Parasurf

Dijackson conquista vaga

Baiano Dijackson Santos conquista vaga no Mundial de Parasurf da ISA após vencer etapa do brasileiro em Cabedelo (PB).

0
Lucas Cruz faz bonito no Campeonato Brasileiro de Surf Adaptado.

Com a participação de cerca de 100 atletas, o Campeonato Brasileiro de Surf Adaptado (Parasurf) aconteceu no último final de semana em Cabedelo (PB) e definiu os campeões brasileiros masculino e feminino de 2023. A competição também valeu como seletiva para o Mundial da ISA 2023, em novembro.

O evento, que tem como princípio a promoção da inclusão social por meio do surfe, contou com toda infraestrutura local adaptada para garantir acessibilidade e segurança aos atletas, que disputaram diversas categorias, incluindo a estreia de novas três: Síndrome de Down, Autismo e Surdo.

Atletas baianos marcaram presença com os atletas Dijackson Santos (Ilhéus), também conhecido como Gato de Botas, e Lucas Cruz (Salvador), que conquistaram a simpatia e a torcida do público local. Mais do que isso, os atletas superaram seus limites e levaram o pódio para a Bahia.

Lucas Cruz conquistou o segundo lugar na categoria A2 e Dijackson Gato de Botas foi o grande campeão da categoria S3, conquistando a vaga na equipe brasileira que disputa o Mundial da ISA de Parasurfe, que acontece em Huntington Beach, Califórnia, entre os dias 5 e 11 de novembro.

Lucas Cruz e Dijackson Santos representam a Bahia.

Visibilidade e inclusão – Este é o segundo ano que o surfe adaptado integra o calendário de competições da CBSurf. Segundo a entidade, competições como estas potencializam e norteiam as carreiras dos atletas, que participam não mais como apresentação, mas, sim, como parte integrante da força competitiva da modalidade nacional.

Agora, a Federação Baiana de Surf (FBSurf) tem mais um desafio pela frente. É hora de buscar recursos e patrocinadores para viabilizar a participação de Dijackson Santos no Mundial da ISA Para Surfing Championship, na Califórnia.

Marcelo Barros, presidente da FBSurf, fala sobre a importância da conquista e as metas de captação de apoio e patrocínio para o Mundial.

“Até aqui, trabalhamos com o propósito de levar nossos atletas à competição e estamos muito orgulhosos da conquista de Dijackson e Lucas, e também muito gratos ao apoio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) que forneceu as passagens aos nossos atletas. Seguimos comemorando, mas já pensando nas estratégias para dar suporte a Dijackson no Mundial ISA, em novembro”, diz.