas fez um trabalho incrível ao se unir com os cientistas para criar patrulhas aquáticas e estabelecer uma série de protocolos para minimizar o risco de ataques o máximo possível nesses locais.

 

A Now Now Media está atualmente trabalhando em um documentário mais detalhado sobre a situação dos tubarões na Reunião, mas para surfar em St. Leu, é necessário se registrar na praia e utilizar um dispositivo de dissuasão de tubarões. Alguns surfistas ainda desafiam a proibição e surfam em outras partes da Reunião sem medidas de proteção organizadas, mas isso é tecnicamente ilegal (podendo resultar em multas) e por conta e risco dos surfistas.

 

(Acima a etapa do WCT vencida pelo então novato Mick Fanning)

 

NR: os surfistas utilizam uma espécie de repelente elétrico de tubarões que inclusive emite alguns pequenos choques quando estão surfando. Há uma pequena comunidade de brasileiros nas Ilhas Reunião, entre eles o fotógrafo e videomaker Ricardo Junji.

 

Sobre Reunião, um departamento francês situado no Oceano Índico, é uma ilha conhecida pelo interior vulcânico e florestado, pelos recifes de corais e pelas praias. Seu ponto mais famoso é o Piton de la Fournaise, um vulcão ativo, com 2.632 metros de altitude, que pode ser escalado. Piton des Neiges, um enorme vulcão extinto, e as três caldeiras vulcânicas de Reunião (anfiteatros naturais formados por vulcões que desmoronaram) também são destinos para a prática de montanhismo. (google)

 

Canais citados na matéria:

 

Now Now Media

 

Rip Curl.